Buscar

Carboidratos questionário (respondido)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carboidratos 
Como se diferencia aldoses e cetoses? Qual a nomenclatura para cada um? Aldoses = cadeia carbônica ligada a um grupo aldeído; cetoses = cadeia carbônica ligada a um grupo cetona. Prefixo: aldo ou ceto; infixo: quantidade de carbonos; sufixo: “ose”.
O que são centros quirais e qual é a consequência imediata de sua presença na molécula de carboidrato? Centro quirais são carbonos assimétricos, ou seja, o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Centros quirais formam enantiômeros, causando figuras espelhadas.
Conceitue:
Furanose: estrutura em anel de 5 membros baseados em furano;
Piranose: açúcar das glicoses em forma de um hemiacetal cíclico, anel de 6 membros;
Hemicetal: quando um grupo carbonila cetona reage com álcool;
Hemiacetal: quando aldoses reagem com álcool.
Carbono anomérico: todo carbono envolvido em ligação glicosídica.
O que caracteriza a estrutura tridimensional do amido? Quais os dois principais componentes que formam este polissacarídeo? Caracterizado por ser formado por polissacarídeos com diferentes ramificações e alfa-ligações que dão a forma helicoidal do amido. Amilose e amilopectina.
Qual a importância da extremidade redutora na ligação glicosídica? É importante para oxidar compostos.
Observando apenas a estrutura de um monossacarídeo na forma cíclica, como se pode determinar se a forma linear apresenta função aldeído ou cetona? Basta observar a reação dos compostos diante de agentes oxidantes fracos. Os aldeídos reagem, atuando como agentes redutores, mas as cetonas não – estas apenas reagem coo redutoras com oxidantes energéticos. 
Comente sobre os mais importantes polissacarídeos de reserva: amido e glicogênio. Amido: polissacarídeo formado pela união de várias moléculas de glicose e presente em grandes quantidades nos vegetais. 
Glicogênio: Formado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares.
O que confere aos oligossacarídeos seu poder redutor? Por que a sacarose é um carboidrato não redutor? Por ser uma macromolécula formada por até 20 carboidratos, consequentemente, possui altos grupos aldeídicos ou cetônicos livres (ou potencialmente livres), capazes de reduzir os agentes oxidantes (ou seja, doar elétrons).
Na molécula sacarose, a ligação osídica que se dá através das duas ‘oses’ é por intermédio do carbono anomérico de ambas, perdendo sua capacidade redutora.
O que torna a celulose insolúvel? Por possuir estrutura linear ou fibrosa, estabelecem-se múltiplas pontes de hidrogênio entre os grupos hidroxilas das distintas cadeias justapostas de glicose, fazendo-as impenetráveis na água.
Carboidratos podem apresentar ramificações? Caso afirmativo, quais carboidratos? E quanto a insaturações? Sim, polissacarídeos e oligossacarídeos. Não, não se tem insaturações, pois liações glicosídicas são simples.

Continue navegando