Buscar

estudo dirigido Senso Percepção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
1. Como podemos diferenciar os conhecimentos científico, do senso-comum e do religioso?
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento do senso-comum diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo; O conhecimento religioso é baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
2. Explique em linhas gerais como ocorre o processo de evolução, tal como vimos em nossas aulas.
A evolução pode ser definida como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Baseada em duas ideias principais: mudanças no ambiente e reprodução. 
3. Qual a relação que podemos estabelecer entre o pensamento cartesiano e a forma como compreendemos a relação entre percepção e realidade.
No pensamento cartesiano, acredita-se que analisamos os problemas a partir de seus elementos, ou seja, a partir dos elementos dos mais simples para os mais complexo que se relaciona com a nossa percepção da realidade. As ideias que provém apenas do corpo dizem respeito apenas às aparências das coisas, podendo ser enganosas. O que, de certa forma, contrapõe ao que acreditamos. Quando temos a percepção de algo, acreditamos que aquilo é a verdade, confiamos do que vemos, mas na visão cartesiana a percepção própria é enganosa.
4. Explique a diferenciação tradicional entre sensação e percepção.
Sensação: Alterações causadas nos receptores sensoriais devido à influência de estímulos. Os receptores produzem sinais neurais que são encaminhados ao cérebro.
Percepção: Processamento, organização e interpretação dos sinais sensoriais, levando a uma representação interna do estímulo.
5. Explique o conceito de transdução.
Processo pelo qual receptores sensoriais produzem impulsos neurais a partir de estimulação química ou física.
6. Em que consiste a adaptação sensorial?
Os sistemas sensoriais estão voltados para a detecção de mudanças. Se um estímulo for apresentado de forma continua, as respostas sensoriais a ele tendem a diminuir devido à essa adaptação ao estímulo.
7. Explique a ideia de constância perceptiva, exemplificando um caso em que ela ocorre.
É a tendência a perceber os objetos como inalterados. Um carro que está se aproximando, não o vemos mudando de tamanho. Embora a imagem do carro esteja mudando na retina, inferimos que ele está se aproximando não crescendo de tamanho.
8. O que é o limite/limiar absoluto?
 Limiar absoluto: Intensidade mínima necessária para a sensação
9. O que é o limiar de diferença (ou Diferença apenas percebida/DAP)?
A quantidade mínima de mudança no estímulo para detectarmos uma diferença. É a capacidade de detectarmos uma diferença entre dois estímulos.
10. É correto afirmarmos que a visão é o órgão que nos permite aceso a 80% das informações do mundo? Por quê?
Sim, O indivíduo constrói o mundo pelo seu corpo, por uma interação entre os estímulos do mundo e de seu aparato orgânico e, de acordo com o conceito de visuocentrismo, 80% de toda informação é recebida através da visão. Dessa forma, é através desse órgão que nossos receptores sensoriais visuais receberão mais estímulos externos do mundo, produzindo sinais que serão encaminhados ao cérebro e, posteriormente, processados, organizados e interpretados, dando origem à percepção do mundo. 
11. Quais são os tipos de receptores envolvidos na percepção visual de humanos? Quais são as células responsáveis pela visão em cores e como elas funcionam?
Os receptores envolvidos são os fotorreceptores. Os cones são responsáveis pela percepção de cores. A partir de três tipos de células são produzidas inúmeras experiências de cor. Cada experiência de cor é determinada pelo quanto de cada cone que é ativado. 
12. Quais são os dois principais mecanismos visuais pelo meio do quais temos experiências de percepção em profundidade? Como eles funcionam?
Visão binolucular e deixas moleculares de profundidade 
13. Como funciona o mecanismo de localização por meio da audição?
O mecanismo de localização existe por meio da lateralidade sonora, ou seja, é possível saber em qual direção está o estímulo devido a possibilidade do ouvido captar o som que vem de um lado com mais precisão.
Se o estímulo vem do lado direito, o som chega primeiro ao ouvido direito e depois ao esquerdo. Com isso, é possível saber de onde vem o estímulo. Essa habilidade pode ficar comprometida caso o estímulo venha detrás ou por cima da cabeça.
14. Qual seria uma importante diferença fisiológica entre a visão e o olfato?
Diferentemente da visão, que consegue notar uma série de cores ao mesmo tempo, o olfato é capaz de identificar apenas um odor de cada vez, mesmo que esse seja uma combinação de vários odores.
15. Quais são e em que consistem os princípios de organização perceptiva segundo o gestaltismo?
A organização perceptiva, a partir do Gestaltismo, consiste em algumas formas/leis:
- Boa forma ou pregnâcia: Parte do pricípio que os indivíduos estrutura sua percepção da forma mais simples possível, sem complicar a formação de uma percepção.
- Proximidade: Elementos mais próximos tendem a ser vistos como grupos e não como elementos singulares.
- Igualdade ou Semelhança: Aponta que os elementos com cores e formas parecidas, são agrupados e não são vistos como elementos singulares separadamente.
- Boa Continuidade: Se os estímulos são arranjados de maneira linear, as linhas serão interpretadas como relacionadas ao mesmo elemento.
- Closura: Tendência dos indivíduos a desconsiderar a parte inacabada de uma imagem e completá-la para que seja vista e interpretada como uma figura completa sem buracos.
- Figura e Fundo: Capacidade de identificar ou diferenciar as imagens sobrepostas. Dependendo do foco visual, é possivel identificar diferentes imagens tem planos diferentes.  
16. Segundo o gestaltismo, como podemos entender a experiência com figuras ambíguas?
Oscilação entre o que é figura e o que é fundo por meio da mudança do foco da atenção.

Continue navegando