Buscar

ESTUDO DIRIGIDO economia Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – ECONOMIA
O que a Economia estuda? Por que a Economia é considerada uma ciência social?
RESPOSTA: A Economia é uma ciência que estuda os meios de mercado (produção, distribuição, e consumo de bens e serviços). Esta ciência se baseia na relação entre as necessidades do ser humano e os recursos disponíveis, e o comportamento social para que possa satisfazê-los.
Explique o que vem a serem argumentos positivos e argumentos normativos em Economia. Classifique as declarações abaixo como sendo positiva ou normativa:
Um aumento da quantidade de moeda aumentará a inflação;
O Banco Central deveria reduzir a taxa de crescimento da quantidade de moeda;
A sociedade deveria exigir que os que recebem benefícios sociais procurassem emprego;
Impostos menores incentivam o trabalho e a poupança.
RESPOSTA: Argumentos positivos não envolvem um julgamento baseado num conjunto particular de valores (juízo de valor), e referem-se a proposições, conteúdo ou fato econômico que pode ser verdadeiro ou falso. Já argumentos normativos são relativos a uma análise que possui um ponto de vista subjetivo, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. 
Positivo
Normativo
Normativo
Positivo
Qual o significado das Curvas (ou fronteiras) de Possibilidades de Produção?
RESPOSTA: A Fronteira ou Curva de Possibilidades de Produção (CPP) representa as quantidades máximas de produção que podem ser obtidas por uma determinada economia tendo certas tecnologias de produção e as quantidades de fatores de produção disponíveis. Os recursos podem ser realocados na produção de acordo com a necessidade do mercado ou social, afim de satisfazê-los. O gráfico é apresentado como uma curva pelo fato de que os produtos nos quais os meios de produção foram investidos podem não ter o mesmo rendimento em quantidade ou qualidade. O limite neste gráfico indica que quanto mais recursos forem utilizados na produção de determinado bem, menos recursos podem ser utilizados na produção de um outro.
Explique o conceito de Custo de Oportunidade.
 
RESPOSTA: O custo de oportunidade nos leva ao conceito de “caminhos não seguidos”, ou seja, a todas as oportunidades que foram sacrificadas. São importantes para prever a viabilidade de produções e projetos, por exemplo. Assim sendo, os custos de oportunidade são usados como uma projeção de determinada alternativa ser viável ou não, podendo-se afirmar que o custo de oportunidade está sempre presente em situações de escolhas. Em resumo, o custo de oportunidade é um benefício perdido ou deixado de lado por conta de uma escolha, podendo impactar aspectos sociais, produtivos, financeiros, políticos, etc.
O conceito de custo de oportunidade implica a necessidade de escolha? Qual a razão fundamental da ocorrência de custos de oportunidades crescentes?
RESPOSTA: O conceito de oportunidade implica na necessidade de uma escolha em termos de viabilidade. Baseando-se em uma Curva de Possibilidades de Produção entre dois bens de consumo, um maior aumento na produção de um desses bens significa sempre maiores custos de oportunidade em detrimento do sacrifício de oportunidade do outro. A tendência crescente no custo de oportunidade de um produto reflete as características especializadas dos recursos de forma geral. Portanto, o custo de oportunidade para produção deste produto aumenta. A razão de ocorrer mais custos de oportunidade se dá devido à expansão do leque de oportunidades que temos atualmente. Dessa forma, podemos dizer que cada vez mais os custos de oportunidade serão mais e mais crescentes devido às diversas oportunidades que surgem na economia.
Suponha a existência de uma economia que produza dois tipos de bens – produtos agrícolas na forma de grãos (feijão, soja etc.) que servem para alimentar a população e roupas padronizadas (peças compostas de calça e camisa) que servem para vestir a população. A tabela dada a seguir mostra as várias combinações entre produtos agrícolas e roupas que podem ser produzidas quando todos os recursos produtivos estão sendo plenamente empregados:
Tabela de Possibilidades de Produção (entre produtos agrícolas e roupas)
	Alternativas
	Produtos Agrícolas
(em milhões de toneladas)
	Peças de Roupas
(em milhões de peças)
	A
	0
	100
	B
	1
	90
	C
	2
	70
	D
	3
	40
	E
	4
	0
Desenhar a curva de possibilidades de produção dessa economia;
Suponha que a economia esteja operando no ponto B da curva. Qual o custo de oportunidade se a economia passar a produzir no ponto C?
 
RESPOSTA: Um milhão de toneladas de produtos agrícolas em detrimento do sacrifício de 20 milhões de peças de roupas., ou seja, realocação de recursos na produção de peças de roupas para produção de produtos agrícolas.
O que estaria ocorrendo nessa economia caso a produção fosse de 40 milhões de peças de roupa e a produção agrícola fosse de 2 milhões de toneladas de grãos? Represente essa situação no gráfico que você já desenhou.
RESPOSTA: A produção estaria em um estado de capacidade ociosa de emprego de recursos, ou seja, de todos os recursos produtivos existentes para esse investimento, somente alguns deles estariam sendo empregados. Representado no gráfico da letra a) pela letra U.
Qual seria o custo de oportunidade caso a economia estivesse operando com a produção mencionada no item anterior e passasse a produzir 70 milhões de peças de roupa e 2 milhões de toneladas de produtos agrícolas?
RESPOSTA: Haveria uma redução no custo de oportunidade, tendo em vista que se produzirá usando todos recursos produtivos disponíveis. Haverá menor perda de benefícios.
O Fluxo Circular da Atividade Econômica em uma economia de mercado é um modelo simplificado de funcionamento desse tipo de sistema econômico. Faça, então, um diagrama mostrando a direção dos fluxos reais de bens e serviços e recursos produtivos e a direção dos fluxos de pagamentos monetários.

Outros materiais