Buscar

Homem e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536530 - Homem e Sociedade
Questão 1: Considere a afirmação do livro-texto Homem e Sociedade, de Kenia Kemp, e assinale a alternativa coerente relacionada à expansão do capitalismo (globalização da economia). "... de uma cultura para outra, esses significados (produto de convenção social a partir da produção simbólica) variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos".
A) Inviabilidade técnica da globalização, perceptível no inexpressivo comércio internacional.
B) Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados.
C) Conforme os fatos, não há formas de resistência a esta expansão.
D) A globalização dos mercados faz de tudo para tornar as relações sociais, em geral, mais espessas e mais expressivas em relação a seu conteúdo cultural original, estimulando seu resgate sempre que possível.
E) Por mais que a modernização capitalista busque padronização cultural, pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e as profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização, ao menos as barreiras culturais que têm se mostrado de difícil transposição. 
Questão 2: Antropologicamente, a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871) por Edward Tylor que a definiu como um conjunto complexo que inclui:
A) Os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem.
B) As diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos.
C) As semelhanças entre o modo de viver e interpretar a realidade.
D) Os aspectos geográficos e biológicos que determinam o seu modo de ser.
E) O instinto e a aprendizagem de comportamentos.
Questão 3: Com base nas relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta sobre a humanidade, com base em preconceitos.
A) A Bioética tem por finalidade estimular as intolerâncias.
B) Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano.
C) O conceito de raça envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
D) É possível o diálogo entre antropologia e biologia - especialmente com o darwinismo - e é bastante produtivo.
E) Não pode haver mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética. 
Questão 4: O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. [...] Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo” (WILLEMS, E. Dicionário de sociologia. Porto Alegre: Globo, 1970. p. 125).
Com base no texto, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
A) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
B) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimento ocidentais.
C) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
D) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre elas.
E) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendiz.
Questão 5: Sobre o ser humano, o correto é afirmar que: 
A) é explicado totalmente pelo pensamento científico, a verdadeira forma de conhecer o mundo.
B) deve ser estudado pela ciência, já que esta possui um nível de precisão maior que outros saberes e explica toda a realidade, sem lacunas.
C) é resultado de múltiplas práticas e defini-lo em suas várias dimensões requer o recurso a diversos saberes.
D) é o único animal que se comunica e tem associações.
E) é explicado apenas por conhecimentos provenientes do criacionismo.
Questão 6: Podemos observar que o contato com uma cultura diferente de seu grupo social de origem, pode ter alguns efeitos sobre os indivíduos. Entre esses efeitos está o processo que é conhecido como ACULTURAÇÃO. Esse conceito pode ser explicado como segue:
A) É a capacidade que uma cultura desenvolve no sentido de manter intactos seus próprios valores e saberes tradicionais, mesmo quando em contato com a diversidade cultural.
B) Pode ser explicado como o processo de tornar os indivíduos membros de um grupo social; todos nós somos modelados de acordo com a expectativa do meio social em que crescemos.
C) Esse conceito descreve a atual situação decorrente da globalização, em que os países do mundo todo se influenciam mutuamente e em igual medida em seus hábitos e valores culturais.
D) É o processo de reforço das tradições de uma cultura, quando todos os indivíduos se recusam a ser influenciados por outros grupos sociais, isolando-se culturalmente.
E) É o processo de perda das tradições dentro de um grupo social, quando seus indivíduos passam a adotar sistematicamente um modelo de comportamento e valores de uma cultura alheia, de fora.
Questão 7: Assinale a alternativa correta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura.
 
A) Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas.
B) Os processos naturais, ecológicos e aqueles culturais, têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões muito próprias.
C) Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem.
D) A fala serve de exemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas (naturais) do Homo sapiens-sapiens com o aprendizado cultural.
E) Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, devem ser estudados separadamente.
Questão 8: Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é o que segue:
A) As diferentes culturas do mundo não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais marcante da globalização foi o de homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas.
B) As diferentes culturas do mundo se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado.
C) Existe uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve maior aceitação que agora, de influências mútuas.
D) Antes da globalização, os países mais tradicionais e mais dependentes é que influenciavam de forma mais intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso.
E) A globalização é um fenômeno que possibilita o isolamento cultural dos povos mais tradicionais, e aumenta o ritmo de mudança de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global”.
Questão 9: A “revolução neolítica” foi um período marcante na evolução, durante o qual o ser humano desenvolveu técnicas determinantes para a história de nossa espécie, entre elas:
A) A domesticação do fogo e a arte rupestre.
B) A fabricação de instrumentos de trabalho.
C) A agricultura e domesticação de animais.
D) A fundiçãode metais.
E) A construção de pequenas indústrias.
Questão 10: Inicialmente o conceito de cultura esteve vinculado à ideia de evolução e progresso, como um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou os hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade (LARAIA, 2002). Esse conceito deu origem ao (à):
A) Teoria Culturalista.
B) Darwinismo Social.
C) Ciência Antropológica.
D) Teoria da Seleção Natural.
E) Teoria Evolucionista.

Outros materiais