Buscar

Estratégia Empresarial - Estudo de caso Natura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁCIO - FACITEC
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS
CINTIA DE OLIVEIRA LIMA	Matrícula - 201705068
ANÁLISE DA ESTRATÉGIA ERESARIAL – ESTUDO DE CASO DA NATURA
No estudo de caso “Natura: Beleza Global Made in Brazil”, escrito no ano de 2007 relata a gloriosa trajetória da empresa brasileira rumo a expansão internacional a partir da narrativa de uma reunião na Rússia.
 O estudo de caso fala que no período da ditadura a empresa conseguiu uma taxa de crescimento de 43% em 10 anos; o ano de 2007 foi bom para a Natura e para o Brasil, a economia estava em ascensão baseado em um governo populista e paternalista que abriu as portas para a tomada de empréstimos a taxas simbólicas por parte das empresas e a redução de impostos para aumentar o poder de compra da população.
Passados mais dez anos estamos no ano 2017 e a situação da empresa – e do país – está longe de repetir o feito de crescer 43% novamente. Mas o que teve de diferente? O fatídico ano de 2014, com a reeleição da presidente Dilma, seguido de inflação, escândalos fiscais, políticos, etc. A economia enfraqueceu, o interesse de investimentos nas empresas brasileiras caiu também. A Natura precisou parar para rever sua estratégia após quedas bruscas de receita, não seria mais hora de buscar expansão e sim de se equilibrar o negócio para atravessar a crise, e ela mostrou que entendeu isso no Relatório Anual de 2016 onde quatro dos seis direcionadores estratégicos são para fortalecer a marca no Brasil, inclusive a número um onde fala da retomada e crescimento das vendas diretas, que foi o grande diferencial da empresa atribuído ao crescimento de 43% durante a recessão exposto no estudo de caso.
O balanço que se tem desses dois momentos da Natura é de que nenhuma estratégia empresarial pode ser engessada, ela deve sim ser desenvolvida para períodos curtos, médios e longos, porém com a premissa de que os fatores ambientais externos á empresa podem modificar o cenário e fazer com que a estratégia seja revisada ou muitas vezes abortada para dar lugar a uma estratégia compatível com a realidade vivida pela empresa naquele momento.

Continue navegando