Buscar

Questionário Fisiologia

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
FISIOLOGIA CARDIO-VASCULAR – Prof. CARLA LANNA
Nome:
QUESTÕES:
1)Como é formada e qual a função da microcirculação ?
R: A microcirculação é o segmento da rede vascular que perfunda os tecidos corporais, constituída pelos vasos mais estreitos da circulação (arteríolas, capilares e vénulas). A função é de transporte de nutrientes, remoção dos metabólitos celulares e remoção dos metabólitos celulares.
2) Descrever o endotélio capilar e como as diferentes substâncias são capazes de atravessá-lo.
R: Os capilares, que são os vasos mais estreitos (diâmetro:510 μm) e pequenos da rede circulatória, estão reduzidos a uma monocamada endotelial (de epitélio escamoso), envolvida por uma camada fibrosa muito fina (membrana basal) e células contrácteis (pericitos). Não possuem adventícia nem camada média e, portanto, não têm inervação. A membrana basal subjacente ao epitélio capilar pode configurar três tipos, com localização electiva em determinados órgãos: contínuo, fenestrado ou descontínuo. No tipo contínuo (p.ex., pele, pulmões, músculo esquelético, sistema nervoso central) a membrana basal não tem interrupções de continuidade, o que limita as trocas apenas a moléculas pequenas, como as de água e iões, através das estreitas junções intercelulares. O tipo fenestrado (p.ex., glomérulos renais, glândulas exócrinas, mucosa intestinal) caracteriza -se por apresentar poros ou perfurações (di- âmetro 6080 nm) que possibilitam a passagem de moléculas pequenas. O tipo descontínuo, ou sinusoidal (p. ex., fígado, medula óssea, baço) é o mais permeável a moléculas de maiores dimensões (p.ex. proteínas séricas) e células sanguíneas (eritrócitos e leucócitos) através das aberturas da membrana basal (diâmetro: 3040 μm) e dos intervalos das junções intercelulares do endotélio.
3) Como ocorre o fluxo de sangue pelos capilares ?
R: Fluxo é intermitente devido a contração das arteríolas e dos esfíncteres pré-capilares. Vários fatores interferem, como a concentração tecidual de 02. Existem capilares mantendo uma pressão capilar média e uma intensidade média de fluxo sanguíneo para a transferência de substâncias dos capilares para o líquido intersticial.
4) Relacionar peso molecular e permeabilidade de uma substância.
R: Quanto maior o peso molecular, menor será a permeabilidade da substância através da membrana capilar, porque seu tamanho será maior, dificultando a passagem das moléculas pelas paredes capilares.
5) Descrever o líquido intersticial.
R: Este fluído é uma solução aquosa clara e transparente presente entre as células de organismos multicelulares e é composto por aminoácidos, açúcares, ácidos graxos, coenzimas, neurotransmissores, sais, produtos residuais das células e também por hormônios. A composição do fluido depende das trocas entre as células do tecido biológico e do sangue. Isso significa que o fluido intersticial tem uma composição variada em diferentes áreas do corpo.
6) Como as forças osmóticas, hidrostáticas e coloidais determinam o movimento de líquido através da membrana capilar ?
R: As “forças de Starling” definem se o líquido se moverá do sangue para o líquido intersticial ou ao contrário. A pressão capilar (Pc) tende a forçar o líquido par fora através da membrana capilar. A pressão do líquido intersticial (Pli) tende a forçar o líquido para dentro através da membrana capilar quando a Pli for positiva, mas para fora quando a Pli for negativa. A pressão coloidosmótica plasmática capilar (Pp) tende a provocar a osmose de líquido para dentro. A pressão coloidosmótica do líquido intersticial (Pli), tende a forçar a osmose de líquido para fora através da membrana capilar. Se a soma dessas forças – a pressão efetiva de filtração – for positiva, ocorrerá filtração de líquidos pelos capilares. Se a soma for negativa, ocorrerá absorção.
7) Explicar as pressões: Hidrostática, Osmótica, Oncótica e Coloidosmótica.
8) Como estas pressões regulam o fluxo de água entre os capilares, líquido intersticial e linfáticos ? Como pode ser formado o edema?
R: A pressao osmotica é originada pela presença de moléculas proteicas no sangue e no fluido intersticial. A pressão osmótica movimenta o fluido do interstício em direção ao capilar. Seu valor médio é de 28 mmHg nos extremos dos capilares. A pressão osmótica intersticial representa a força oposta, que tende a retirar fluido dos capilares. Seu valor médio é de 6 mmHg nos extremos dos capilares.Na microcirculação, existe um grande conjunto de forças que tende a promover a passagem de líquido da luz do vaso para o interstício, e do interstício de volta para a luz do vaso. A primeira é a pressão hidrostática , é a pressão que impulsiona o fluido pela membrana capilar, em direção ao interstício. A pressão média no capilar arterial é de cerca de 30 mmHg e no capilar venoso de 15 mmHg. A pressão hidrostática intersticial é a que tende a movimentar o fluido de volta para os capilares. Quando um indivíduo fica em pé, a pressão hidrostática aumenta nos membros inferiores e diminui na cabeça. 
Se houvesse apenas a presença da pressão hidrostática, haveria um grande edema contínuo, com perda constante de líquido para o interstício. Curiosamente, à medida que há extravasamento de líquido (plasma) de dentro do vaso, as proteínas do sangue aumentam, proporcionalmente. As proteínas exercem uma força, a pressão coloidosmótica ou oncotica, que é a força de atração de água exercida pelas proteínas. Na medida em que o sangue chega à porção arteriolar do capilar, a pressão hidrostática do vaso é superior à pressão coloidosmótica, de forma que contribui para o extravasamento de líquido para o interstício.
9) Descrever os capilares linfáticos e a sua função.
R: Em anatomia, capilares linfáticos são vasos linfáticos de pequena espessura presentes em quase todos os tecidosdo corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos.
Originam-se nos espaços intercelulares, tem fundo cego. Não há contato direto entre seu conteúdo e o liquido intercelular, ou as células dos tecidos. Infiltram-se entre estas devido a suas paredes serem extremamente finas facilitando a permeabilidade, que é maior do que a dos capilares sanguíneos.
Uma parte desse líquido intercelular retorna aos capilares sanguíneos, carregando gás carbônico e resíduos diversos. Outra parte – a linfa – é recolhida pelos capilares linfáticos. Os capilares linfáticos transportam a linfa até vasos de maior calibre, chamados vasos linfáticos. Esses vasos semelhantes às veias, por sua vez, desembocam em grandes veias, onde a linfa é liberada, misturando-se com o sangue. Ao longo do seu trajeto, os vasos linfáticos passam pelo interior de pequenos órgãos globulares, chamados linfonodos. Os vasos linfáticos passam ainda por certos órgãos, como as tonsilas palatinas (amídalas) e o baço.
10) O que é como é formada e como circula a linfa ?
R: A linfa é um fluido transparente, que impregna o corpo, que é produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo, contendo oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos.[1]A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
É produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.
11) Quais as pressões que interferem no fluxo da linfa ? Como ela é bombeada ?
R: A diferença de pressão determina uma constante sobra de líquido (cerca de 1/10 do líquido difundido) que é a LINFA.  A LINFA é, portanto, um líquido claro, ricoem proteínas, que volta a integrar-se ao sangue venoso após transitar pelo sistema linfático.
 linfa se origina de um transudato capilar, mas, também pode se formar a partir da absorção intestinal de gorduras. Desta forma, a filtração capilar se dá por pressão hidrostática e ao filtrado se soma os produtos do meio extracelular que apresentam partículas de tamanho variável (como glóbulos de gordura, restos celulares, germes que invadem os tecidos) que ficam impedidas de retornar aos vasos venosos capilares (poros pequenos).
O sistema linfático não é um sistema fechado como o circulatório. Assim sendo, não existe bombeamento eficiente como aquele determinado pelo coração.  Entretanto, observa-se a existência de uma bomba linfática onde a distensão da parede do vaso entre duas válvulas subseqüentes faz com que haja contração da musculatura lisa dos vaso linfático e isto propulsiona a linfa para o espaço seguinte, e assim sucessivamente até que chegue a grande circulação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes