Buscar

EAD portifolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NEREIA SCHEFFER BAUER E RU 1398774 
POLO DE APOIO PRESENCIAL
Educação contínua e permanente a distancia
A Educação à Distância tem sido uma grande ferramenta na formação acadêmica a ideia de facilidade nos estudos disponibilizando melhor acessibilidade e oportunidades para os interessados em uma formação de curso superior, já que o conceito de Educação a Distância é amplo e, a princípio, pode ser aplicado a qualquer nível de ensino, desde que cuidadosamente planejado e adequadamente disponibilizado aos interessados, sendo que o EAD pode também ser definido como uma relação professor e aluno ou ensino aprendizagem mediada pedagogicamente e mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial.
Em momentos do âmbito educacional, posso dizer que me deparei com experiências e perspectivas diversas, que me proporcionaram importantes momentos de reflexão e de aprendizado, além de fornecer ferramentas significativas, que contribuíram para o desenvolvimento de competências que alimentaram meu universo e currículo pessoal e profissional que envolve tempo, planejamento de horários para trabalhos coletivos, conhecimento, domínio de comunicação e capacidade de mudanças a favor da prática pedagógica, fizeram parte do que chamo de experiência com a escola, experiência como professora, e funcionam muito bem quando exercitada no próprio espaço institucional e sob o comando e orientação de um bom coordenador pedagógico, porem nem sempre isso é possivel, assim como o espaço em que estamos inseridos nem sempre esta em condições de um bom ambiente de ensino e aprendizagem para recebermos nossos alunos.
O desafio de acompanhar a demanda da escola e enfrentar diferentes dificuldades do cotidiano e realidade escolar exige um constante aperfeiçoamento e atualização, levando assim a preocupação com hábitos tais como: boas leituras, visitas a sites, participações em seminários, aprofundamento no processo de alfabetização e nas dificuldades específicas e peculiares. Porém, diante da rotina do complexo ambiente escolar, esta profissão acaba por assumir diversas funções, como resolver questões de indisciplina do corpo discente e atacar questões burocráticas, prejudicando os encontros de aperfeiçoamento dos profissionais assim como varias funções para os alunos, já que hoje a função do professor vai além de apenas repassar conteúdos. 
Contudo, informação, comunicação, determinação e superação, são fatores fundamentais para qualquer profissional, principalmente em dias contemporâneos, onde toda a sociedade, frente á globalização encontra-se ávida pela construção ou aprimoramento de conhecimentos conscientes.
Escolhi o ensino EAD por flexibilidade maior do que os cursos presenciais, Os horários de estudo e de realização de atividades ficam a cargo do estudante. Se ele preferir estudar durante a madrugada, por exemplo, sem problemas. Afinal, o acesso ao site é disponível 24 horas por dia. O aluno tem a liberdade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar, pode ser em sua casa, biblioteca, casa de amigos ou até em lojas que vendem a utilização da internet, basta estar conectado à Internet, é neste ambiente que ficam disponíveis os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação, como vídeo-aulas, áudio e videoconferências, chats, fóruns e bibliotecas virtuais e assim se deu minha escolha pelo ensino a distancia e com tais modalidades tecnológicas citadas se tornou pratico e de fácil acessibilidade.
Pode-se citar como característica do aluno à distancia é disciplina, organização, foco, facilidade com a internet, sendo que o aluno precisa aprimorar estas características como habilidades pois  não se tem o professor ali na sua frente, nem colegas de sala para lembrá-lo o tempo todo de alguma tarefa. É necessário escolher um horário de estudos e ter compromisso de cumpri-lo assim como ter organização no material tanto impresso como virtual, obter-se de uma agenda ou calendário para ficar de olho nos seus prazos e procurar entregar as tarefas com antecedência para que elas não acumulem. Estudar em casa ou até mesmo no trabalho exige muita concentração. Afinal, distração é o que não falta nesses ambientes. Por isso, para conseguir realizar o curso a distância com eficiência é importante manter o foco e isso inclui se desligar de celular e fechar as redes sociais e afastar-se ao máximo das principais distrações.
	Sabendo que atualmente o ensino a distancia esta crescendo as expectativas e desafios também cresce, todavia, o maior desafio é a mobilização para uma educação de qualidade, garantindo a articulação das políticas de educação, rompendo preconceitos e quebrando o paradigma de que o ensino a distância não tem qualidade. De acordo com, Belloni (199, p. 3), a agilidade dos meios de comunicação favoreceu, também, ao fenômeno da globalização, transformando a sociedade industrial em sociedade da informação. Sendo, o momento atual do conhecimento humano seguido de muitas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento. Frente, as mudanças, segundo, Oliveira Júnior (1994 apud Garcez 2002) enfoca que, para atender às expectativas do usuário, procurando inclusive superá-las, podem-se considerar cinco maneiras de gerenciar serviços: aprender a entender o que é valor para o usuário; especificar um sistema compatível com as expectativas do usuário; manter sob controle o processo de prestação de serviços; prover, de fatos curados, o sistema de informações; mensurar os resultados baseados nos anteriores, devendo considerá-los comparando-os entre o serviço esperado e o percebido. Em minha visão, é preciso uma constante necessidade de aprendizado continuo. 
Todo inicio é complicado e o fato de cursar pedagogia na modalidade á distancia me deixou um pouco apreensiva, um dos motivos foi o fato de eu não entender muito bem qual era o papel do pedagogo, e de certo modo aquilo que não compreendemos nos assusta. Mais através de pesquisas e conversas que tive com colegas e professores, percebi o quanto essa área é diversificada e interessante e abrange um universo imenso de ensino e aprendizagem.
As expectativas para o futuro como pedagoga são as melhores possíveis, pois a educação é uma necessidade continua e permanente, portanto pode-se concluir que a evolução tecnológica permanente e ativa exige uma evolução na formação humana a universidade deverá formar recursos humanos a um nível ético e moral com a evolução tecnológica, capazes de desenvolver e aplicar tecnologias próprias necessárias para cobrir novas demandas e desta forma superar a situação de ser simples importador e consumidor de informação e tecnologia. É necessário planificar a aplicação de novas tecnologias nas diferentes áreas da educação superior a fim de tomar decisões adequadas que garantam as relações custo benefício e a otimização do uso intenso das mesmas, assim como prever a manutenção destes recursos para garantir sua produtividade e eficiência. As tecnologias da informação devem usar em sua justa proporção o desenvolvimento tecnológico, econômico e social preservando e fomentado a identidade cultural, por outro lado, os centros de informação armazenam e administram não somente informações científicas e  técnicas, mas também cultural, convertendo-se automaticamente em promotores de uma identidade cultural Em EAD, avaliar significa, portanto, medir a qualidade de processos abrangentes, a partir de critérios como consistência, previsibilidade, motivação, envolvimento, performance, capacidade de articular conhecimentos, de comunicar-se e estabelecer relações. Isso ajudará a preparar o cidadão da era do ciberespaço: como a matéria-prima da produção será a informação, e os conteúdos da formação inicial se tornarão rapidamente obsoletos, ele deverá ser um profissional capaz de aprender sempre; um ser consciente e crítico, que dialogue com as diferentes culturas e os diversos saberes, que saiba trabalhar de forma cooperativa e que seja flexível, empreendedor e criativo para administrarsua carreira e sua vida pessoal, social e politica.
REFERENCIAS
Disponível em https://www.google.com.br/search?q=-+Quais+s%C3%A3o+as+tecnologias+que+permitem+com+que+realize+esta+modalidade+de+ensino&oq=-+Quais+s%C3%A3o+as+tecnologias+que+permitem+com+que+realize+esta+modalidade+de+ensino&aqs=chrome..69i57.908j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em 24.03.17
Disponível em http://www.ead.com.br/ead/4-caracteristicas-essenciais-para-alunos-de-cursos-a-distancia.html. Acesso em 24.03.17.
ARETIO, L. G. Para uma definição de educação à distância. In: LOBO NETO, F.J.S. (Org) Educação à distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001. P.21-36 
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999. 
BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília. 23 de dezembro de 1996. 
BRASIL.MEC. Portaria no 2253 de 18 de outubro de 2001.Diário Oficial da União de 19 de outubro de 2001. 
BRASIL.MEC. Portaria no 4059 de 10 de dezembro de 2004.Diário Oficial da União de 13 de dezembro de 2004, seção 1, p.34.

Outros materiais