Buscar

Tipos de Recrutamento e Técnicas de Seleção

Prévia do material em texto

Nos dias de hoje o mercado de trabalho se encontra com muita procura de trabalho e pouca oferta de emprego:
Critério de seleção mais rigorosa
Pouco investimento em recrutamento.
Quando o mercado de trabalho está em situação de oferta significa que existe muito emprego e pouco candidato.
Investimento em recrutamento para atrair candidatos.
Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos.
O recrutamento interno é o processo de seleção feito dentro da própria empresa contratante, ou seja, a empresa procura alguém dentro do seu quadro de colaboradores para preencher determinada vaga. Suas principais vantagens são:
Custos menores do que o recrutamento externo;
Candidatos com perfis já conhecidos pelos gestores;
Candidatos que já conhecem a empresa, seus processos e cultura empresarial;
O recrutamento interno também traz algumas desvantagens:
Alguns candidatos podem ter uma queda de produtividade devido à expectativa gerada pela mudança de cargo;
Os colaboradores que não foram aprovados no processo seletivo podem sentir-se frustrados, desmotivados e desvalorizados ao não obterem a vaga desejada;
A disputa pela posição pode gerar conflitos dentro da equipe;
O recrutamento externo acontece quando uma empresa procura preencher uma vaga com um profissional que não está em seu quadro de colaboradores. Esta modalidade traz algumas vantagens.
Maior quantidade de candidatos e consequentemente mais opções de escolha;
A seleção do novo profissional pode ser mais exigente;
Aquisição de novas ideias e métodos de trabalho que podem ser bastante produtivos para a empresa;
Maior diversidade de vivências e experiências na equipe.
O recrutamento externo traz também algumas desvantagens, tais como:
Diminuição da “lealdade” da equipe;
Costuma ser um processo mais demorado que o recrutamento interno;
Colaboradores que contavam com uma promoção podem ficar ressentidos e frustrados.
Misto
O processo misto nada mais é do que a junção do recrutamento interno com o externo. Talvez seja o tipo de seleção mais bem-visto, pois além de trazer novas ideias para a empresa, não exclui os colaboradores das novas oportunidades.
Ele pode ocorrer de duas formas: concorrência em pé de igualdade, quando candidatos externos e internos disputam a mesma vaga, ou por um processo com cotas. Nesse caso, as novas oportunidades são direcionadas aos colaboradores e outra parte a novos profissionais.
Estamos com uma novo mentados de recrutar, se chama recrutamento online, candidatos pela web, ou seja, é a parte inicial de um processo seletivo. Para isso, as empresas anunciam suas vagas em sites especializados como: Catho, Sine, BNE, Vagas, Manager e Empregos, por exemplo, e cada vez mais em grupos no Facebook, Linkedin e também no WhatsApp.
Como todos estamos sempre conectados, esta opção se tornou uma forma mais rápida de comunicar as vagas e de captar possíveis candidatos interessados em participar de uma entrevista de emprego.
Algumas das vantagens
Diminuir custos
Acelerar o processo de seleção de pessoal
Algumas Desvantagem 
Detalhes do comportamento pouco evidentes
Desmotivação dos candidatos não selecionados
Técnicas de seleção 
Entrevista totalmente padronizada 
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista - procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas (ou mais) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade.
Dinâmica de grupo - São diversas atividades aplicadas com o objetivo de analisar o desempenho do candidato em equipe e detectar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido pelo candidato. Durante as atividades, o selecionador observa o desempenho de cada integrante. 
Provas situacionais – São simulações de problemas rotineiros ocorridos na empresa em que o candidato deverá atuar como se já estivesse contratado. Quanto mais alto o cargo, menor a possibilidade de o selecionador aplicar testes como esses. Eles são bastante utilizados para a contratação de trainees e estagiários.
Avaliação psicológica - São diversos testes aplicados durante o processo seletivo para analisar aspectos da intelectualidade, personalidade e a coordenação motora do candidato. Nem todas as empresas aplicam testes deste tipo. Eles não são eliminatórios, podem parecer estranhos, mas sempre seja sincero nas respostas. Nunca menospreze ou se recuse a fazê-los. Eles são apenas formas de confirmar o resultado das entrevistas e visam auxiliar os selecionadores a escolher o melhor perfil. Lembre-se, não há respostas certas ou dicas para preenchê-los. Use apenas a sinceridade. 
Processo de seleção 
Anúncio – É uma declaração pública de uma empresa indicando a necessidade de contratar um profissional para atuar em um cargo específico. Esta declaração acontece de forma direcionada – jornal, internet, fontes – visando atingir especificamente o perfil desejado nesta vaga, considerando uma verba de divulgação previamente estabelecida. 
Fonte – São empresas ou base de dados que podem disponibilizar os currículos do profissional com o perfil ideal que a empresa busca. Os bancos de currículos podem ser da própria empresa, dos sites de empregos ou instituições de ensino. 
Triagem – É a análise dos currículos. O objetivo é escolher os melhores perfis analisando os históricos escolares, de empregos anteriores, identificar as habilidades necessárias. Triagem agrupou de 10 profissionais que são contatados por telefone para uma verificação inicial das características. Considerando o risco de ser descartado sem uma entrevista formal, recomendo extremo cuidado neste primeiro contato. Você tem apenas um minuto para “encantar” o selecionador. Etapa eliminatória 
Entrevista – É realizada com quem passou pelo processo de triagem que reduziu o número de candidatos á 8. A entrevista visa aprofundar as informações do currículo e entender as aspirações do candidato. 
Dinâmica de grupo - Diversas atividades aplicadas com o objetivo de analisar o desempenho do candidato em equipe e detectar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido pelo candidato. Durante as atividades, o selecionador observa o desempenho de cada integrante. 
Foi a última fase da imprevista foi clarificaria. 
A empresa TR7 já tem 3 funcionários 
1 Caixa 
1Cozinheiro
1 Garçom 
Contatamos mas 4
1 Garçom 
1 Caixa
1 Gerente 
1 ASG
Referencias 
http://www.venki.com.br/blog/fluxograma-de-recrutamento-e-selecao/
https://impulse.net.br/capacitacao-externa-interna/

Continue navegando