Buscar

Noções de Direito Prova Final III

Prévia do material em texto

Noções de Direito – Uniasselvi 
Clecia Nunes de Oliveira 
1 – A posse pode ser entendida como uma situação fática, decorrente de uma relação entre o sujeito e a coisa, é a detenção de algo, nem que seja de forma precária. Podemos tomar de exemplo um indivíduo que pede emprestado uma bicicleta, esta estará em sua posse durante o uso, mesmo que este não possua sua propriedade. Com relação à classificação da posse, analise as sentenças a seguir:	
I – Posse direta é aquela efetivamente exercida sobre o bem.	
II – Um exemplo de posse indireta é a do bem imóvel do locador para com o locatário.	
III – Posse justa tem em si vícios, não permitindo que seu possuidor receba seus frutos, se perder a posse judicialmente. 
IV – Posse injusta tem como fato gerador um ato violento, clandestino ou precário. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As sentenças I, II e IV estão corretas.
( ) As sentenças II, III e IV estão corretas.
( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
( ) As sentenças I, II e III estão corretas. 
2 – Para que uma ação ou omissão seja considerada crime ou contravenção penal, há a necessidade de que se estabeleça explicitamente essa conduta para existir o ilícito penal. Havendo previsão legal para a conduta praticada, estará preenchido qual requisito?
( ) Do devido processo legal.
( ) Da culpabilidade.
( ) Da antijuridicidade. 
( ) Da Tipicidade.
3 – A Constituição Federal de 1988, que tutela o direito à liberdade e o toma como princípio, também estabeleceu medidas específicas para a sua garantia. Uma dessas medidas é o Mandado de Segurança. O que esse mandado visa a garantir?
( ) O direito líquido e certo. 
( ) O direito de acesso a informações.
( ) O direito de ir e vir.
( ) O direito ao patrimônio.
4 – Acredita-se que para manter a paz social é que surgiu o direito, através da previsão de direitos e obrigações impostas às pessoas. O direito brasileiro regula a vida da sociedade através de normas jurídicas, que, após serem aprovadas e publicadas, fazem parte do Ordenamento Jurídico. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) A norma visa não vincular a conduta dos cidadãos.
( ) As normas são estabelecidas para determinadas classes. 
( ) Ninguém pode alegar desconhecimento da Lei para não cumpri-la.
( ) É facultativo o cumprimento da norma.
5 – O Direito Subjetivo se diferencia do Direito Objetivo em razão deste ultimo ser conjunto de normas vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas, publicadas e inseridas no ordenamento jurídico brasileiro. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) O Direito objetivo é a permissão ao individuo fazer valer o seu direito, e o direito subjetivo é uma imposição estatal.
( ) O Direito objetivo é a permissão dada pelo direito subjetivo para o indivíduo fazer valer o seu direito.
( ) O Direito objetivo é obrigatório, pois tem uma norma que o define, enquanto o direito subjetivo é uma faculdade, isto é, o sujeito exerce este direito se quiser, porém usando o direito objetivo. 
( ) O Direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois ambos representam uma faculdade do titular do direito de invocar a lei.
6 – Sociedade empresária é um conceito mais amplo que sociedade comercial, pois visa organizar, a partir de investimentos comuns de mais de um agente, a atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços. As sociedades empresárias são sempre personalizadas, ou seja, são pessoas distintas dos sócios, titularizam seus próprios direitos e obrigações. Sobre sua identificação e qualificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A sociedade empresária combina com fatores de produção.
( ) As sociedades anônimas não são espécies de sociedades empresárias.
( ) As sociedades limitadas são espécies de sociedades empresárias.
( ) A sociedade empresária explora atividade econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V – F – V – V 
( ) F – V – F – F 
( ) F – F – F – V
( ) V – F – F – V 
7 – As fontes do direito são meios pelos quais o Direito manifesta-se, as fontes do direito asseguram a sociedade que o juiz, ao decidir os casos concretos que lhe são postos, não decida pautado em critérios subjetivos, centrado em critérios pessoais, mas, sim utilizando as fontes do Direito. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal doente do direito, nos termos do art. 4º da Lei da Introdução do Código Civil:
( ) Analogia.
( ) Doutrina 
( ) Lei 
( ) Costumes
8 – Os bens, para o direito, são valorosos economicamente, motivo pelo qual o distingue das coisas. No direito são admitidas algumas classificações dos bens. Quanto a essa classificação e sua conceituação, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Bens inconsumíveis são os que podem ser utilizados sem que haja destruição de sua substancia.
( ) Bens acessórios são assim chamados porque independem da existência do outro, não criando relação de dependência. 
( ) Bens singulares são os compostos por varias coisas singulares considerando em conjunto. 
( ) Bens indivisíveis são os que se podem fracionar sem alteração de sua substancia, diminuição considerável de seu valor, ou prejuízo do uso a que se destinam. 
9 – Os relativamente incapazes podem praticar atos sem a presença de seu representante legal. Este ato é válido no momento em que é praticado, mas que pode ser anulado através de uma sentença judicial. Desta forma, os relativamente incapazes possuem algum discernimento e podem expressar sua vontade. Para a qualificação dos relativamente incapazes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Os relativamente incapazes são assistidos.
( ) Os relativamente incapazes serão representados.
( ) Os relativamente incapazes são os excepcionais sem desenvolvimento mental complexo.
( ) Os relativamente incapazes são os prodígios. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) F – V – F – F 
( ) V – F – V – V
( ) V – F – F – V 
( ) F – V – V – F 
10 – O Direito é parte integrante da nossa vida em sociedade, por isso é importante que saibamos sua conceituação e em que momentos ele aparece com maior evidência. Sobre a temática Direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Como consequência da interação social entre os sujeitos aparecem a cooperação, a competição, e até mesmo o conflito que pode ser prevenido e/ou solucionado pelo direito.
( ) O direito se aplica através das normas, que são de cumprimento obrigatório e que objetivam a paz social. 
( ) A moral não tem como finalidade influenciar as normas jurídicas, e sim servir apenas como punição íntima do sujeito. 
( ) O Direito está ligado intrinsecamente à relação do sujeito com o outro, pois a paz em sociedade é um dos ideais a serem alcançados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V – V – F – F 
( ) F – F – F – V 
( ) V – F – V – F 
( ) F – F – V – V 	
11 – As relações de consumo, ou seja, entre fornecedor e consumidor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço, geram um vínculo jurídico dotado de características próprias sobre o qual incide o microssistema denominado “Código de Defesa do Consumidor”. Este Código regula a relação de consumo. Com relação a conceituação apresentada por este Código, analise as seguintes afirmativas: 
I – Consumidores são apenas pessoas jurídicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais.
II – Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de produtos ou prestação de serviços.
III – Consumidores são apenas pessoas jurídicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais.
IV – São considerados consumidores a coletividade de pessoas,ainda que indetermináveis, que ajam intervindo nas relações de consumo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Somente a afirmativa I está correta.
( ) As afirmativas III e IV estão corretas.
( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
12 – Os bens são as coisas materiais ou imateriais que tem valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular. O Código Civil enumerou as diversas classes de bens, sendo que no seu art. 85 definiu o que são bens fungíveis. Desta forma, analise as sentenças a seguir: 
I – São bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Ex.: o dinheiro, ao pegar um valor emprestado, ao devolvê-lo, não é necessário que sejam as mesmas cédulas, e sim o valor correspondente ao empréstimo.
II – São imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. 
III – São moveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. 
IV – São os imóveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
( ) Somente a sentença II está correta. 
( ) Somente a sentença I está correta. 
( ) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
13 – Os bens são as coisas materiais e imateriais que têm valor econômico e que podem servir de de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular. O Código Civil enumerou as diversas classes de bens, sendo que, no seu art. 87, definiu o conceito de bens divisíveis. 
Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) São bens que podem ser fracionados em partes homogêneas e distintas, ou seja, não perdem a sua identidade, ao ser fracionado, mantendo as principais características que o bem inteiro tinha, por exemplo, uma fatia de bolo, apesar de menor, mantém a mesma qualidade do bolo inteiro. 
( ) São os que podem fracionar mas com alteração de sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se refere. 
( ) São os que podem fracionar sem alteração de sua substância, mas com diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se refere. 
( ) São os que não podem ser fracionados sem alteração de sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se refere. 
14 – As normas jurídicas são impostas pelo Estado a fim de manter a paz social, esclarecendo ao sujeito seu modo de agir, o fazer e o não fazer. Além disso, toda norma jurídica possui algumas características próprias, dentre elas a obrigatoriedade de seu cumprimento. Sobre as características da norma jurídica, analise as seguintes afirmativas:
I – Uma das característica é a bilateralidade, ou seja, atribuir poder a uma parte e dever a outra. 
II – A norma também é subjetiva, ou seja, sua publicação depende da vontade daquele que a aplica. 
III – É coercitiva, pois impõe o uso da força em caso de descumprimento espontâneo. 
IV – Via de regra, é editada, a fim de sanar um caso em específico, muito embora também seja aplicada aos demais que se enquadrem. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Somente a afirmativa I está correta.
( ) Somente a afirmativa IV está correta.
( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
( ) As afirmativas I e III estão corretas.
15 – Para constituição da pessoa jurídica, é necessário o registro do estatuto ou contrato no órgão competente. Após o registro, a pessoa jurídica de direito passa a desenvolver suas atividades. Sobre o desenvolvimento dessas atividades, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) A fundação desenvolve atividade econômica objetivando a construção do patrimônio do instituto.
( ) A sociedade empresária desenvolve atividade econômica visando o lucro. 
( ) A associação desenvolve atividade com objetivos comuns econômicos. 
( ) A sociedade empresária simples desenvolve atividade econômica combinando fatores de produção.

Continue navegando