Buscar

Modelo Reportagem (EaD) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NAS ONDAS DO RADIO
	 Ondas sonoras que sobrevivem a era da modernidade, rompendo as barreiras do entretenimento 
Elaine Cristina Furtado Maximiano – 1321101
Fazenda Rio Grande
Por todos os lugares onde passamos em casas, carros, celulares, televisão, o rádio se mantem presente em todos os cantos do planeta. O rádio passou por um processo de desenvolvimento e pode ser considerado um dos meios de comunicação mais importantes do mundo.
O rádio é imediato tem capacidade de transmitir informação em tempo real levando conhecimento, diversão e entretenimento nos lugares mais remotos do planeta. Desde coberturas de guerras, radionovelas, e programas de variedades e músicas.
Ele fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Foi o italiano Guglielmo Marconi quem desenvolveu a tecnologia de transmissão de voz sem fios, ondas eletromagnéticas que poderiam propagar-se no espaço, por isso é considerado o inventor do rádio. No ano e 1895 foi feito o primeiro teste de transmissão de sinais sonoros obtendo sucesso em seus experimentos. Surgiu então o rádio, rompendo todas as barreiras da distância na comunicação.
 Guglielmo Marconi e sua criação 
No dia 07 de setembro de 1922, foi feita a primeira transmissão de rádio no Brasil, dia da comemoração do centenário da independência do Brasil com discurso do então presidente Epitáfio Pessoa, na cidade do Rio de Janeiro com equipamento instalado no alto do Corcovado.
 Assim sendo, o brasileiro acorda e liga o rádio! Daí em diante, ele não é mais o mesmo os acontecimentos considerados destaque da sua cidade, estado, do Brasil e do mundo chegam-lhe através de seu noticiário radiofônico preferido. (Blois,1996)
No ano de 1923, Roquete Pinto fundou a Radio Sociedade do rio de janeiro a primeira emissora regular do país, a programação sempre esteve ligada a cultura, músicas e as artes.
Este equipamento de comunicação da época encantou e mudou a vida das pessoas, que passavam a organizar seus horários para ouvir as radionovelas e programas de auditório, a família tinha encontro marcado em torno do rádio para compartilhar emoções.
Nos anos 30, criou-se a voz do Brasil pelo departamento de propaganda e difusão cultural do governo. Programa esse que se tornou obrigatório até os dias de hoje. Anos 40 a Rádio Nacional passou a fazer parte do patrimônio nacional, com grandes audiências das radionovelas.
um dos primeiros aparelhos de radio 
Nos anos seguintes foram marcados pela inovação tecnológica, com equipamentos menores e mais leves como o rádio portátil. Começaram a funcionar as rádios de frequência modulada, as FM’S que são canais abertos dedicados à música, atendendo e dialogando com ouvintes.
 A partir de 1970 as inovações são percebidas pela modificação dos aparelhos que começaram a ser comercializados em dispositivos híbridos que conjugavam inicialmente rádio e toca discos, e depois rádio, toca discos e toca fitas, o popular “três em um”. A tecnologia que permitia a gravação em fitas cassetes de programas ou músicas veiculadas ao rádio
 Já em 1984 a Sony cria o Discmam que reproduzia cds e seria o novo Walkman. Em 1997 foi lançado o aparelho que revolucionou a música o mp3, e em 2001 surge a web radio, possibilitando a globalização musical. E em 2005 o primeiro celular com radio surgi no brasil.
 Discman da Sony
O Rádio Atualmente 
O Rádio resisti a febre da televisão a chegada dos computadores e hoje em dia luta bravamente para se manter ativo em um mundo de tecnologia móvel e mais ágil. 
Com a chegada da internet mudanças significativas ocorrerão no rádio tradicional, o ouvinte online possui acesso a toda programação do rádio em tempo real. Como a inovação não pode parar foi criada a web radio, que é um serviço de transmissão de áudio via internet, é possível ouvir via internet emissoras do mundo inteiro.
“O ouvinte online possui acesso a toda programação da rádio em tempo real através de um link, o rádio exige somente um dos sentidos humanos, a audição, o que permite a sua presença ao lado do homem em qualquer circunstância” (CARVALHO, 1998, p.23)
 Interior de estúdios modernos
Percebe-se que o rádio é um meio de comunicação da informação e do entretenimento das pessoas. O rádio nos oferece serviços no campo do conhecimento e há mais de um século faz história e estabelece vínculos mediadores com pessoas em diferentes lugares. Nas ondas do rádio estamos todos ligados.
Referências bibliográficas: 
Rádio, inovação, tecnológica. Disponível em: <https://gabrielasteigleder.wordpress.c om/2008/02/28/inovacoestecnologicas-radio-1990-1950/> Acesso em: 15 mai. 2017
Evolução do rádio. Disponível em: <http://brasileiros.com.br/2012/09/radio -o-aparelho-que-revolucionou-omundo/> acesso em: 15 mai. 2017

Outros materiais