Buscar

Aurelio Martinez Flores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aurelio Martinez Flores 
Primogênito de uma família de oito filhos, Aurélio Martinez Flores nasceu na cidade de Puebla, no México, em 30 de Dezembro de 1929. A família do arquiteto vivia em um so- brado onde existia uma loja de móveis no andar térreo.Criado em uma família de fazendeiros e bacharéis em Direito, Aurélio abandonou a faculdade de medicina, exigida pelo pai, ainda no primeiro ano para seguir sua vontade de ser arquiteto.
Em 1957, conclui o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Autônoma do México.
Aurélio Martinez Flores veio ao Brasil no inicio da década de 60 para supervisionar a fabricação de móveis da Knoll pela Loja Forma. Seu objetivo inicial era permanecer três meses em São Paulo, mas atuou 55 anos no país e gerou uma importante produção arquitetônica que mescla Brasil e México em sua obra.
A Obra de Aurelio Martinez Flores e suas Caracteristicas 
Uma arquitetura “simples sem ser simplista”, de fácil entendimento, limpa, com poucos elementos, mas rica em qualidade e detalhamento,em que interior e exterior são pensados de maneira sistemática, onde a luz natural ganha papel de protagonista
Todas apresentam grandes muros, a manipulação da luz natural, a integração interior x exterior, a tendência à geometria pura e a valori zação da escada como elemento arquitetônico. 
Os grandes muros são destacados. As residências projetadas por ele são vistas desde o exterior apenas como grandes planos, em sua maioria pintados de branco, sem aberturas. As esquadrias, normalmente, são posicionadas no encontro dos planos que formam a volumetria e são voltadas para o interior do lote, visando à valorização da forma e o aumento da privacidade. O arquiteto tira partido de rasgos na cobertura para suprir necessidades de iluminação e ventilação e para utilização da luz como elemento arquitetônico.
LOJA MONTENAPOLEONE -SÃO PAULO
Localização: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1572 – Jardim Europa – São Paulo - SP.
Ano: 2002
Área Construída: 425 m²
Usos previstos: loja de móveis, estacionamento, sanitário, vestiário, copa dos funcionários e depósito/ escritório.
Contexto: Criada em 1997, a loja Montena- poleone é um dos mais renomados espaços de venda de móveis de design e dispõem peças de empresas renomadas, como Molteni, MDF, La Palma, Emmemobili, Glass, Bross, Kristalia, Andreu World, Poltrona Frau e Cassina, dos quais são dis tribuidores exclusivos, além de outros 20 fornecedores do mundo inteiro, vendendo produtos dos melhores designers brasileiros. 
A edificação encontra-se na principal avenida de comércio voltada para arquitetura e design da cidade de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, localizada no bairro Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista. Na região predominam residências de alto padrão. As edificações nessa via possuem em média dois ou três pavimentos.
 O projeto da Loja Montenapoleone é composto por dois volumes prismáticos de 11m de frente por 10m de profundidade e 7,85m de altura, estes são justapostos e estruturados por um apoio central de aproximadamente (3x3)m - as dimensões dos apoios centrais variam de acordo com o programa que recebem: escada ou elevador. O encontro destas duas caixas é marcado por rasgos no volume, na forma de dois paralelepípedos retangulares de base quadrada (2x2) m, simetricamente dispostos nas duas laterais com o objetivo de evidenciar a volumetria, assim como para a entrada de luz natural no centro da edificação.
 O projeto prevê dois núcleos para sustentação da edificação, cada um deles colocado no centro de um dos volumes superiors.Para reforçar a ideia de grandes volumes estruturais, os acessos são abertos para a face posterior do terreno, dando a impressão de uma caixa fechada e ressaltando a beleza do revestimento em mármore preto veiado (mármore Nero Marcchita. O primeiro dos volumes abriga o elevador que atende o térreo e os dois pavimentos superiores, este possui 2,75m de frente por 2,45m de profundidade; e o segundo volume abriga as escadas que dão acesso também ao subsolo. Essa caixa possui 3m de frente por 3,85m de pro- fundidade. Esta organização em pilotis permite a liberação pavimento térreo, criando uma zona aberta coberta com pé direito de 2,3m, nesta áreaconfigura-se uma área de estacionamento. O volume superior, contrariamente, tem sua face frontal completamente transparente, sendo utilizada de uma pele de vidro dividida em quatro módulos horizontais por três módulos verticais.
 Os revestimentos auxiliam no desejo do arquiteto de trabalhar esse projeto utilizando diversos con- trastes: leve x pesado, claro x escuro, aberto x fechado, simples x sofisticado, barato x caro.
A loja foi concebida de maneira a receber tanta luz natural, que em alguns momentos é possível manter a loja iluminada e com uma atmosfera adequada que possibilita destacar determina- dos produtos mesmo com a iluminação artificial desligada.
A volumetria, os rasgos, esquadrias e afastamentos foram projetados visando favorecer a entrada de luz natural. Todas as esquadrias existentes na edificação são metálicas, do tipo pele de vidro, e possuem pintura eletrostática preta no exterior e branca no interior. O sistema de fechamento dos pilotis do pavi- mento térreo é composto por quatro módulos de um painel metálico. Estes painéis ocupam toda a extensão da largura do volume suspenso, cada um deles está fixado a uma roldana e rotacionam verticalmente, ficando embutidos .Ou seja, durante o funcionamento da loja não é possível enxerga-las. O sistema é controlado eletronicamente no interior da loja.
Para finalizar a barreira entre público e privado, Flores instala um quinto módulo, este de 2,1m de largura, o qual utiliza como acesso de serviço quando a loja está fechada. Este módulo tem abertura manual, portão de abrir comum, e possui sistema de fechamento através de cadeado.
Para aumentar a segurança, quando a loja não está em horário de funcionamento, há uma porta metálica de enrolar embutida no forro de gesso do pavimento térreo que isola o acesso à escada e consequentemente as áreas internas da loja. Além disto, o elevador é desativado.
 
O porque e uma Arquitetura Silenciosa !
Em o texto “Arquiteturas Silenciosas”, Edson Mahfuz utiliza esse projeto como exemplo de “economia de meios sem resultar em escassez: a concentração da estrutura resistente em poucos
É fácil supor que a arquitetura brasileira ainda guarda importantes nomes que influenciaram fortemente a arquitetura contemporânea, mas, muitas vezes abafados pelos principais Astros.
A loja Montenapoleone comprova que Aurélio Martinez Flores trabalha com a luz como elemento compositivo arquitetônico. O arquiteto, através da iluminação, garante que as pessoas vejam o que ele quer que vejam, e que se sintam tocadas por seus projetos, por suas caixas de luz.
“...A simplicidade, a limpeza, que não é simplista, nos levam a encontrar beleza na proporção, na escala, na medida. E conseguir essa beleza na arquitetura com o material mais luxuoso do mundo, mas que está ao alcance de todos, que é grátis: a luz. As belíssimas arquiteturas de Aurélio Martinez Flores, que são como caixas cheias de luz, são assim caixas cheias de beleza”.
5 BAEZA, Alberto Campo. Uma arquitetura do mais com menos. In: Aurelio Martinez Flores: arquitetura, 2001, p.15.

Outros materiais