Buscar

Direito e Mudança Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito e Mudança Social
Toda sociedade busca a estabilidade social, em determinada ordem, afinada com os valores, ideologias e mitos compartilhados pela maioria de seus membros, e para funcionar ela precisa de paz social, que a maioria acate o preceito nas normas e que as sanções às condutas desviadas sejam aplicadas.
O desajuste entre o conteúdo das normas e as necessidades sociais ocorre com certa frequência, principalmente em tempos de rápidas mudanças como os atuais. No entanto, o processo de absorção dessas alterações pelo sistema ocorre, na medida em que este para se manter de corresponder às expectativas sociais. Nesse sentido, a realidade social muda o direito. Por outro lado, este, em muitos aspectos da realidade social, atua no sentido de acelerar as mudanças e desse modo constitui um fator de alteração do status quo. Desse modo o direito pode ser um obstáculo ou um instrumento de mudança social.
É importante destacar que sendo o controle social o principal agente que assegura a ordem social, seus mecanismos funciona com uma tendência conservadora. Desse modo, pode-se afirmar que, embora o Direito não seja um instrumento contrario a mudanças, devido às suas características e funções, atua de modo geral como se fosse.
Ideia de mudança Social
O mundo em que vivemos está em constante mudança e as sociedades humanas acompanham esse processo, é uma transformação da cultura, das estruturas sociais e dos comportamentos sociais ao longo do tempo. A mudança social constitui uma realidade permanente na vida humana e ocorre de diferentes modos em todas as sociedades. Em alguns casos, as mudanças sociais são lentas, (como por exemplo nas sociedades indígenas ou em sociedades de predominância rural), já em outros casos são muito acelaradas e radicais (como ocorrem revoluções como a francesa de 1789 e a russa de 1917).

Outros materiais