Buscar

TEMA 06 QUESTIONÁRIO

Prévia do material em texto

TEMA 06
Questão 1: 
A Constituição Federal de 1988 consagrou a retomada do processo democrático no Brasil, depois de mais de duas décadas de ditadura militar. Como estado democrático, o cidadão é partícipe direto na gestão e controle das políticas públicas e das ações do governo. Para isso também foram definidos espaços de participação da sociedade civil, juntamente com o Estado. Assinale a alternativa que corresponde com esses espaços:
a) Secretarias gestoras de políticas públicas, Tribunal de Contas, Associações. 
b) Assembleia Constituinte, Conferências, Secretarias Municipais.
c) PROCON, Audiências Públicas, Ação Popular, Tribunal de Justiça. 
d) Ação Popular, Conferências, Audiências Públicas, Conselhos. 
e) Ação Popular, Conselhos, Ministérios, Igrejas, PROCON.
Resposta: Alternativa D
Questão 2:A fama de apatia, passividade e até bestialidade é uma construção política que desqualifica o comportamento e atitude deste povo, negando as suas lutas, revoltas populares desde o período da colonização até a Constituição Federal de 1988. São marcas destas lutas:
a) A Confederação dos Tamoios em 1562
b) A Insurreição Pernambucana em 1645. 
c) A Inconfidência Mineira em 1789. 
d) A Guerra de Canudos em 1896. 
e) Todas são verdadeiras.
Resposta: Alternativa E
Questão 3: A população brasileira assistiu a um cenário nas décadas de 1980 e 1990 de intensas mudanças no que se refere a questões políticas, econômicas, sociais e culturais. Essas mudanças foram provocadas com a organização, mobilização e pressão de movimentos sociais, que inicialmente desejavam o fim dos 21 longos anos do regime ditatorial militar. Posteriormente a mobilização da sociedade passou a reivindicar
a) Uma Constituição Federal que atendesse às necessidades básicas da população. 
b) A ampliação de vagas em universidades públicas e nos concursos públicos para as minorias. 
c) A organização de espaços de participação da sociedade com a exigência da não participação do Estado. 
d) A elaboração de sistemas únicos, como a política de saúde e a política de assistência social. 
e) O retorno do estado ditatorial militar.
Resposta: Alternativa A
Questão 4: Os espaços participativos se constituem em canais de construção de saberes, pois neles exige-se a convivência com a diversidade de opiniões, posturas e defesas diante do debate político presente. O debate que se exige travar neste espaço pode resultar em consequências nos âmbito coletivos e individual e ainda identificando como espaços de comunicação e interação, em especial entre o poder público e a sociedade. Em que consistem as audiências públicãs
Resposta: As audiências públicas também são espaços de participação e de controle social definidos pelo arcabouço legal de um Estado Democrático de Direito. Os três poderes, formados pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, com a sociedade, utilizam este mecanismo com o objetivo de debater sobre algum assunto que requer ampliar o conhecimento e ainda propor soluções para os problemas apresentados
Questão 5: São vários os artigos da Constituição Federal de 1988 que indicam a participação como forma de acessar os direitos sociais e os direitos políticos. Quais são eles?
Resposta: São várias as referências do direito à participação e controle social que estão registradas na Constituição Federal, entre algumas: 
A seguridade social tem como objetivo: 
Art. 194 - VII– caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. Na Política de Saúde: 
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 
III – participação da comunidade. 
Na Assistência Social: 
Art. 204: As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: 
II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Implementação: Refere-se a um novo processo. No caso utilizado da unidade, indica colocar em funcionamento uma nova proposta, uma nova ação de política pública a partir de algo que já foi implantado e ainda assegura a materialização da proposta implementada. 
Estado de Direito Democrático: É o Estado que assegura o exercício de direitos, tanto individuais como sociais. Neste modelo, todas as ações do Estado devem estar em consonância com a legislação. Como os cidadãos são submetidos às normativas para conviver em sociedade, o Estado também submete-se a determinações legais. No Estado democrático é o povo que tem o poder, este poder se expressa a partir da escolha dos representantes responsáveis para criarem as leis e também pela execução delas. 
Controle social: Refere-se ao acesso dos cidadãos aos processos que informam as decisões no âmbito da sociedade política. Permite participação da sociedade na formulação, fiscalização e controle das regras que conduzem as negociações e a arbitragem sobre os interesses em jogo, além do acompanhamento da implementação daquelas decisões, segundo critérios pactuados. 
Direitos humanos: Esses direitos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião e qualquer outra condição. Toda a população mundial é merecedora dos direitos que incluem a vida e a liberdade, a liberdade de opinião e de expressão, o trabalho e a educação, entre outros. 
Arcabouço jurídico: Refere-se ao conjunto de leis e normas de um ordenamento jurídico de um país. É com a estruturação deste arcabouço que uma sociedade se organiza e que os juristas, os legisladores e os advogados, atuam.

Continue navegando