Buscar

SISTEMAS ELEVATÓRIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS ELEVATÓRIOS
GRUPO:
VINÍCIUS NUNES – R.A.: 02290002652
JANAÍNA FRANCISQUINO – R.A.: 02290003889
LAYANE GALVÃO – R.A.: 02290003061
CRISTIANO PEREIRA – R.A.: 02290003837
RAIANE BATISTA – R.A.: 02290003883
CLAUDEMIR BERNARDO – R.A.: 02290003763
RAUNY LUSTOSA – R.A.: 02290004705
Um sistema de elevatório é o conjunto de tubulações, acessórios, bombas e motores necessário para transportar uma certa vazão de água ou qualquer outro líquido de um reservatório (ou ponto) inferior para outro reservatório (ou ponto) superior. 
Entre as inúmeras aplicações dos sistemas elevatórios, podemos citar: captação de água em rios; extração de água em poços; adução com bombeamento; lavagem de filtros em estações de tratamento; bombas de reforço; sistema de esgoto; distribuição de água potável; piscinões; recuperação de cotas; reversão de capacidade de geração de hidrelétrica; jateamento com areia, água, concreto; máquinas de corte; injeção; etc.
PARTES COMPONENTES E ALTURA MANOMÉTRICA
Um sistema de recalque é composto, em geral, por três partes:
A)Tubulação de Sucção: Que é constituída pela canalização que liga o reservatório inferior à bomba, incluindo os acessórios necessários, como válvula de pé com crivo, registro, curvas, redução excêntrica etc.
B) Conjunto Elevatório: Que é constituído por uma ou mais bombas e respectivos motores elétricos ou a combustão interna.
C) Tubulação de Recalque: Que é constituída pela canalização que liga a bomba ao reservatório superior, incluindo registros, válvula de retenção, manômetros, curvas e, eventualmente, equipamentos para o controle dos efeitos do golpe de aríete.
A altura geométrica, hG, é o valor do desnível geométrico vertical (diferença entre a cota do nível do fluido superior e inferior), podendo ser dividida nas parcelas: 
altura de sucção, hS, e altura de recalque, hR.
A altura de sucção, hS, é a distância vertical entre o nível do fluido no reservatório inferior e o eixo da bomba. 
A altura de recalque, hR, é a distância vertical entre o eixo da bomba e o nível do fluido no reservatório superior.
Evidentemente, a bomba tem que fornecer energia para vencer o desnível geométrico, hG, e a soma das perdas de energia distribuídas e localizadas.
A altura manométrica, hman, corresponde à distância vertical mínima para que o fluido chegue ao ponto elevado, ou seja, altura geométrica, hG, acrescida das perdas de energia.
CLASSIFICAÇÃO DAS BOMBAS
As bombas são equipamentos, compostos basicamente de rotor e motor, que transferem a energia para o deslocamento do fluido.
As bombas hidráulicas são classificadas em duas categorias, tais como:
Bombas Volumétricas: são aquelas em que a movimentação do líquido é causada diretamente pela movimentação de um dispositivo mecânico da bomba,
Característica de funcionamento: transferência direta da energia mecânica cedida pela fonte motora em energia potencial (energia de pressão).
- Turbo-Bombas / Bombas Hidrodinâmicas: são aquelas em que o rotor fornece a energia ao fluido em forma de energia cinética, em consequência da rotação de uma peça interna.
- Característica de funcionamento: transferência de energia mecânica para o fluido a ser bombeado em forma de energia cinética através de palhetas e impulsores que giram no interior de uma carcaça estanque, jogando líquido do centro para a periferia do conjunto girante.
CURVAS CARACTERÍSTICAS DAS BOMBAS
A maioria dos problemas com os sistemas elevatórios podem ser resolvidos com o auxílio das curvas características. As curvas características são a representação gráfica, ou em forma de tabela, das funções que relacionam os parâmetros envolvidos no funcionamento do sistema. Pode-se dizer que as curvas características constituem-se no retrato de funcionamento das bombas nas mais diversas situações.
SELEÇÃO DAS BOMBAS
Para escolha de uma bomba deve-se conhecer a vazão a ser recalcada e altura manométrica e, consultando o gráfico de seleção de cada fabricante onde se encontram as bombas de uma série com mesmo tipo, escolhe-se preliminarmente, a bomba.
Escolhida a bomba no gráfico de seleções, procura-se no catalogo as respectivas curvas características que fornecem: diâmetro do rotor, rendimento, potência, NPSH e outros dados úteis que podem ser comparados com os valores calculados esperados para verificação da eficiência do sistema elevatório.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o levantamento do desnível entre reservatórios, comprimento da tubulação, diâmetro, quantidade de curvas, joelhos e válvulas nos permite dimensionar o sistema de bombeamento. O desnível entre os reservatórios recebe ao nome de altura estática de elevação e sua unidade é o metro (m). O sistema de bombeamento representa a quantidade de energia por unidade de massa que a bomba precisa adicionar ao líquido para uma determinada vazão.
O levantamento das características do sistema de bombeamento é o ponto de partida para dimensionar o tipo de bomba e a potência do motor do acionamento. A curva típica da bomba envolve as perdas de carga a ser vencida e a vazão resultante da energia fornecida ao fluido, no caso a água. A curva H x Q da bomba descreve o seu comportamento para a vazão e a altura manométrica total, onde é a carga total que a bomba precisa vencer para obter a vazão. Sendo assim, percebe-se que com o aumento da vazão a perda de carga que a bomba pode vencer diminui, ou seja, são parâmetros inversamente proporcionais. Entretanto, pode-se dizer que a energia cedida ao fluido, pela bomba, pode vencer uma resistência menor quando aumentamos a vazão.
O rendimento da bomba é a relação entre a potência mecânica, fornecida à bomba pelo motor, e a potência hidráulica cedida ao fluido. A bomba tem a função de transformar a energia mecânica no seu eixo em energia hidráulica cedida ao fluido. Como todo processo de transformação energética existe as perdas, ou seja, nem toda a energia mecânica é transformada em energia hidráulica. Contudo, nota-se a ocorrência de um rendimento máximo, a partir do qual o aumento da vazão decresce o rendimento, ou seja, a partir deste ponto a energia mecânica cedida à bomba é cada vez menos transformada em energia hidráulica e as perdas de carga aumentam.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando