Buscar

PROINTER PARCIAL II (2)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNÓLOGOS II (PROINTER II)
Leudimar Soares de Miranda –6506281865– Tecnologia em Recursos Humanos
Projeto Experimental de Viabilidade para a Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Escola de Música Arte & Cordas Ltda.
							 Tutora EAD: Ivone Lírio Ribas
Tutora Presencial: Márcia Regina
Valparaiso - GO
2013
Projeto Experimental de Viabilidade para a Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Escola de Música Arte & Cordas Ltda.
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp pólo Valparaíso - GO, Ltda. como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a orientação da Profª Márcia Regina.
Valparaiso – GO
2013
							Sumário
1. Apresentação...............................................................................................04.
2. Nome do Negócio........................................................................................05.
3. Produto/Serviço – Nome.............................................................................07.
4. Política ambiental........................................................................................09.
5. Principais e maiores clientes do Produto/Serviço....................................... 11.
6. Ameaças e Oportunidades.......................................................................... 11.
7. Sistema de Gestão Ambiental da Empresa..................................................11.
8. Conclusão....................................................................................................12.
9. Referências Bibliográficas............................................................................13.
 
APRESENTAÇÃO
 Não há como deixar de produzir lixo. Podemos, no entanto reduzir essa produção utilizando sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje grande parte do lixo é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o meio ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a população de sua responsabilidade social.
	A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.
NOME DO NEGÓCIO:
			“ESCOLA DE MÚSICA ARTE & CORDAS LTDA.”
			A escolha do nome foi feito no sentido de que tem tudo a ver com o principal objetivo da empresa, que é ensinar a arte da música para as crianças e jovens desta região que é carente de tal feito.
1.1 - A empresa “A Arte & Cordas Ltda.” é composta de quatro sócios e dez funcionários:
Gerente Administrativa: Conceição Carvalho de Oliveira, qualificado e pós-graduado em Administração.
Gerente: Wandiley qualificado em Administração
Coordenador de CPD: Leudimar Soares de Miranda, qualificada no mercado de CPD.
Coordenador pedagógico e professor: Marcelo, qualificado em pedagogia e administração e especializado em instrumentos musicais em geral.
1.2 - Pontos Fortes:
Utilização de técnicas modernas de ensino de teoria musical;
Utilização de material áudio visual atualizado e moderno; professores qualificados;
Professores qualificados;
Localização privilegiada;
Estrutura planejada e plantão de dúvidas via e-mail e via redes sociais.
1.3 - Pontos Fracos:
Depender de terceiros (professores) para o funcionamento da escola;
Não possuir imóvel próprio;
Nome desconhecido e concorrência de professores particulares.
1.4 - Histórico:
 
Na região do entorno não existe uma escola de música que atenda as necessidades e a demanda dos clientes que querem aprender música. No mercado virtual existem empresas gratuitas que oferecem o serviço, mas não oferecem a atenção que o aprendiz necessita.
Professores particulares de música, muitos sem qualificação, e ainda sites que falam sobre o assunto, são as opções de quem quer aprender nesta região.
Esse é um mercado pouco explorado, mas lucrativo. A prova disso é que as escolas regulares têm oferecido professores de música em horários diversos na intenção de aproveitar essa camada de clientes que não possuem muitas opções.
A existência de uma escola com equipe de professores selecionados, capacitados e preparados para atender as exigências do mercado se torna evidente. A oportunidade de acessar a escola Arte & cordas virtual em qualquer horário e acessar o material de apoio, pode atrair pessoas que possuem pouco tempo para aprender o conteúdo.
A região do entorno, principal alvo da empresa, assim como cidades do DF próximas, possuem interessados de todas as idades e alunos suficientes para garantir o funcionamento da escola.
Jovens de 08 aos 16 anos são os maiores interessados, onde seus pais procuram uma ocupação para seu tempo livre, e eles procuram uma realização pessoal.
O entorno passa por um momento de intenso crescimento populacional. Os programas de financiamento habitacional oferecidos pelo governo têm expandido o mercado das cidades do entorno sul. A população quase triplicou em 10 anos em seus municípios. Ainda existem moradores das cidades satélites do Distrito Federal como Gama e Santa Maria que, por estarem próximas da região, podem oferecer clientes em potencial.
1.5 – Fundamentos da Organização:
Missão: Levar o prazer e a felicidade de executar um instrumento musical ao entorno sul.
Visão: Ser responsável por transformações sociais através da música e se tornar referência no ensino musical.
Objetivos: se tornar a melhor escola de música do entorno sul e uma grande escola de música virtual.
Tecnologia usada em favor do aprendizado da arte.
FCS – Acreditar no trabalho, confiar em sua equipe e não recuar diante das dificuldades. 
Valores: São definidos como valores essenciais da empresa:
Criatividade;
Profissionalismo;
Paciência;
Ética;
Dedicação;
Princípios:
Compromisso com o Social;
Priorização e satisfação do cliente;
Honestidade;
Valorização dos seres humanos;
.
1.6 - Fatores Chaves do Sucesso:
Na região do entorno não existe uma escola de música que atenda as necessidades e a demanda dos clientes que querem aprender música. No mercado virtual existem empresas gratuitas que oferecem o serviço, mas não oferecem a atenção que o aprendiz necessita.
Professores particulares de música, muitos sem qualificação, e ainda sites que falam sobre o assunto, são as opções de quem quer aprender nesta região.
Esse é um mercado pouco explorado, mas lucrativo. A prova disso é que as escolas regulares têm oferecido professores de música em horários diversos na intenção de aproveitar essa camada de clientes que não possuem muitas opções. 
Uma localização física de fácil acesso para os clientes.
Atendimento com eficiência e eficácia.
Uma equipe bem treinada.
2 – PRODUTO/SERVIÇO
	
2.1– Tecnologiade Produção: A metodologia de reciclagem de nossa empresa ocorre na forma de separação de todo os papeis utilizados na empresa, a embalagens de produtos recebidos, copos descartáveis, e tudo que for lixo na forma de papel e plástico. A separação é feita por todos os alunos, colaboradores e gestores, a próxima etapa é feita por uma empresa especializada em reciclagem, que executa todo o processo de reciclagem.
2.2– Fonte de Tecnologia: Empresa terceirizada, especializada em reciclagem de papeis e plásticos. 
2.3– Matérias Primas: embalagens de papelão e plásticas, copos descartáveis, papeis de escritório.
Todos na Arte & Cordas, estão empenhados, e acreditam no sucesso desta idéia, colaborando na seleção do lixo para facilitação da coleta.
2.4 – Infra-estrutura e Instalações: Com pequenas gaiolas colocadas em pontos estratégicos dentro da empresa com fácil visualização, captação do lixo reciclável, sendo sempre uma gaiola para plásticos e outra para papelão. Ao final de cada dia será recolhido o lixo em sacos e colocado no depósito até que seja recolhido pela empresa terceirizada responsável pela coleta. O material é coletado todos os dias.
2.5 – Localização: A “Arte & Cordas Ltda.”, Localizada no Parque esplanada III, setor nobre e em expansão no município de Valparaiso de Goiás – GO, região metropolitana do Distrito Federal. Localizado próximo ao Shopping Sul e ao Fórum e de fácil acesso pelo Shopping ou pela região central.
2.6 - Maquinas:
	 17 
	Computadores
	20.400,00
	 36
	Cadeiras para computador
	3.400,00
	 02
	Mesas grandes
	1.000,00
	 24
	Cadeiras para estudante
	1.300,00
	 02
	Mesas grandes
	1.000,00
	 01
	Mesa de Reunião
	800,00
	 02
	Bebedouros
	800,00
	 11
	Telefones
	1.200,00
	 06
	Mesas Planejadas
	2.000,00
	 01
	Mesa especial com 4 estações de trabalho
	950,00
	 R$
	Total do Mobiliário
	32.850,00
Equipamentos:
	 10
	Amplificadores para instrumentos
	14.000,00
	 02
	Quadros branco 
	700,00
	 01
	Balcão de atendimento
	1.100,00
	 04
	Armários de arquivos
	1.600,00
	 R$
	Total de Equipamentos
	17.400,00
2.7– Habilidades: toda nossa mão de obra é realizada por todos que compõem a Arte & Cordas. Porque todos temos a preocupação com a realização e o sucesso do projeto.
– Fluxo do Processo de Produção:
Fluxograma de Produção
Embalagens e material de expediente 
Utilização Coleta 
 Descarte 			 Separação 
3 – POLITICA AMBIENTAL
3.1 – Processo Produtivo em relação à questão ambiental: A “Arte & Cordas Ltda.”, acredita que as empresas são co-responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade e devem exercer esse papel de forma ativa, trazendo para a gestão diária uma cultura de transformação social. Com essa visão, procura orientar seus serviços, processos e práticas por princípios socialmente responsáveis e ambientalmente corretos. 
3.2 – Consciência ambiental: A “Arte & Cordas Ltda.” acredita que a responsabilidade sócio-ambiental deva permear a própria essência dos negócios e realizar as atividades empresariais de forma sustentável em todo o mundo é premissa que nossa empresa considera essencial. Atua em várias frentes, desde iniciativas ligadas à manufatura, como a redução das emissões de carbono e a economia de água ao longo da cadeia produtiva, o incentivo à utilização de energia renovável até a reciclagem da totalidade dos resíduos gerados nas fábricas.
3.3 – Padrões Ambientais: As crises decorrentes das mudanças climáticas exigem uma mudança nos padrões de consumo e produção. Acreditamos que as companhias que entenderem os desafios do seu tempo farão diferença no futuro. Por isso, estamos estudando a implantação do Projeto Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas da nossa cadeia produtiva – desde a extração de matérias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte de produtos, até o seu descarte. 
3.4 – Comprometimento Gerencial com a causa: Também estamos comprometidos a melhorar a maneira que gerenciamos nossos impactos ambientais e estamos empenhados em nosso objetivo de longo prazo: desenvolver um negócio sustentável.
3.5 – Nível de Capacidade do Pessoal: Nós crescemos como empresa ao fazer nossas pessoas crescerem. E é esta percepção que impulsiona todos nossos esforços no sentido de manter o comprometimento de nossas pessoas e assegurar sua realização pessoal e profissional. Este é o motivo pelo qual mantemos um contato permanente com nossos funcionários, além de estimular a interação entre eles.
3.6 – Resíduos provenientes da produção: Algumas empresas produzem uma quantidade crescente de material descartado que, se tratado incorretamente, vai se transformar em lixo – e em desperdício, sujeira. Mas “resíduo” e “lixo” não são, necessariamente, sinônimos. Pensando assim nossa empresa trabalha com aproveitamento desta matéria indesejada, colaborando e participando da transformação destes resíduos em uma fonte de oportunidades e de extração de riqueza.
3.7 – Capacidade de P&D: Nossa missão em vitalidade é focar mais do que nunca em ajudar as pessoas a desfrutar da vida ao máximo. Aplicando as nossas sólidas habilidades científicas e o profundo conhecimento de nossos consumidores, esforçamo-nos para contribuir para a qualidade de vida e para o bem-estar de todas as maneiras, desde os avanços nutricionais e novas tecnologias.
4 – Principais e Maiores clientes do Produto/Serviço: Crianças, Adolescentes e Adultos de toda a região.
5 – Ameaças e Oportunidades: Oportunidades de fornecer um novo aprendizado, funciona também uma ocupação ou mesmo a realização de um sonho para todos os alunos e colaboradores.
 As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresarial pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
6 – Sistema Ambiental da empresa: A “A Escola de Músicas Arte & Cordas” é uma empresa que está comprometida com a promoção de melhorias contínuas na gestão do nosso impacto ambiental e com o objetivo em longo prazo do desenvolvimento sustentável. Trabalhamos em parceria com outros promovendo cuidados ambientais, aumentando o entendimento de questões ambientais e disseminando boas práticas.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que abrir um novo negócio requer bastante planejamento por parte dos empreendedores que apostam grande parte de seus recursos e sonhos. Não existe a fórmula que garanta o sucesso de um novo empreendimento, se tal fórmula existisse não haveria tantas empresas fechando as portas antes mesmo de dois anos de existência. Mas o planejamento pode ser um grande aliado para minimizar os riscos, aumentando as chances de sucesso num novo empreendimento. Em se tratando de novo investimento de uma empresa de cosméticos, o processo não seria diferente.
Portanto para abrir um investimento é preciso que o empreendedor tenha a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios, proverem recursos necessários para pô-los em vantagens, e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso.
BIBLIOGRAFIA
https://www.google.com.br/#q=sab%C3%A3o+%C3%A0+barra
https://www.google.com.br/#q=sebrae
http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/reciclagem.htm
https://www.google.com.br/#q=res%C3%ADduos+provenientes+da+produ%C3%A7%C3%A3o+da+unilever
http://www.altominho.pt/gca/?id=739
https://www.ecocenter.com.br/reciclagem/como_implantar_a_coleta_seletiva.htm

Continue navegando