Buscar

Digestão e Absorção no Intestino Delgado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Intestino Delgado: Digestão e absorção
Digestão e absorção. 
Proteínas. A digestão luminal, por proteases pancreáticas, reduz as proteínas a aminoácidos e pequenos peptídios. Há, no bordo em escova, peptidases que reduzem os peptídios a aminoácidos ou a outros menores. Os aminoácidos são transportados por carregadores independentes de Na+ ou que utilizam o gradiente deste íon para o transporte daqueles. Peptídios com até 3 aminoácidos podem ser transportados por outro tipo de carregador na membrana apical, para serem hidrolisados a aminoácidos no citosol. Na membrana basolateral dá-se a transferência dos aminoácidos para o plasma ou por carregadores ou por simples difusão. 
Carboidratos. O amido e o glicogênio são reduzidos pela amilase pancreática a maltose, a isomaltose ou a a -dextrinas. Dissacarídios comuns na dieta como a sacarose e a lactose não são tocados pela alfa-amilase. A digestão dos oligossacarídios é feita por enzimas do bordo em escova. A sacarase produz glicose e frutose da sacarose. A lactase hidrolisa a lactose a glicose e galactose. Uma alfa-dextrinase hidrolisa ligações alfa -1,6 e uma glicoamilase hidrolisa os oligossacarídios alfa-1,4 da glicose. Carregadores transportam a glicose, outros  galactose, com acoplamento com o Na+ . Há um carregador para a frutose. 
 Lipídios. Os lipídios emulsificados são hidrolisados pelas lipases, como já se discutiu. Os produtos - ácidos graxos, monoacilgliceróis, lisofosfolipídios e colesterol - equilibram-se entre a fase aquosa e as pequenas micelas que os contém, aos sais biliares e à lecitina. As micelas são pequenas o bastante para penetrar entre os vilos e liberar aqueles produtos na medida em que os enterócitos os absorvem. Nos enterócitos ocorre praticamente o inverso do processo de hidrólise luminal: o colesterol é reesterificado quase totalmente, monoglicerídios são esterificadas a triglicerídios e os lisofosfolipídios são convertidos a fosfolipídios. Envoltos pela beta -lipoproteína formam os quilomicrons que são exportados por exocitose para os quilíferos. Os lipídios dos quilomicrons são parcialmente hidrolisados por lipases da células endoteliais e o que escapa, o quilomicron remanescente, é captado e excretados pelos hepatócitos. Nas regiões terminais do íleo há absorção dos sais e ácidos biliares que, lançados na circulação portal, são rapidamente removidos do sangue e excretados de novo na bile. 
Absorção de água, eletrólitos e vitaminas. 
       Absorção de água. Dá-se pelos gradientes osmóticos criados pela absorção de soluto. Volumes e modulação 
       Absorção de Na+ nos vários segmentos. Mecanismos celulares. 
       Absorção de Cl- e bicarbonato. 
       Absorção do K+ 
       Absorção do Ca2+. Modulação por Vitamina D e por hormônio da paratireoide. 
       Absorção de Fe. 
       Absorção das vitaminas hidrossolúveis. Em geral carregadores na membrana apical. Para algumas vitaminas o transporte dá-se com acoplamento ao Na+ , o que permite a transferência contra gradientes. A vitamina B12 forma complexos com proteína R e com o fator intrínseco. O complexo com este assegura a absorção. 
       Absorção das vitaminas lipossolúveis. A absorção delas é paralela à absorção de gorduras. Dependem das micelas para sua absorção. 
 Questôes orientadoras do estudo. 
1. Analise a atividade do próprio intestino delgado nos processos de digestão. 
2. Discuta as funções que são cumpridas pelo fígado no organismo. Faça uma revisão da estrutura hepática, destacando a relação entre estrutura e função. 
3. Discuta a digestão e absorção de cada uma das grandes famílias químicas - proteínas, carboidratos e gorduras - que necessariamente compõem a dieta humana. 
4. Discuta os mecanismos e regulação da absorção do Ca2+ .

Outros materiais