Buscar

Teoria Geral do Direito - Prof Alfredo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elabore um texto pertinente à distinção: Teoria Pura do Direito e Teoria do Direito Puro.
Resposta: Teoria pra do Direito significa uma opção metodológica para o estudo do Direito, segundo a qual para compreender como ciência é fundamental concentrar a investigação no que é essencial qual seja a norma jurídica desviando-se de outros elementos que também estão presentes no Direito mas que não são essenciais e por isso não define o Direito como ciência pois, pertence a outras ciências. Assim Hans Kelsen nunca disse que o Direito era puro, na verdade o que ele falou é que se quiser fazer do Direito ciência a metodologia precisa ser especifica, deve observar tão somente a norma jurídica.
Se A é B
Se A deve ser B
Resposta: Se A é B resume a lei da natureza. Se algo acontece a outra também ocorrera por consequência. Em B deve ser A para que algo ocorra por consequência de outra, alguém deve atribuir um sentido para isso. Se A é B é um esquema para interpretar o principio causal que rege as leis da natureza. Na natureza á uma relação de causa e efeito que se vinculam de forma automática.
Já se A deve ser B é uma imputação, uma atribuição de sentido de significado. Evento da cultura e Direito também é um fenômeno cultural.
Em que consiste a distinção Direito e Natureza
Resposta: O Direito é um fenômeno cultural. Na natureza não existe Direito. A distinção Direito e natureza é fundamental para compreender a norma. No mundo da natureza os fenômenos simplesmente acontecem independentemente da vontade humana, por isso, o Direito não esta na natureza, mas pertence ao mundo da cultura. Alguém atribui significado e sentido aos fatos.
 O que e a norma?
Resposta: è o sentido hipotético de um dever ser em outras palavras é a vontade que expressa uma hipótese de comportamento prescrito há alguém.
Diferencie norma moral, norma jurídica e norma decorrente do costume.
Resposta: A norma moral é autônoma, prescrita pela própria pessoa.
A norma costumeira é externa e prescrita pela sociedade.
A norma jurídica é externa e prescrita pelo Estado.
Em que consiste a tripla avaliação da norma, explique cada uma.
Resposta: A doutrina apresenta 3 critérios para avaliar a norma jurídica. O primeiro deles é o critério da justiça, a noção do justo é voltada para a fórmula Romana dar a cada um segundo o seu direito. Dar a cada um o que a norma prescreve em outras palavras, o simples fato de estar na norma já é justo. Parte das doutrinas buscam outros critérios de justiça, realiza uma investigação mais ampla. Segundo critério é dar validade. A validade é uma relação de conformidade, de adequação da norma jurídica com as que lhe são anteriores em duplo sentido: quando ao processo de criação (validade formal) e quanto ao conteúdo da norma (validade material). O terceiro critério é a eficácia que significa a qualidade da norma que alcança os fins aos quais ela se destina podendo ser dividida em eficácia formal e material. A eficácia formal, é o simples fato de ingressar no ordenamento e ter possibilidade de aplicação. Eficácia material é mais que aplicabilidade é alcançar a vontade popular.
Qual a diferença entre norma jurídica e proposição normativa
Resposta: A norma jurídica é uma estrutura pensada um ato de vontade + hipótese de conduta (dever ser)
A proposição normativa é o texto.
Elabore a distinção: norma jurídica, regra e principio.
Resposta: Princípios e regras possuem a mesma natureza normativa, todavia, os princípios são mais amplos, possuem valores que se espalham no ordenamento principalmente no momento da aplicação e criação da norma. A regra por sua vez é especifica, delimitada quanto a conduta prescrita. Não quer dizer que a regra não tem o principio, ela tem, todavia a regra já possuía hipótese de aplicação do principio. É comum a doutrina defender que os princípios podem ser otimizados, ou seja, pode haver em um mesmo caso a aplicação de mais de um principio. Os princípios não se excluem, pode haver a aplicação de vários princípios no mesmo caso segundo Robert Alexy. Por outro lado as regras jurídicas servem o critério de tudo ou nada, ou seja, não é possível acomodar duas regras no mesmo caso, uma exclui a outra segundo Ronald Dworkim.
Apresente a definição para: validade, vigência, territorialidade, eficácia e efetividade.
Resposta: A norma valida é aquela que esta em conformidade com as anteriores.
A vigência é a validade temporal.
A territorialidade é a porção de terra que a lei é valida.
A eficácia é a qualidade da lei de gerar efeitos e a efetividade não so gera efeitos como o comportamento faz parte da sociedade.
A justiça é o critério mais controverso que tem, significa dar a cada um o que é devido. Para Kelsen não existe justiça, a justiça esta na lei.

Outros materiais