Buscar

Atividade 1 pesquisa de pratica pedagogicas

Prévia do material em texto

Atividade 1 – DIAGNOSTICO – PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA
PERGUNTA 1
O case a que lemos traz uma situação relativamente comum em nossas salas de aula: uma professora interessada que se depara com uma classe com dificuldades e que se vê frente à necessidade de repensar seu plano de aula. Nessa primeira fase de nossa disciplina, você deve reler com bastante calma o case e procurar identificar os pontos fortes (o que há de positivo na situação descrita no case); os pontos fracos (os problemas identificados no case); as oportunidades (as possibilidades de melhoria) e as fraquezas (espaços em que essa melhoria talvez não consiga ser vista).
Instruções: Você pode responder à questão com um texto corrido ou em tópicos. É importante que você apresente pelo menos um ponto forte, um ponto fraco, uma oportunidade E uma fraqueza.
Case - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e fraquezas.
 Pontos fortes: 
Os alunos pedem ajuda, sina de algum interesse em aprender;
Interesse e preocupação da professora em buscar uma solução para a aprendizagem dos alunos;
Conseguiu uma melhora aplicando o princípio do terceiro que havia incluído na sua lista.
Pontos fracos:	
Dificuldades dos alunos com a aprendizagem;
O desinteresse dos alunos com o método aplicado;
A dificuldade e insegurança da professora em aplicar um método eficaz;
A professora não saber aplicar com mais propriedade princípios teóricos pode estar refletindo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem e na ausência de uma aprendizagem mais significativa.
Oportunidades: 
Vendo que os alunos pedem ajuda para resolver a lição, essa é uma oportunidade de fazer uma breve entrevista, perguntando como são ajudados fora da escola com as tarefas escolares, o que eles gostam de fazer, o que mais interessa a eles. Muitas crianças (maioria), que estudam em escolas públicas não tem o menor apoio dos responsáveis na sua alfabetização, nem mesmo na sua educação, muitos são carentes, mas sempre tem algo que eles gostem e que cativa o interesse no estudo, como música, dança, brincadeiras, pintura, desenho, isso pode ajudar a professora a elaborar um método de ensino usando atividades que envolvam as coisas que eles gostem em comum. 
Fraquezas:
Mesmo achando um método instigante aos alunos, o fato de existir alunos de nível muito baixo no aprendizado, esse fato requer mais trabalho, fazendo com que as melhorias talvez não sejam sentidas significativamente por alguns ou maioria dos alunos, em se tratando de escolas públicas o ensino é mais delicado, exige mais dedicação e paciência, e mesmo assim a dificuldade é mais elevada por envolver problemas que estão fora da escola e fora do alcance da escola, por exemplo, como pedir para que familiares ajudem seus filhos na alfabetização, se muitos são analfabetos, ou pior, não ligam se o filho vai aprender, já não possuem nenhuma expectativa da escola, são desiludidos com a educação, aproveito para deixar minha experiência no estágio, onde pude estagiar em escola pública, e presencie constantes situações, idênticas a do case, e talvez mais agravante, pois presenciei alunos da 3ªsérie do fundamental I que não sabiam ler nem escrever, é triste, mas tenho esperança de que possa existir uma saída que possa ajuda-los, porque os pais da maioria eram desinteressados.

Continue navegando