Buscar

TEMA 01 QUESTIONARIO SEGURIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMA 01
Questão 1: 
De acordo com o texto constitucional, a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade civil, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Pode-se afirmar que há um compromisso do Estado frente à questão da proteção social? Reflita e responda justificando. 
Resposta: No Brasil, a origem da proteção social data do início da década de 1930. Os diferentes textos constitucionais demonstram as conclusões, e está em constante e progressiva evolução desde então. 
A Constituição da República aprovada em 1988 restabeleceu a democracia e consagrou as bases de um sistema de proteção social que, podemos dizer, era baseado no Estado de Bem- Estar Social, ancorado nos princípios da universalidade, da cidadania plena e seguridade. No entanto, não se pode afirmar que há um real compromisso do Estado na garantia da proteção social, visto que a implementação do Estado Mínimo cada vez mais forte inibe ações reais de atendimento às pessoas em situação de desproteções socioeconômicas. 
Questão 2: 
O principal conceito de Seguridade Social advém de uma construção histórica diretamente relacionada aos contextos políticos, econômicos e sociais que proporcionaram o surgimento e desenvolvimento dos chamados 
a) Regimes de Welfare State. 
b) Regimes de proteção social. 
c) Regimes de economia participativa. 
d) Regimes de economia igualitária. 
Resposta: 
a) Regimes de Welfare State (alternativa correta) 
De acordo com o texto, a alternativa que complementa a afirmativa do enunciado é: “O principal conceito de Seguridade Social advém de uma construção histórica diretamente relacionada aos contextos políticos, econômicos e sociais que proporcionaram o surgimento e desenvolvimento dos chamados regimes de Welfare State”. 
Questão 3: 
A Constituição Federal de 1988 é a atual versão da Carta Magna brasileira. Esta Constituição foi conquistada após reivindicação da sociedade por mudanças necessárias no país, que passava por longos anos de ditadura militar, onde os direitos políticos haviam sido suspensos. Com base no conteúdo teórico apresentado no Tema 1, reflita acerca do significado dado à CF/88 e explique-o. 
Resposta: Além do fato de ser a última versão publicada, a CF/88 também significou a transição do regime autoritário, que vigorou no país de 1964 a 1985. Ela foi construída por muitas mãos, o que significa que diversos parlamentares participaram deste processo. Foi considerada uma das mais avançadas constituições da época; além de devolver as liberdades básicas, também estabeleceu diversos princípios modernos, como a igualdade de gênero, a criminalização do racismo e da tortura.
Questão 4: 
Para concretizar a proteção social, o financiamento da Seguridade Social deve ser de todos, do Estado e de toda a sociedade, tanto de forma direta como indireta, por meio de recursos dos orçamentos dos três entes: União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Para a operacionalização da Seguridade Social é necessário atentar-se aos seus objetivos, que são: 
a) somente a seletividade e a distribuição na prestação de serviços e a irredutibilidade do valor de benefícios. 
b) diversidade das bases de financiamento, apenas. 
c) universalidade, uniformidade e equivalência dos benefícios, entre outros. 
d) somente universalidade, uniformidade e equivalência dos benefícios. Resposta: 
C) Universalidade, uniformidade e equivalência dos benefícios, entre outros. 
De acordo com o texto de referência no Tema 1, Bering e Boschetti (2008) afirmam que para a operacionalização da Seguridade Social é necessário atentar-se aos seus objetivos, que são: “universalidade; uniformidade e equivalência dos benefícios; a seletividade e a distribuição na prestação de serviços e a irredutibilidade do valor de benefícios; a diversidade das bases de financiamento; caráter democrático e descentralizado” (2008, p. 142); logo, a alternativa correta é a que especifica não somente três dos objetivos, mas acrescenta haver outros. 
Questão 5: 
No decorrer das diversas alterações constitucionais vê-se inúmeras mudanças no que diz respeito à trajetória da proteção social no Brasil. No que diz respeito à garantia de recebimentos quanto à aposentadoria, há destaque para o texto da Constituição de 1988. Considerando o material estudado, qual a contribuição da primeira menção à aposentadoria em texto constitucional se comparada à Constituição de 88? 
Resposta: A presença da palavra aposentadoria na Constituição de 1981 preconizou o que resultaria na Lei Eloy Chaves em janeiro de 1923, sendo este o marco inicial da Previdência Social no Brasil. A partir desta lei foram criadas as Caixas de Aposentadoria e Pensões, cuja evolução resultou nos Institutos de Aposentadoria e Pensões, e em seguida no Instituto Nacional de Seguridade Social. Assim, foi fundamental que a expressão da lei trouxesse menção à necessidade de cobertura para situações diversas a que pudessem estar sujeitos os trabalhadores, visto que a aposentadoria era a primeira das previsões possíveis, sendo posteriormente ampliadas para questões de saúde, acidente, morte, entre outros.
Neste tema você aprendeu que a Seguridade Social no Brasil se consagrou a partir de um referencial de desenvolvimento legal, sob influência de padrões de experiências europeias e norte-americanas. Verificou que apesar o sistema econômico praticado tem caráter objetivo sobre as decisões que direcionam a vida dos sujeitos. 
Você pôde identificar os diferentes termos que envolvem a compreensão da formação e fundamentação da Seguridade Social no Brasil e transitar pelos mais diferentes momentos que constituíram a trajetória da proteção social no país. 
Além do que, você foi capaz de compreender de forma crítica o processo sócio-histórico que envolve o tema Seguridade Social no Brasil, ampliando seu conhecimento.
Previdência Social: é um seguro público cuja função é a de garantir que o trabalhador e sua família tenham fontes de renda em caso de perda da capacidade laborativa por algum tempo ou de forma permanente. São casos passíveis dessa cobertura: doença, acidente, maternidade, morte, invalidez e/ou velhice. 
Proteção Social: É a garantia de direitos do cidadão oferecida pelo Estado diante das inseguranças sociais. Parte importante da sociedade não acessa a proteção da família e da comunidade, como ocorriam nas microssociabilidades. Diante das fragilidades dos ciclos da vida, como mulheres em momentos de gravidez, cuidados com os filhos pequenos, em momentos de doenças, perdas, idades avançadas e outras. 
Seguridade Social: De acordo com a Constituição Federal, a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade civil, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. 
Welfare State: Também conhecido como Estado de Bem-Estar Social, serve para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos de um país. 
Política Social: modalidade de política pública de ação de governo com objetivos específicos. 
Neoliberalismo: doutrina proposta por economistas na primeira metade do século XX, na qual o Estado deveria controlar minimamente o funcionamento do mercado. Defende a liberdade de mercado e a restrição das intervenções estatais sobre a economia.

Outros materiais