Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COBIT e ITIL
O COBIT é um modelo e uma ferramenta de suporte que permite aos gerentes suprir as deficiências com respeito aos requisitos de controle, questões técnicas e riscos de negócios, comunicando esse nível de controle às partes interessadas.Ele se preocupa principalmente em orientar as organizações na implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI.
Se baseando em cinco princípios que orientam as decisões dentro da empresa:
• Atender as necessidades dos interessados;
• Cobrir a empresa de ponta a ponta;
• Aplicar um único quadro integrado;
• Habilitar uma abordagem holística;
• Separar governança e administração.
Mas para conseguir isso, COBIT conecta metas de negócios com metas de TI, por meio de um guia para modelos e padrões de maturidade. Ele também atribui objetivos e obrigações para as empresas e para os líderes da TI.
O ITIL é um conjunto de melhores práticas para operação e gerenciamento de serviços de TI sob a perspectiva da geração de valor ao negócio que provou que possui uma estrutura útil em todos os setores tendo em vista a sua adoção em várias empresas de gerenciamento de serviços.Estes processos cobrem todos os aspectos de gerenciamento da infraestrutura de TCI desde a identificação dos requisitos do negocio, passando pelo projeto e implementação até o suporte e manutenção dos componentes da infraestrutura e serviços de TI, tendo os principais processos são: 
• Projeto e Planejamento: relacionados com a criação e melhoria da solução de TCI. 
• Implantação: relacionado com a implantação da solução de TCI e ou de negocio conforme planejado e com o impacto mínimo nos processos de negocio. 
• Operação: refere-se á operação e a manutenção diária da infraestrutura de TCI. 
• Suporte Técnico: refere-se á estruturação e sustentação de outros processos para garantir os serviços implantados.
O ITIL e COBIT fornecem o quadro de trabalho perfeito para gerir e orientar ações eficazes na TI de uma organização e, consequentemente, apoio a áreas de negócio. Isso porque a ITIL promove boas práticas e fornece as orientações necessárias para que os provedores de serviços de TI os gerenciem. O que realmente diferencia ambos frameworks é sua aplicação. Para empresas e profissionais de TI que precisam atender às necessidades do negócio na área de serviços em TI, tanto COBIT quanto ITIL podem servir bem. Adaptar e aproveitar os pontos fortes de ambos os frameworks, de acordo com seu uso, ajudará na resolução de problemas e no suporte a conquista de metas comerciais.	
O ITIL fornece muitas orientações detalhadas sobre processos, seu foco em governança e definição de metas é fraco. Por outro lado, COBIT é muito forte nesses aspectos, mas deixa a desejar no que se refere à implementação de projetos. ITIL e COBIT se diferenciam principalmente porque o primeiro pode ser visto como uma forma de gerenciar os serviços de TI ao longo de seu ciclo de vida e o segundo trata-se de uma estratégia para gerar a máxima criação de valor por meio dos investimentos de TI. Por isso dizemos que COBIT é mais amplo que ITIL em seu escopo.
				
				Estudo de Caso
Para análise do estudo de caso conclui-se que a empresa Helloworld, utilizou
 uma abordagem de procedimentos na definição de seus processos
 operacionais, apresentando uma grande similaridade aos processos do COBIT
 e ITIL. As ferramentas de gerenciamento utilizadas serviram para automatizar
 parte dos procedimentos estabelecidos em seis processos operacionais, que
 foram definidos a partir de seus objetivos de negócios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando