Buscar

PIM III Versão 3

Prévia do material em texto

27
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE GESTÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA
PIM - III
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores Tecnológicos
 	
SÃO PAULO / SP
2016
BARBARA THAYNA MESALINO DOS SANTOS C64226-6
GABRIELLE CRISTINA SILVA MELO C661DD-2
JULIA MAGALHÃES BEZERRA C18IJE-2
LEANDRO TEIXEIRA LOPES C60861-0
WILLIAM SANTOS BONIFÁCIO C51372-5
PIM - III
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores Tecnológicos
Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à Universidade Paulista – UNIP, objetivando conhecimentos a logística aplicada na empresa ABC Instrumentos Cirúrgicos.
Orientador: Prof. Demésio Carvalho de Sousa
SÃO PAULO / SP
2016
TERMO DE APROVAÇÃO
BARBARA THAYNA MESALINO DOS SANTOS C64226-6
GABRIELLE CRISTINA SILVA MELO C661DD-2
JULIA MAGALHÃES BEZERRA C18IJE-2
LEANDRO TEIXEIRA LOPES C60861-0
WILLIAM SANTOS BONIFÁCIO C51372-5
Projeto Integrado Multidisciplinar objetivando a obtenção do grau superior em Curso de Gestão Tecnológica da Universidade Paulista, na área de Logística.
Aprovada em: / / 2016. 
_________________________________
 Avaliador 
__________________________________
Avaliador
__________________________________
Profº. Demésio Carvalho de Sousa
Orientador
Agradecimentos
À Universidade Paulista UNIP.
À Coordenação do Curso de Gestão Tecnológica em Logística.
Ao orientador Prof. º Demésio, pelo acompanhamento pontual e competente.
Aos Professores do Curso de Gestão Tecnológica em Logística.
À Diretoria e Gerência da ABC Instrumentos Cirúrgicos. A todos os que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste Projeto.
SUMÁRIO
RESUMO
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
1. DESCRIÇÃO DS EMPRESA
1.1 Ramo de atividade
1.2 Contrato social
1.3 Missão, Visão e valores
1.4 Organograma
1.5 Produtos e serviços
1.6. Máquinas, equipamentos e materiais
1.7 Clientes, concorrentes e fornecedores
1.8 Segmento no mercado
1.9 Plano de marketing
1.10 Análise SWOT
2. DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
2.1 TPOL
2.1.1 Conceito
2.1.2 Tecnologias utilizadas na empresa
2.2 MAM
2.2.1 Atividade de armazenagem
2.2.2 Layout
2.2.3 Estoque de segurança e estoque Máximo
2.2.4 Ponto do pedido
2.2.5 Modais de transporte
2.2.6 Embalagens
2.3 CD
2.3.1 Conceito
2.3.2 Funções do CD
2.3.3 Recebimento
2.3.4 Movimentação
2.3.5 Armazenagem
2.3.6 Separação do pedido
2.3.7 Expedição
2.4 Ética
2.4.1 Código de ética
3. PLANO DE NEGOCIOS
3.1 Estudo da viabilidade
3.2 Conceito do código de barras
3.3 Tempo de implementação
3.4 Vantagens e desvantagens
3.5 Planejamento financeiro
3.6 Custo do processo
3.7 Prazo e taxa de retorno sobre o investimento
3.8 Resultado esperado do planejamento
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
RESUMO
O trabalho a seguir, tem como tema Plano de Negócios com objetivo de implementar o código de barras. A empresa escolhida para realização do trabalho foi a ABC Instrumentos cirúrgicos que está no ramo há 30 anos. Realizado em 2016 por estudantes em Gestão de Logística da Universidade Paulista UNIP, apresenta desde o início da empresa, sua cultura organizacional, através da missão, visão e valores, relativas à viabilidade da criação ou implementação deste negócio, integrados com os conhecimentos necessários para realizar tal projeto. Além do Plano de Negócios, serão abordadas as matérias principais como Movimento e Armazenagem de Materiais, Ética e Legislação, Matemática Financeira, Cadeia de Suprimentos e Tecnologia do Planejamento Logístico, concluindo o Projeto Integrado Multidisciplinar do 3º Semestre. Ao investir na inovação e na melhoria de seus produtos e processos, é possível observar que as metas e objetivos farão que a ABC, continue sendo uma das maiores e principais referências, no mercado de instrumentação cirúrgica para o ramo cirúrgico e odontológico.
Palavras chave: Plano de negócios, Instrumentos cirúrgicos, código de barras.
ABSTRACT
The following work has the theme Business Plan in order to implement the barcode. The company chosen to carry out the work was ABC surgical instruments that are in the business for 30 years. Conducted in 2016 by students at Paulista University of Logistics Management UNIP, has since the beginning of the company, its organizational culture, through the mission, vision and values, on the feasibility of the creation or implementation of this business, integrated with the knowledge required to perform such a project. In addition to the Business Plan, the main raw materials as Movement and Storage, Ethics and Law, Financial Mathematics will be addressed, Supply Chain and Logistics Technology Planning, concluding the Integrated Project Multidisciplinary 3rd Semester. By investing in innovation and improvement of its products and processes, you can see that the goals and objectives will the ABC, continues to be one of the largest and main references in surgical instrumentation market for surgical and dental industry.
Keywords: Business plan, surgical instruments, barcode.
INTRODUÇÃO
A empresa ABC Instrumentos Cirúrgicos importa, exporta e faz acabamento de instrumentos cirúrgicos e odontológicos. A empresa tem como objetivo entrega ágil e eficaz dos produtos, visto a necessidade de urgência com que geralmente são feitos os pedidos.
O mercado de instrumentação cirúrgica, é um ramo em ascensão, como confirma o site Brazilian Health Devices, que é um projeto da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), onde demonstra que o mercado teve um crescimento de 72% entre 2007 e 2013.	
O Plano de Negócio tem como objetivo traçar um plano para quem deseja iniciar, ampliar ou inovar um processo na empresa. O tema escolhido nesse trabalho é a introdução de código de barras, visando a agilidade, otimização do processo e identificação única para os produtos.
Foram abordadas neste trabalho matérias específicas como Éticas e Legislação, Movimentação e Armazenagem, Centro de distribuição, Matemática Financeira e Tecnologia do Planejamento Logístico, sendo a última utilizada como matéria base para desenvolvimento do Plano de Negócios.
O trabalho foi desenvolvido a partir da identificação do problema e solução, para apresentação do projeto foi realizado estudo do caso com planejamento de marketing, operacional e financeiro, além de apresentar o tempo que a empresa precisará para ressarcir o valor investido, verificando a viabilidade do projeto.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA 
A ABC Instrumentos Cirúrgicos foi fundada em 15 de outubro de 1987, pessoa jurídica, de direito privado, inscrita no CNPJ sob Nº 58.2681.520/001-50, sob a Razão Social ABC Instrumentos Cirúrgicos LTDA. Sediada na Rua Estrada das Lágrimas 3350, Bairro São João Climaco, São Paulo.
A empresa surgiu com o objetivo de implantar no mercado um diferencial no ramo de instrumentos cirúrgicos, visto a necessidade de um atendimento mais ágil, competitivo e personalizado junto aos clientes. Conta com sessenta e cinco funcionários, empresa de pequeno porte. Atua com importações e exportações.
Inicialmente, sua concentração era na fabricação de instrumentos voltados para a área cirúrgica em geral. Posteriormente, com crescimento contínuo, foram ampliadas as áreas de atuação, incluindo a linha de fabricação instrumental para Ginecologia, Buco-Maxilo, Oftalmologia, Cardiovascular, Microcirurgia, Ortopedia, Otorrino e Odontologia entre outras.
A empresa possui representantes e distribuidores por todo o Brasil e no Mercosul. Ao longo dos anos, acumularam diversos títulos de reconhecimento além do compromisso com o controle de qualidade e de processos, sendo certificada na ISO 9001, ISO 13485 e BPF – Boas Práticas de Fabricação.
Figura 1: Logotipo da empresa.
Ramo de Atividade
O ramo deatividade primária da ABC é Fabricação de Instrumentos Não-eletrônicos e Utensílios Para Uso Médico, Cirúrgico, Odontológico e de Laboratório. As atividades secundárias produzidas são Fabricação de aparelhos eletro médicos e eletro terapêutico e equipamentos de irradiação.
Missão, Visão e Valores
Missão: Dar continuidade sempre em nosso sistema de gestão da qualidade, visando a melhoria da manutenção da eficácia em nossos processos e produtos. Aperfeiçoamento dos nossos recursos humanos para o crescimento da empresa e união e parceria com nossos fornecedores qualificados.
Visão: Ser referência de excelência em produtos e serviços na área de instrumentação cirúrgica e odontológica.
Valores: Satisfazer as necessidades de nossos clientes, atendendo a todos os seus requisitos por meio da qualidade de nossos instrumentos cirúrgicos e odontológicos.
Organograma
A ABC é representada pelos colaboradores como demonstrado no organograma abaixo:
 Produtos e serviços
Cirúrgico: A ABC trabalha com mais de 50 tipos de produtos na área cirúrgica como agulhas, bandejas, aspiradores, dilatadores, espátulas, estiletes, serras, entre outros. Os mais vendidos são pinças e tesouras.
 
 Figura: Tesoura cirúrgica curva fina. Figura: Pinça Abadie
Odontológico: Na área odontológica, a empresa possui mais de 20 tipos de instrumentos diferentes, como extratores, cortantes, afastadores, alavancas entre outros. Os principais são calculador e espátulas.
 
 Figura: Calculador. Figura: Espátula.
Todos os produtos são certificados de acordo com Padrões Internacionais de Qualidade, Normas da ABNT, CE, possuem garantia de dez anos contra defeitos de fabricação são embalados individualmente, constando os dados de identificação, procedência e rastreabilidade.
 Clientes, concorrentes e fornecedores
O principal cliente da ABC é a empresa Macrosul:
Macrosul: Distribuidora de produtos no setor da saúde, localizada em Curitiba. Desde 1985 no mercado, com foco em cinco importantes categorias de produtos: Avaliação Clínica; Medição dos Sinais Vitais; Diagnóstico Cardiopulmonar; Emergências Médicas e Iluminação Clínica.
O maior concorrente é a empresa Golglan:
Golglan: Atua no fornecimento de Instrumentos Cirúrgicos, Odontológicos e Veterinário à Dentais, Cirúrgicas, Atacadistas e Empresas focadas em Licitação Pública. Localizada na grande São Paulo, está no mercado desde 1975.
O maior fornecedor da ABC é a Surgivet:
Surgivet: Representante exclusiva da Suprivet, que atua desde 1997 no comércio e importação de equipamentos. Localizada em Minas Gerais, atende a todo território nacional, a Surgivet é fabricante de equipamentos, sondas e tubos para anestesias.
Segmento no mercado
A indústria de produtos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios é uma indústria inovadora, capaz de suprir 90% das necessidades do mercado interno; que exporta para mais de 180 países, trazendo divisas e gerando cerca de 60 mil empregos no país, como afirma o site Brazilian Health Devices.
O gráfico abaixo demonstra a produção nacional entre 2013 e 2015 na área de instrumentação cirúrgica e odontológica, onde o aumento foi de mais de R$ 200.000,00.
Figura: Produção do Setor
Fonte: Brazilian Health Devices.
Ainda segundo o site Brazilian Health Devices, o mercado teve um crescimento de 72% entre 2007 e 2013. Demonstrando ser um importante pilar da economia nacional.
 Plano de marketing
Segundo o SEBRAE (2015), plano de marketing pode ser definido como planejamento de ações de como atuar no mercado, ou seja, ajuda gestores a formalizar um plano com objetivo de aumentar as vendas. Na ABC, os planejamentos são desenvolvidos pelos gestores com base no organograma abaixo: 
De início é realizada uma análise do mercado, quais os produtos mais requisitados pelos clientes, quais produtos procurados que a empresa não tem em estoque, buscando um diferencial dos concorrentes, melhorando a qualidade e garantia dos produtos. Após, identifica-se os custos, o desenvolvimento da ideia e o preço do produto no mercado.
Em questão de embalagem, como os produtos da ABC são vendidos para todo Brasil, o que é mais importante é a proteção do produto. Outro ponto importante é quantidade de compra e estoque, pelo estudo de mercado coloca-se uma meta de vendas com base na saída de produtos similares.
Então entra em questão a divulgação, publicidade e propaganda, onde utilizam os sites, feiras, flyers e e-commerce, e treinamento adequado para a equipe. Com o produto no mercado, a empresa abre espaço para opiniões e criticas, fidelização de novos clientes, feedback da satisfação, oferecendo todo suporte no pós-venda.
 Matriz F.O.F.A (Análise SWOT)
Matriz F.O.F.A é um instrumento de análise de negócio. Tem por finalidade detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
	
	Fatores Internos
(Controláveis)
	Fatores externos
(Incontroláveis)
	
Pontos
Fortes
	FORÇAS
- Única empresa com garantia de 10 anos;
- Líder de mercado com maior estoque. 
	OPORTUNIDADES
- Previsão de crescimento do setor;
- Investimento da empresa.
	
Pontos
Fracos
	FRAQUEZAS
- Tecnologia limitada;
- Falta de integração entre os setores.
	AMEAÇAS
- Instabilidade do mercado (política);
- Novos concorrentes.
A identificação desses pontos principais tem como objetivo desenvolver uma visão interna e externa do negócio e estabelecer prioridades. Na empresa ABC, pode-se observar que o grande estoque neste caso, é o ponto imprescindível para o sucesso no mercado, onde até um dos principais concorrentes virou cliente da empresa, por conta do atendimento imediato. Além disso, oferecer garantia de dez anos nos produtos comercializados é outra característica única da ABC.
Pode-se constatar como ponto fraco a tecnologia limitada e falta de integração dos setores, ou seja, por manter um estoque alto e de grande variedade dos produtos, é necessária uma identificação única e eficaz dos produtos, além de integralização dos setores otimizando todo processo de produção da empresa. 
No momento a principal ameaça é a instabilidade do mercado. Como a ABC importa e exporta produtos, é sempre um risco a movimentação do mercado mundial. Porém o investimento da empresa em melhorar seus processos tem gerado resultados, neste ano, o gasto com importação de produtos foi maior, mas a instabilidade do mercado não afetou as vendas.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
 Tecnologia Planejamento Logístico
 Movimentação e Armazenagem de Materiais
A movimentação e armazenagem consiste em gerenciar o espaço de um local adequado e seguro colocando à disposição para armazenar mercadorias que são movimentadas rápidas e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a quem de direito. O uso de armazéns ou centro de distribuição possibilita a redução de custos com transportes, através da consolidação de cargas, aproxima a empresa de seus clientes e fornecedores, agiliza a entrega dos produtos, e compensa as defasagens ocorridas na produção.
 Layout
	É um espaço físico da organização que obtém facilidade de fluxo, localização. No caso da movimentação e armazenagem de materiais é de extrema importância que o projeto minimize o máximo de movimento, reduzindo assim o tempo da operação. 
Um bom layout do armazém, que determina, tipicamente, o grau de acessibilidade ao material, os modelos de fluxo de material, os locais de áreas obstruídas, a eficiência da mão – de – obra, a segurança do pessoal e do armazém. (MOURA, 1991, p. 269)
Destaca–se dois layouts para um centro de armazenagem e distribuição. Sendo eles: baseado no giro de produtos onde o de maior giro deve ser colocado próximo a separação e o layout baseado no fluxo de produtos que é o utilizado na ABC Instrumentos Cirúrgicos, onde o projeto deve ser em linhareta para evitar congestionamentos, e os produtos recebidos numa ponta da instalação, armazenados no meio e despachados do outro lado da instalação, conforme exemplo abaixo.
Figura 1: Layout Fluxo de Produtos
Fonte: Rodrigues, 1999.
 Capacidade estática, giro de estoque e cobertura de estoque
Capacidade estática é o valor nominal da carga que um armazém deve armazenar.
Portanto uma das informações mais importantes no gerenciamento da 
Armazenagem é saber que a quantidade de carga caberá nas áreas disponíveis quando totalmente ocupadas. Assim, denomina–se Capacidade Estática ao limite máximo nominal de carga, que uma área pode receber simultaneamente, expressa em toneladas. (AMBROSIO, 2007, p. 90)
 Estoque máximo, ponto do pedido, estoque de segurança e quantidade de reposição.
 Embalagens
Na ABC Instrumentos Cirúrgicos quando é realizada a entrega dos produtos observa - se três tipos de etapas no processo de embalagens: primária que está em contato direto com o produto, secundária quando os produtos embalados são colocados em uma caixa de papelão e a quinaria quando as caixas são colocadas diretamente no container.
 Modais de Transportes 
	É utilizado o modal hidroviário e aeroviário quando os produtos encomendados chegam de importação, e as entregas aos clientes é realizada através do modal ferroviário, do porto até a empresa também e utilizada este mesmo modal.
Método de Movimentação de Materiais
Os produtos da ABC Instrumentos cirúrgicos são todos feitos de aço inoxidável tendo como prazo de validade 10 anos. O método de utilização aplicado para a expedição é o FEFO (First exhaust, first out/primeiro que vence, primeiro que sai), sendo feita a separação do material em estoque conforme a data de validade.
 Centro de Distribuição
O Centro de Distribuição (CD) é um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. Recebe cargas consolidadas de diversos fornecedores, são fracionadas com intuito de consolidar são fracionadas com intuito de consolidar os produtos em quantidade e variedade corretas, sendo encaminhadas aos pontos de vendas e aos clientes finais.  Segundo Calazans (2001) O objetivo principal do CD é manter estoque a fim de suprir a cadeia logística. Estes objetivos se complementam, já que ambos focam o nível de serviço que a empresa quer proporcionar ao seu cliente final.  
 Funções Básicas do Centro de Distribuição  
As funções básicas do Centro de Distribuição são: Recebimento, movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição: 
Recebimento: A função de recebimento consiste em descarregamento, assegurar se a mercadoria está em sua conformidade (qualidade), conferência das quantidades, e registro dos produtos no sistema.  
Na empresa ABC Instrumentos Cirúrgicos, é feita a 1º etapa com a chegada da importação dos produtos, então levada para a quarentena onde será conferida conforme o pedido que foi feito. Depois de verificado os mesmos são levados à inspeção, para que o setor de qualidade analise se a mercadoria está dentro dos conformes ou não. Se bem-sucedido no processo de qualidade, são cadastrados em sistemas e segue então para a produção, para que seja feito acabamentos necessários nos produtos, antes de continuarem no processo para serem armazenados temporariamente.   
 Movimentação: É o deslocamento de um determinado material para o local onde será armazenado. O processo de movimentação pode ser feito através da força física humana (trabalho braçal), ou através de equipamentos.  
  	A movimentação dos produtos da ABC são levados aos destinos por movimento manual (braçal) de modo que a mercadoria é levada de acordo com sua fragilidade, e organizados por lotes conforme o fornecedor, para então serem armazenadas através de suas especificações. 
Armazenagem: A colocação dos produtos de forma adequada em seus respectivos lugares, respeitando suas características física, assim reduzindo os desperdícios de tempo e de uso do espaço e, desta maneira, aumentando os lucros durante seu armazenamento temporário.  
 	A empresa em questão tem aproximadamente 2.000 produtos, que são armazenados somente em condições perfeita para o consumidor final. Cada mercadoria será armazenada de acordo com a sensibilidade, nos espaços sempre adequados e seguros dentro do CD. A ABC tem como prioridade, aproximadamente a cada seis meses, realizar inventários, para que a verificação dos produtos físicos, e números do sistema estão de acordo. Tendo esse bom armazenamento dentro da empresa, se tem um controle de estoque eficiente, sendo visível uma reposição com mais rapidez, garantindo que o cliente final da ABC, não perca a credibilidade.  
 Separação de pedidos: É o processo da coleta do mix correto de produtos nas quantidades certas de acordo com o pedido do cliente.   
 	Esse procedimento dentro da empresa ocorre quando o cliente confirma o seu pedido formalizado, então os vendedores separam em ordem os produtos de acordo com o pedido. Acaso ocorram atrasos ou quaisquer imprevistos dentro da separação, os vendedores são os responsáveis imediatamente a entrar em contato para que possam informar o cliente. Assim que os pedidos estejam separados devidamente, o seu último processo dentro da separação é a cubagem (medidas das caixas que serão enviadas para o cliente) e levados para o departamento de vendas, onde os clientes podem cotar uma transportadora. A ABC tem como política da empresa, o prazo para faturamento da mercadoria assim que confirmado 05 dias uteis para ser faturado para o cliente.  
 Expedição: Atividade que consiste em verifica se a mercadoria foi devidamente embalada e inclui conferência dos pedidos, preparação dos documentos de expedição e transporte, pesagem das cargas para cálculo do frete e carregamento dos veículos para então a saída do produto solicitado.  
Após a etapa da separação onde são faturadas a mercadoria, acontece a última etapa a expedição. É quando o material passa pela conferência para ser verificado como o cliente solicitou e então colocados em caixas maiores para serem enviados até seus clientes. A empresa trabalha com o frete FOB, e os responsáveis pela expedição entra em contato com a transportadora solicitada pelo cliente e agenda a coleta. Ao ser coletada a mercadoria, o motorista da transportadora assina que retirou e deve colocar na nota o número de seu RG ou CPF, data e placa do veículo. Todas estas informações ficam registradas na expedição, caso posteriormente ocorra algo com a mercadoria. O horário para retirada da coleta na ABC é de segundas á sextas das 08:00 ás 17:00h.
 Ética e Legislação
O código de ética empresarial é um direcionador de ações e um compromisso público da empresa em relação às entidades e pessoas com quem ela se relaciona. Sendo assim, os profissionais possuem um conjunto de regras estabelecidas que descrevem seus direitos, deveres e forma de punição caso haja irregularidades. O código deve ser de conhecimento de todos os funcionários, de fácil acesso, além de ter fiscalização para evitar que eventuais violações aconteçam.
Além de assegurar os direitos do indivíduo, o código impõe regras que são indispensáveis para o bom convívio entre colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Assim, evita que julgamentos subjetivos interfiram na aplicação dos princípios da empresa.
Com relação ao relacionamento com o trabalhador, a ABC mantém o respeito aos funcionários, buscando sempre evitar conflitos ou situações que cause constrangimento a qualquer colaborador. É proibido inventar ou divulgar comentários ou boatos que prejudiquem a imagem de outro colaborador, assim como vazar informações da empresa a terceiros. 
No relacionamento com o consumidor a empresa sempre respeita o código do consumidor. Está constantemente investindo no pós-vendas, ou seja, está aberta a ouvir opiniões, criticas e sugestões dos clientes, com funcionários treinados a resolver o problemado cliente. Têm como meta oferecer produtos e serviços com qualidade, eficiência e segurança, respeitando o direito do consumidor/cliente. 
A relação da ABC com a sociedade, além da preservação do meio ambiente na realização de qualquer atividade, consiste no estabelecimento de relações justas, com ações de responsabilidade social e cidadania.
PLANO DE NEGÓCIOS
 Sumário executivo
Este plano de negócios tem como finalidade a análise de viabilidade da implementação do código de barras nos produtos da empresa ABC instrumentos cirúrgicos, localizada na capital de São Paulo.
A escolha do projeto foi definida a partir de um estudo realizado na empresa de identificação dos pontos fracos, entre eles, um dos principais é a dificuldade de controle de estoque. A ABC possui um vasto e variado estoque de produtos, a entrada e saída dos mesmos é feita manualmente. Por esse motivo, o processo é muito demorado e a empresa perde muito tempo nesse processo.
Além disso, o inventário se torna muito complicado e há perdas de produtos pela falta de controle que causam prejuízo à empresa. Uma das soluções seria implementação do código de barras, que geraria uma identificação única para cada produto e aperfeiçoaria o processo, facilitando e agilizando a produção.
A seguir, serão apresentados o desenvolvimento do estudo, descrevendo o planejamento de marketing, operacional e financeiro, por meio de definição de investimento inicial, cálculo de retorno e otimização de tempo, para mostrar a viabilidade do projeto.
Planejamento de Marketing
Análise e pesquisa de mercado
Existem dois tipos de código de barras, GS1 que é formado por uma numeração, e o GTIN formado por representação gráfica. Os códigos são utilizados para representar uma numeração, identificando o produto. 
Segundo a GS1 Brasil associação responsável pelo licenciamento dos códigos de barra no país, “ele pode ser atribuído a produtos, unidades logísticas, localizações, ativos fixos e retornáveis, documentos, contêineres, cargas e serviços facilitando a captura de dados através de leitores (scanners) e coletores de código de barras”, proporcionando automação, tornando os processos eficazes aumentando o controle e confiabilidade da empresa.
Segundo Marcelo Mendes da KSA informática, das tecnologias disponíveis para captura automática de dados, o código de barras é a mais utilizada devido o seu custo/benefício. “Comparada à coleta manual de dados – que é mais lenta e suscetível a erros e mais cara -, o código de barras é 15 vezes mais rápido e 10.000 vezes mais seguro”. 
O SEBRAE afirma, após pesquisa realizada com empreendedores que aderiram à implementação do código de barras, que o processo aumenta as vendas da empresa. 
O sistema da implementação do código de barras é uma ferramenta muito importante para que a empresa se desenvolva competitivamente. Os principais benefícios são:
Otimização de controle (inventários, diminuição do tempo de espera, aumento da produtividade);
Identificação única de cada produto;
Obtenção de informação rápida (tipo de produto, localização);
Estabelecimento de uma linguagem comum com seus fornecedores, entre outros.
 Planejamento Operacional
Segundo o SEBRAE, para implementação do código de barras é necessário inicialmente quatro passos:
Primeiro: Filiar-se à GS1 Brasil, que é a associação responsável e que irá fornecer o prefixo GS1 da empresa, que pode ser realizado pelo site (WWW.gs1br.org), para isso, é necessário fornecer informações como área de atuação da empresa e tipos de produtos.
Segundo: Criação da identificação dos itens (responsabilidade do empreendedor), a GS1 fornece o prefixo, a quantidade de itens e número de referência é atribuído pelo detentor da marca.
Terceiro: Escolher tipos de códigos e aplicações, o mais utilizado é o EAN-13 (código com 13 dígitos), produzir e aplicar o código de barras, colocar as informações técnicas e de qualidade do produto, e então gerar o código de barras.
Quarto: Manter-se ativo junto à GS1 Brasil.
Após a implementação é necessário a compra ou aluguel de um sistema, uma impressora com alta qualidade de impressão e um leitor. Existem hoje em dia empresas que realizam e vendem todo o processo em um único pacote, neste caso está incluso suporte e garantia para a empresa. Além disso, é necessário treinamento e orientação para a equipe que irá utilizar o novo sistema, para evitar falhas ou utilização errada do processo.
Planejamento Financeiro
Para saber a quantia necessária de investimento do processo, foi realizado um orçamento com duas empresas, entre elas, escolhida a empresa Belíssima, que conta com um pacote incluindo sofware para controle de estoque, equipamento de informática e equipamentos de automação. 
Orçamento Belíssima
	INVESTIMENTO PARA INFORMATIZAÇÃO - GESTÃO DE ESTOQUE
	 
	 
	DESCRIÇÃO
	ITENS
	Qnt.
	VALOR
	TOTAL
	 
	1.
	SOFTWARE P/ CONTR. DE EST.
	LICENÇA E IMPLANTAÇÃO
	1
	R$ 3.500,00
	R$ 3.500,00
	2.
	EQUIP. DE INFORMATICA
	SERVIDOR
	1
	R$ 1.900,00
	R$ 1.900,00
	 
	COMPUTADOR
	2
	R$ 1.500,00
	R$ 3.000,00
	3.
	EQUIP. DE AUTOMAÇÃO
	IMPRESSORA (ETIQUETAS)
	2
	R$ 1.290,00
	R$ 2.580,00
	 
	COLETOR DE DADOS
	1
	R$ 1.890,00
	R$ 1.890,00
	 
	 
	 
	 
	Total
	7
	 
	R$ 12.870,00
	 
	 
	 
	COND. PAGTO.
	A VISTA
	5% DESCONTO
	 
	 
	 
	 
	 
	FATURADO
	30/60/90
	MANUTENÇÃO / SUPORTE
	MENSAL
	R$ 300,00
O valor do pacote é de R$ 12.870,00, além disso, há um valor mensal de R$ 300,00, referente ao suporte e manutenção. Portanto, no primeiro ano o valor de investimento seria de R$ 16.470,00, e nos anos seguintes R$ 3.600,00. 
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
https://www.gs1br.org/noticias/gs1-brasil-leva-benef%C3%ADcios-do-c%C3%B3digo-de-barras-a-empresas-de-curitiba
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI270612-17157,00-COMO+TRABALHAR+COM+CODIGO+DE+BARRAS.html
http://www.sebraemercados.com.br/implantar-o-codigo-de-barras-ajuda/

Continue navegando