Buscar

RESUMO COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO:
Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.
RELAÇÃO EDUCAÇÃO COM COMUNICAÇÃO:
Educação e comunicação são áreas com conceitos diferentes, mas que se encontram e se complementam quando o objetivo maior se trata da formação humana de forma ampla, envolvendo o aprendizado mais técnico até os valores para o exercício dos direitos e deveres cidadãos.
(EDUCOMUNICAÇÃO: É JUNTAR QUESTÕES PEDAGOGICAS, DIDÁTICAS DA EDUCAÇÃO COM OS RECURSOS DA COMUNICAÇÃO E A GENTE AMPLIA O QUE A GENTE TEM QUE FALAR COM AS PESSOAS. LIBERTAÇÃO, AUTONOMIA, CIDADÃO.
EDUCANDO E MOSTRANDO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO É UM CAMINHO MAIS FÁCIL.)
COMUNICAÇÃO E O 3° SETOR:
COMUNICAÇÃO: A comunicação sempre foi um dos principais fatores para dar visibilidade, credibilidade e relevância para qualquer produto, serviço, mercado ou negócio, e certamente deve ser trabalhada estrategicamente e vista como a alma da organização, pois ela influência comportamento, estimula compras, muda hábitos, estimula consumidores e não consumidores. A comunicação faz tudo aparecer e, na maioria das vezes, abre espaços, abre portas. E se bem estruturada pela organização, oferece amplas condições para auxiliá-la a estar à frente das demais instituições.
TERCEIRO SETOR: O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
(SLIDE: Pode ser agrupada em três modalidades: (a) comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor; (b) comunicação de empresas com o terceiro setor; (c) comunicação das ONGs, movimentos sociais, associação comunitária e similares.)
PARTICIPAÇÃO DIRETA NA COMUNICAÇÃO:
A comunicação realizada dentro dos movimentos sociais e das organizações de base se norteia pela participação direta das pessoas. No caso dos meios de comunicação populares e comunitários, a participação ocorre na criação do meio, na discussão sobre seu perfil editorial, na produção, difusão de conteúdos e assim por diante.
MOVIMENTO SOCIAL: 
Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
MARCO REGULATÓRIO: 
É um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulam o funcionamento dos setores nos quais agentes privados prestam serviços de utilidade pública. Parece complicado, mas não é. Um exemplo clássico de setor que precisa de marco regulatório no Brasil é o de telefonia. Em 1998, empresas privadas passaram a atuar no ramo e foi necessário o estabelecimento de critérios rígidos para garantir a continuidade, a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados à população.
(NORMATIZAR, CRIAR UM PONTO DE PARTIDA PARA QUE A COMUNICAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEJA REALMENTE OUVIDA, POIS NÓS TEMOS MUITOS PROBLEMAS COM ISSO.
PROBLEMAS COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO: O DIREITO DA INFORMAÇÃO ESTÁ NAS MÃOS DE POUCOS.
EX: A realidade é que cada ser humano se mobiliza por alguma causa com base em preferências pessoais. Um atleta olímpico pode dedicar-se a incentivar os esportes. Uma artista sentirá motivação para incentivar e valorizar a arte. A mãe de uma criança excepcional fará dessa a sua causa. Não quer dizer que essas sejam as maneiras mais eficientes de atuar, nem que esses sejam os problemas mais urgentes da sociedade. Mas, essa é a luta mais eficiente para cada uma dessas pessoas, individualmente, porque é a que as mobiliza.)
TV:
TV PÚBLICA: TV CULTURA.
TV CRESCEU TANTO NAS MÃOS DE POUCO DA ÁREA PRIVADA.
ATÉ QUE PONTO PODEMOS CONFIAR.
NOSSO SISTEMA, O CAPITAL É O LUCRO.
LIGAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COM A CIDADANIA:
A ligação comunitária é uma forma de exercer a cidadania, fortalecer para aqueles que não tem ou que julgam o que não tem, desconhece os seus direitos.
CIDADANIA ATIVA:
É um conceito que se aplica a todas as pessoas que integram e se comprometem com a comunidade. Isto é, o cidadão ativo se encontra absolutamente envolvido em todos os assuntos que correspondem à comunidade que vive e participa. Em contraste a esse cidadão comprometido, existem também aqueles que não participam de nada dentro da comunidade.
GRUPO DE PRESSÃO:
Organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm – exercitando a influência que possuem ou pressionando – nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembleias ou centros de poder político, com o fim de obter um particular, política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar uma decisão importante.
EX: Grupos econômicos; Grupos políticos; Grupos sociais; Grupos em defesa do meio ambiente; Grupos em defesa dos animais; Grupos em defesa dos Direitos Humanos; Grupos espirituais;
Em certas circunstâncias os grupos de pressão se tornam partidos. 
Pode acontecer que um partido de menor importância se submeta a serviço de um grupo de interesse: a este partido tocará a função de ser somente um aliado e de mover-se nos rastros de um grande partido que procura alcançar o Poder. 
AÇÃO DIRETA – quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido). Exemplo: sindicatos (greves); lobbies (ameaça diplomática ou violenta), terrorismo, sequestros.
AÇÃO INDIRETA - A intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sofre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia). Exemplo: pesquisas de opinião dirigidas.
OUTRAS FORMAS DE PRESSÃO:
SABOTAGEM: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima.
BOICOTE: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
OPINIÃO PÚBLICA: É a reação de um público que pode julgar e opinar diante de um fato da atualidade, existindo já uma opinião matriz.
 A pressão pode ser feita através da informação e formação (manipulação e persuasão) com uma intensidade que provoca a reação do público, formando uma opinião pública que faz pressão sobre uma determinada questão.
AVALIANDO APRENDIZADO:
1). Assinale a alternativa correta a respeito de opinião pública:
 Os resultados verificados em pesquisas de opinião pública influenciam as opiniões individuais dos cidadãos.
2). Sobre as rádios comunitárias, indique se as afirmações estão corretas ou falsas:
(V). As rádios podem trabalhar com apoio cultural de grandes empresas.
(F). Rádios comunitárias também são chamadas de rádios piratas.
(V). As rádios comunitárias não são comerciais, ou seja, não vendem espaços publicitários.
(V). A comunidade deve participar da definição da programação e da avaliação do conteúdo dos programas.
(F). Rádios comunitárias têm sinal de longo alcance, podendo chegar a vários municípios distantes da sede da emissora.
3). Ao abordarmos o conceito de comunicação pública, entendemos ser necessário explicitar a compreensão que temos sobre comunicação, frente às distorções entre os significados dos termos informação e comunicação. Ambas estão inter-relacionadas e são necessárias à democracia, mas a comunicação é mais complexa e envolve a subjetividade dos sujeitos, pois ocorre na relação entre eles. Já a informação é a Num momento em que as tecnologias tornam todas as diferenças invisíveis, com a proliferação de informações através da internet, o resgate do significado de comunicação mensagem e faz parte de um projetode comunicação" (WOLTON apud KEGLER, B. et al. Comunicação pública digital: reflexões teóricas para a análise de portais governamentais. Cadernos de Comunicação, v.16, n.1, Jan-Jun 2012. p.133-147)
De acordo com as ideias do texto acima, a comunicação pública
A) ao situar o aspecto relacional da comunicação, desvia-se o foco de uma percepção quantitativa sobre a informação, para salientar a necessidade de sintonia entre os sujeitos em relação e as resistências impostas pelos receptores.
4). Grupos de pressão podem ser compreendidos como "organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm, exercitando a influência que possuem ou pressionando, nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembleias ou centros de poder político, com o fim de obter um particular política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar uma decisão importante". Para atingir seus objetivos os grupos de pressão podem agir direta ou indiretamente das seguintes formas: Marque V (para verdadeiro) e F (para falso).
(F). OPINIÃO PÚBLICA: É a reação de um público que, embora não possa julgar e opinar diante de um fato da atualidade, emite sua opinião.
(V). BOICOTE: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
(V). AÇÃO INDIRETA: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública.
(F). SABOTAGEM: quando são orquestrados atentados e atos de violência.
(F). AÇÃO DIRETA: quando a fase de pedido ou ameaça é feita indiretamente pelo grupo interessada contra o poder oficial.
5). Em plena Guerra Fria, surge o terceiro formato da comunicação. Que formato é esse? Marque a alternativa CORRETA.
A comunicação digital, a comunicação constrói mundos, não precisa mais de modelos externos.
6). Para não renovar a concessão de um canal de TV ou emissora de rádio, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal, terá de aprovar a proposta. Esta seria uma forma de favorecer grupos econômicos poderosos porque:
Facilitar a identificação e perseguição pela mídia dos políticos que votaram contra a renovação.
7). O Conselho de Comunicação no Brasil é motivo de polêmica porque...
A estratégia é a transformação da sociedade, mas para sua efetivação é necessário dar passos concretos na direção do empoderamento social por meio do conhecimento especializado e dos canais de comunicação.
8). Sobre Grupos de Pressão assinale a INCORRETA:
Nas ações indiretas dos Grupos de Pressão, a intenção é clara e objetiva, de forma declarada e sem intermediários como a imprensa.
9). Quais das alternativas definem o conceito de pressão?
Procurar induzir alguém a comportar-se de um certo modo.
10). A imprensa alternativa foi um espaço importante de crítica ao regime militar, de divulgação de denúncias, e de debate das organizações de esquerda. Por meio do humor, da análise política ou da informação, esses jornais e revistas alternativos cumpriram um papel fundamental de oposição e resistência à ditadura no Brasil. Disponível em. Com base no exposto, analise as asserções a seguir: I. Uma das primeiras consequências do golpe militar de 1964 foi o sufocamento da imprensa de esquerda, comunista, socialista, nacionalista. Deixaram de circular imediatamente após o golpe jornais e revistas, como Novos Rumos, Semanário, A Classe Operária, Política Operária, de organizações comunistas, ou Ação Popular, da organização de mesmo nome, e Movimento, da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre muitos outros. PORQUE II. A maioria esmagadora dos meios de comunicação (da imprensa escrita, do rádio e da TV) apoiou a ditadura e se submeteu aos ditames da censura oficial e dos patrões. Mas a imprensa liberal-conservadora que deu sustentação ao golpe, depois de quatro anos, também veio a conhecer a tesoura da censura estatal. Mesmo jornais conservadores, como O Estado de S. Paulo e o Tribuna da Imprensa, foram duramente censurados, principalmente a partir de 1970. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
11). A imprensa local surge com características próprias da cultura interiorana, ou seja, decorrente de uma iniciativa individual, interessada no sucesso econômico do empreendimento, onde se manifestam originalidade e pluralidade de identidades que caracterizam os mais diferentes grupos e sociedades que compõem o Brasil". Tomando como base a afirmação inerente à imprensa local, significa dizer que apenas um dos indicadores representativos desta imprensa é FALSO. Neste sentido, ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA.
(V). A imprensa local interiorana garante: A garantia da liberdade de expressão.
(V). A imprensa local interiorana garante: O pluralismo dos meios de comunicação.
(V). A imprensa local interiorana garante: As diversas formas de manifestação da língua portuguesa, das artes, do conhecimento científico e tecnológico.
(F). A imprensa local interiorana não garante a circulação de diferentes ideias, que circulam nas diferentes classes sociais, fazendo conhecer e disseminar variadas culturas do país.
(V). A imprensa local interiorana não garante: A garantia da presença de todas as culturas nos meios de difusão da comunicação.
12). Sobre Opinião Pública, assinale a alternativa CORRETA:
I. A cobertura midiática e a opinião pública estão fortemente relacionadas.
II. Opinião pública é a pública expressão de consenso e de dissenso com respeito às instituições, transmitida através da imprensa, do rádio, da televisão etc.
III. Opinião pública e movimentos sociais precedem lado a lado e se condicionam reciprocamente. 
IV. A opinião pública faz parte do pensamento das classes mais privilegiadas da sociedade e não afetam as mais pobres.
Somente a alternativa IV está incorreta.
13). Assinale a alternativa que apresenta termos corretos sobre formas de pressão:
Ação direta; Indireta; Sabotagem; Opinião pública;
14.) É correto afirmar quanto a Teoria do Agendamento: (A) O conceito de agendamento apareceu pela primeira vez em um estudo de McCombs e Shaw, EUA (1972). (B) Análise dos efeitos da mídia no eleitorado durante campanhas políticas. (C) Agendamento: valorização de determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas. (D) Walter Lippmann (1922): "os mass mídia são a principal ligação entre os acontecimentos no mundo e as imagens desses acontecimentos em nossa mente" (E) Cohen (1963): "a imprensa pode, na maior parte das vezes, não conseguir dizer às pessoas como pensar, mas tem, no entanto, uma capacidade espantosa para dizer aos seus próprios leitores sobre o que pensar". Assinalar a questão correta:
Somente as questões A, B e C estão corretas.
15). Segundo Marcondes Filho (1977),"é o meio de comunicação que interliga, organiza e atualiza a comunidade para realizar os fins a que ela se propõe". Que tipo de características um jornal comunitário deve apresentar para atender a esses objetivos? Assinale a alternativa incorreta:
(V). Deve valorizar a cultura e tradições locais e não apenas mostrar os fatos negativos que acontecem na comunidade. Desta forma poderia contribuir para o sentimento de pertença e elevação da auto-estima das pessoas do lugar.
(V). Nas matérias publicadas a preocupação com a melhora das condições de vida e reivindicações locais deve ser mais importante que os interesses do mercado, ainda que seja difícil viabilizar economicamente um veículo com essas características.
(F). Deve limitar ao máximo a participação de pessoas da comunidade na produção de conteúdo e nas decisões editoriais, pois a falta de preparo técnico pode ser um entrave para o sucesso da publicação.
(V). Deve permitir que pessoas da comunidade protagonizemas falas e imagens das narrativas publicadas.
(V). Deve buscar a discussão das questões locais e, inclusive, pode tratar de temas que só interessam à comunidade e não teriam espaço na mídia de grande circulação.
16). A comunicação popular e comunitária tem sua origem nos movimentos populares dos anos de 1970 e 1980, tanto no Brasil quanto na América Latina, e seu conceito vinculado aos movimentos e manifestações reivindicatórios, sindicais e libertários, buscando a justiça social. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa incorreta:
Trata-se de um instrumento exclusivamente político para exteriorizar a concepção de mundo de uma comunidade, seus anseios e compromissos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
17). Com relação aos Grupos de pressão e sua atuação na sociedade, pode-se dizer, exceto:
Governam e, por isto mesmo, se interessam pelo governo.
18). A expressão comunicação alternativa, típica dos anos 1960 aos 1980, vem sendo retomada. Ela surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil. Sobre a Imprensa Alternativa é correto afirmar:
A imprensa alternativa representada pelos pequenos jornais, em geral com formato tabloide, ousava analisar criticamente a realidade e contestar um tipo de desenvolvimento.
19). O que é Opinião Pública?
É a reação de um público que pode julgar e opinar diante de um fato da atualidade, existindo já uma opinião matriz.

Continue navegando