Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Bioenergética e Metabolismo
1° Nessa aula aprendemos que Bioenergénetica é estudo quantitativo das transformações de energia que ocorrem nas células vivas e que os organismos vivos preservam a ordem interna pela captação da energia livre do ambiente nas formas de nutriente ou luz solar. E que o Metabolismo é a somatória de todas as transformações químicas que ocorrem em uma determinada célula ou organismo, assim uma série de reações catalisadas enzimaticamente, as quais constituem as VIAS METABÓLICAS.
2° A função da Mitocrondias são produzir a energia da células, através do processo de respiração celular. 
3° Não foi mostrada nenhuma imagem. 
 Especializações de Surpeficie Livres
1° Nessa aula vimos as imagens as preparações do histológica do Epididimo, Duodeno e Traquéia.
2° Ela possui varias espacializações, sendo elas: Microvilosidade, invaginações de base, desmossomos, interdigitações, cutículas, cimentos intercelulares.
3° As especializações SÃO as modificações da membrana... são elas:
Microvilosidades: são projeções da membrana com a forma de dedos de luva que possuem função absortiva.
Desmossomos: são projeções da membrana que tem a finalidade de aumentar a ligação entre as células.
Interdigitações: são projeções da membrana também em forma de dedos de luva, que se encaixam em projeções complementares na membrana adjacente
Zônulas de oclusão: ocorre entre membranas adjacentes, são regiões estreitas que servem para vedar o espaço intercelular, evitando a passagem de líquido.
OOGÊNESE 
1° Ele explicou que nos ovários, existem agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.
2° No ovario temos o cortex e a medula. 
Medula: Que é constituída por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sangüíneos, célula hilares (intersticiais). 
Cortex: rica em folículos ovarianos, corpo lúteo e células intersticiais.
3° Células Gameticas Femininas: 
As células germinativas são originadas no período embrionário, com quantidade suficiente para atender o mecanismo reprodutivo, expelindo normalmente um único gameta (ovulação) a cada ciclo menstrual.
Tubas Uterinas: 
Transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero.
4° O professor nos mostrou as imagens da tuba Uteriana e do Ovulo. 
Extração do DNA da Cebola
1° Ele nos ensinou que como fazer a extração passo a passo, ensinando até chegar a lamina e ir ao microoscopio. 
2° a separação dos ácidos nucléicos da solução e, em função de sua menor densidade em relação à água e outros componentes celulares, o DNA passa para a superfície da solução. O álcool também desidrata as moléculas de DNA, fazendo com que elas se aglutinem formando um aglomerado visível
.OVOGENÊSE E ESPERMATOGÊNESE 
1° O professor nos explicou que a Espermatogênese é formação de espermatozoides que é divi­dido em quatro períodos: o germinativo, o de cresci­mento, o de maturação e o de espermiogênese. e que Ovogêse faz a formação do óvulo, distinguem-se três períodos: o germinativo, o de crescimento e o de ma­turação.
2° Testiculos: São orgãos exteriores, que produzem espermatozoides e testosterona. 
Ovarios: Orgãos interiores que produzem oócitos II e estrogénio e progesterona. 
3° Tanto o Gametas masculinos como os femininos são formados no processo de gametogênese. A gametogênse é o processo no qual células germinativas são convertidas em gametas. Esse processo dá origem aos gametas masculinos (espermatozoides) é chamado de espermatogênese e o processo que origina os gametas femininos (oócitos) é chamado de ovogênese.