Buscar

A Inclusão digital por meio da Informática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Inclusão digital por meio da Informática: Planejamento e implantação na UNILAB Campus São Francisco.
Resumo
Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Trata-se de um projeto de inclusão Sócio-Digital, que propõe propostas para o desenvolvimento e transformação de jovens, adultos e idosos carentes de recursos e em situação de risco social, residentes nas comunidades periféricas dos municípios do entorno da universidade, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.
Objetivos
Contribuir no processo de inclusão sócio-digital de jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social no município de São Francisco do Conde e regiões vizinhas, bem como proporcionar experiência prática por meio de curso de informática, visando a qualificação profissional e a inserção ao mundo do trabalho. 
Específicos
1. Promover a inclusão sócio-digital e melhorar a formação profissional de jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, através de:
Promoção de cursos de noções básicas de Informática;
Promoção de oficinas
Promoção de palestras sobre noções básicas de inclusão digital, cidadania e desenvolvimento social.
Sustentável e segurança no uso da Internet.
Promoção ao corpo discente:
Um ambiente propício ao desenvolvimento da prática laboral do saber técnico especializado necessário a possibilidade de inclusão digital. 
Difusão do conceito de informática.
Criação de novas oportunidades de trabalho e identificação dos potenciais de formação discente.
O PROBLEMA
A vida do homem tem mudado consideravelmente com o avanço das tecnologias da informação. O uso do computador, seja para edição de textos, envio de mensagens ou pesquisas na área de saúde e educação e outros, é cada vez mais comum. Porém, o avanço tecnológico que tanto tem beneficiado a população mundial, também é responsável pelo surgimento de uma nova classe de socialmente excluídos: os excluídos digitais, ou, coloquialmente falando, “analfabetos funcionais”. Essa exclusão tem, dia após dia, diminuído as oportunidades de desenvolvimento e crescimento dessas pessoas.
Referenciais Teóricos
A exclusão digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, história e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais. As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.
Em contraste à exclusão digital, temos a inclusão digital que é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A idéia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.
A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes consequências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias.
Pierre Lévy, filósofo francês, pensador da área de tecnologia e sociedade, afirmou que: “toda nova tecnologia cria seus excluídos”. Com essa afirmação não está atacando a tecnologia, mas quer lembrar que, por exemplo, antes dos telefones não existiam pessoas sem telefone, do mesmo modo que antes de se inventar a escrita não existiam analfabetos.
Com relação ao uso da mídia como via de acesso para aquisição e concretização da cidadania, percebe-se a existência de algumas iniciativas, no entanto, essas iniciativas ainda são pouco abrangentes quando se considera toda a potencialidade que poderia ser explorada neste sentido.
Metodologia
Curso de Inclusão Digital: As aulas serão interativas, com explanação teórico-prática. O curso visa o ensino de conhecimentos básicos de informática tais como :internet; editor de texto; planilha eletrônica; uso do software livre. O curso será ministrado, preferencialmente, com supervisão de professores parceiros do projeto, e será aplicado em duas turmas distintas. Cada turma ofertará 20 vagas, com carga horária total de 40 horas por turma, e serão ministrados preferencialmente no período da tarde nas instalações da UNILAB . Serão oferecidos um total de 2 turmas do curso em um período de 06 meses.
b) Oficinas Interativas: As oficinas terão temas ligados à área de atuação do Projeto e serão realizadas de forma interativa, com apresentação de vídeos, slides e produções experimentais por meio do uso da informática com duração mínima de 8 horas.
c) Palestras Educativas - As palestras serão expositivas, informativas e dialogadas, promovendo debates e reflexões com aproximadamente 1 hora de duração. Deverão ser abordados temas ligados ao uso da informática, mundo do trabalho e inclusão digital.
d) Divulgação dos resultados: No final do projeto será realizado um Workshop onde serão apresentados os resultados
do Projeto e discutido ações futuras.

Outros materiais