Buscar

atividade estruturada 1

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA - 1
1- OBJETIVO
O objetivo desta atividade é: Exemplificar a utilização das estatísticas, dando exemplo de população e variáveis. 
2- INTRODUÇÃO
A estatística é um conhecimento que se utiliza teorias de probabilidade, para se explicar certos resultados, estudos e experimentos. A estatística tem como finalidade recrutar, analisar e organizar dados, para assim determinar e explicar resultados. 
a) - DOIS EXEMPLOS DA UTILIZAÇÃO DA ESTATISTICA:
Eis os campos onde o estatístico atua no mercado:
Indústria
Aprimora o processo de fabricação, testando a viabilidade econômica, faz os ajustes no processo de fabricação dos produtos necessários.
Orgão do governo
ECT, IBGE, SERPRO e DATAPREV são alguns dos órgãos governamentais em que a estatística atua também trabalha nas declarações de impostos de renda. Na secretaria da Fazenda.
Exemplo clássico: Até numa fila de banco a estatística contribui, foi descoberto que a fila única diminui o tempo médio de espera.
Hospitais e instituições de pesquisas médicas
Os estatísticos estão trabalhando lado a lado com os médicos, examinando a confiabilidade de testes clínicos, estabelecendo padrões de referência, determinando os fatores de riscos de doenças, comparando tratamentos, planejando experimentos clínicos controlados, estudos de caso e estudo prospectivos.
Empresas de pesquisas de opinião de mercado
Lida com levantamentos de audiência de programas de televisão, testes de novos produtos e pesquisas para determinação do perfil dos consumidores.
b)- EXEMPLO DE UMA POPULAÇÃO E EXEMPLO ( PELO MENOS UM DE CADA) DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS ( NOMINAIS E ORDINARIAS) E VARIÁVEIS QUANTITATIVAS ( DISCRETAS E CONTINUAS) ORIGINÁRIAS 
DESSA POPULAÇÃO.
Por exemplo, considere uma pesquisa para estudar o peso dos 1000 alunos de uma academia de ginástica. Digamos que sejam escolhidos 50 indivíduos e que seus respectivos pesos sejam anotados. A variável aleatória a ser observada é "peso". A população é formada pelos 1000 alunos, e a amostra é formada pelos 50 alunos cujos pesos foram medidos. O que se espera é que esta amostra, se adequadamente escolhida, tenha características semelhantes (chamadas de parâmetros) à da população em estudo.
Variáveis Quantitativas
As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas.
- Variáveis discretas: a variável é avaliada em números que são resultados de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
- Variáveis contínuas: a variável é avaliada em números que são resultados de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais e devem ser medidas por meio de algum instrumento. Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Variáveis Qualitativas 
As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais.
- Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
- Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).
Entretanto, as distinções são menos rígidas do que a descrição acima insinua. Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa.
Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal). Outro exemplo é o peso dos lutadores de boxe, uma variável quantitativa (contínua) se trabalharmos com o valor obtido na balança, mas qualitativa (ordinal) se o classificarmos nas categorias do boxe (peso-pena, peso-leve, peso-pesado, etc.).

Continue navegando