Buscar

Economia e Mercado Global Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SER EDUCACIONAL - UNAMA
PROCESSOS GERENCIAIS
ECONOMIA E MERCADO GLOBAL
ANTONIO ALFREDO OLIVEIRA LIMA DE MENEZES JUNIOR
LUCIENE CAVALCANTI
LEANDRO SOUZA BRUNO
Uma empresa lhe convidou para uma seleção e ela exige que você possua, além dos elementos traçados acima, de conhecimento acerca das questões econômicas.
 
Diante disto, você deve (sucintamente) tratar de pelo menos dois temas atuais da economia brasileira (consumo, PIB, desemprego, inflação, etc.) e fundamentar sua análise crítica destes dois temas escolhidos baseado no que aprendemos ao longo da disciplina.
 
Sua análise crítica será fator decisivo para contratação.
Segundo uma matéria exibida pelo site brasil.elpais.com, de 1º de março de 2018, a economia brasileira esboça uma leve recuperação já no decorrer desse ano, indicando que dias melhores estão por vir. Entretanto, sabemos que na prática, o cenário atual não está nada bem, pois o país ainda tem altos índices de desemprego, afetando assim todo um cenário econômico.
Com tudo isso, compromete-se o consumo de bens e serviços, que são fatores determinantes para o crescimento do PIB, que por sua vez calcula a possibilidade do crescimento econômico, forçando assim uma recessão.
O consumo é uma necessidade de cada pessoa, sendo ela básica ou não, também está diretamente ligado à condição financeira, e como também temos uma inflação que ainda não está controlada, tudo se torna mais caro a cada dia que se passa, agravando ainda mais esse cenário.
Também é possível destacar o alto índice de inadimplência, onde muitos se endividam por motivos diversos, como o próprio desemprego, as altas taxas de juros praticadas pelos bancos, e muitas vezes por falta de uma educação financeira, impedindo assim o crédito, para influenciar novamente o consumo e alavancar a economia.
Mas, voltando ao inicio do texto, e para quem quiser pesquisar a referência no site, temos a opção e sermos otimistas com relação à pesquisa e acreditar em dias melhores.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/28/politica/1519857760_032531.html

Outros materiais