Buscar

ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE SOBERANIA ALIMENTAR E SEGURANÇA ALIMENTAR

Prévia do material em texto

ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE SOBERANIA ALIMENTAR E SEGURANÇA ALIMENTAR
A soberania e segurança alimentar é assunto de extrema importância, visto que tem como foco, garantir a população o acesso à alimentação em quantidade necessária e de qualidade, mas nem sempre é isso que realmente acontece.
Soberania alimentar assegura aos países o poder de decisão no que tange a produção e o consumo de alimentos suficientes a sua população, e este poder de decisão deve definir as políticas e estratégias para uma produção sustentável com comercialização e distribuição de alimentos moldando às variações culturais da população. E Segurança Alimentar é um termo relativamente recente. O assunto é antigo, mas as preocupações são recentes. O termo consiste no direito de que nem todos os povos de ter acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, não se esquecendo das outras necessidades básicas.
Concentração da renda e da produção falta de vontade política e até mesmo desinformação e consolidação de uma cultura alimentar pouco nutritiva são fatores que compõem e implicam no cenário pela falta de razão e não tão pouco pelo coração dos governantes que não aderem a uma política de estratégias para resolver este problema de grande repercussão no Brasil e em toda a América Latina, exibindo todo esse cenário da fome e da desnutrição, concentração da renda e da produção, falta de vontade política e até mesmo desinformação e consolidação de uma cultura alimentar pouco nutritiva são fatores que compõe o cenário da fome e desnutrição no planeta. 
A fome provém da falta de alimentos que atinge um número elevado de pessoas no Brasil e na América Latina. Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais, tecnológicos, uma agricultura vasta, e a falta de comida para milhares de pessoas no Brasil continuam. Esse processo é resultado da desigualdade de renda, e em consequência, um número extremamente elevado, tendo em vista a extensão territorial do país que apresenta grande potencial agrícola. Mas isso é irrelevante, uma vez que existe uma concentração fundiária e de renda. Grande parte do dinheiro do país está nas mãos de somente 10% da população brasileira.
O difícil é entender um país onde os recordes de produção agrícola se modificam de maneira crescente no decorrer dos anos, 
Mesmo com programas sociais federais e estaduais o problema da fome não é solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, médias e grandes cidades e também no campo, independentemente da região ou estado brasileiro. A solução para a questão parece distante, envolve uma série de fatores estruturais que estão impregnados na sociedade brasileira. Fornecer cestas básicas não resolve o problema, apenas adia o mesmo, é preciso oferecer condições para que o cidadão tenha possibilidade de se auto sustentar por meio de um trabalho e uma remuneração digna.
http://mpabrasil.org.br/mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-e-uma-realidade/
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/fome-no-brasil.htm
FREITAS, Eduardo de. "Fome no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/fome-no-brasil.htm>. Acesso em 08 de marco de 2018.

Continue navegando