Buscar

2 Ética e Cidadania

Prévia do material em texto

*
*
ÉTICA: 
VALORES E VIRTUDES
Valores são princípios dos quais não se abre mão. Eles estão na base de nossa conduta individual assim como são os fundamentos da tomada de decisão das organizações. (a vaca para os indianos, o futebol para os brasileiros...)
Sá (2010, p. 79), recorre a Aristóteles para ensinar que “aos hábitos dignos de louvor chamamos virtudes”. 
A conduta virtuosa (respeitar todos os seres, por exemplo) é uma qualidade fundamental no campo da ética e somente é possível para pessoas com valores fortes (respeito, por exemplo).
*
VALORES E VIRTUDES
Os valores são fundamentos éticos e espirituais que formam a consciência do ser humano. Esses dignificam a vida das pessoas, definindo seus princípios e propósitos com objetivos grandiosos.
*
VALORES E VIRTUDES
Quando os valores mudam os costumes também mudam, a legislação acompanha esta mudança e estabelece limites para o convívio harmonioso e este conjunto determina o comportamento ético das pessoas naquela sociedade.
Por exemplo, na década de 50 não se imaginava que as mulheres trabalhassem fora de casa. O valor atribuído à presença da mulher no mundo do trabalho era diferente daquele que vemos atualmente, no século XXI.
*
VALORES E VIRTUDES
Para Rios (2011, p. 29), “não é apenas no campo da moralidade que se encontram valores. Existe valoração na medida em que qualquer interferência do homem na realidade se dá para conferir um significado a esta realidade”.
*
Consciência ética
Consciência ética é um estado decorrente de mente e espírito, através do qual não só aceitamos modelos para a conduta, como efetivamos julgamentos próprios; condicionamo-nos, mentalmente para a realização dos fatos inspirados na conduta sadia. A consciência se forma através das parcelas de ensinamento, informações, influências ambientais, observações e percepções, são através desse conhecimento adquirido que criamos nossos parâmetros.
Ex: ocupação, em novembro de 2010, do Morro do Alemão e um ano depois, em novembro de 2011 a ocupação da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. 
*
A conduta ética
É o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, aplicando-as em suas regras internas para o bom andamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos.
A palavra “etiqueta” traz este conceito, pois trata-se do respeito à ética em situações específicas do convívio, como por exemplo à mesa, durante as refeições; numa cerimônia religiosa; num evento político.
*
 Os dilemas éticos pessoais e profissionais que nfrentamos.
Um dilema ético surge quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral. A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético.
Ex: o que dizer de um advogado que deve defender um criminoso? Ou de um contador que, mesmo sabendo das atividades ilícitas de seu cliente, tenha que lhe prestar serviço? 
*
A Ética nas pesquisas científicas
A expressão “integridade da pesquisa” (research integrity) vem sendo utilizada para demarcar um campo particular no interior da ética profissional do cientista, entendida como a esfera total dos deveres éticos a que o cientista está submetido ao realizar suas atividades propriamente científicas.
Ex: Em 1996, pesquisadores escoceses surpreenderam o mundo com o resultado da primeira experiência de clonagem de animais: nascia a ovelha batizada como “Dolly”.
*
Internet com ética
A ética na internet é um tema contemporâneo que precisa ser considerado orientando o comportamento dos indivíduos no sentido de promover um convívio harmônico de todos.
*
 
REFLEXÕES ÉTICAS
*
*
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro : a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
COLOMBO, I. M.; et al. Ética na gestão Pública. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.
DALLARI, D. de A. Direitos Humanos e Cidadania . São Paulo: Moderna, 1998. 
AMIRALIAN, M. L.T.; et al.. Rev. Saúde Pública vol. 34 n. 1. São Paulo, Fev. 2009.
*

Continue navegando