Buscar

Fundamentos de Direito Público.docx fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Direito Público
Prof. Dra. Daniela Campos Libório
Fichamento III
Ferraz Jr, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito, Técnica, Decisão, Dominação. 6ª Edição – Revis. e Ampl. – São Paulo, Atlas, 2008;
Tércio Sampaio sustenta em sua obra que os destinatários das decisões judiciais estão seguros, pois confiam na aplicação da lei. Prossegue afirmando que o discurso dogmático é informativo e também persuasivo, ao ponto de despertar uma crença. Assim, a verdade decisória acaba reduzindo-se à decisão prevalecente com base na motivação que lhe sustenta. Daí, a importância da argumentação dogmática, utilizando-se de figuras retóricas, como perífrases, suspenções e preterições. O autor destaca que o uso das noções é dominado por estratégias de ataque e defesa. Ora, a noção é vaga e ambígua e deixada obscura com a finalidade de facilitar a adesão de todos a uma ideia. Ora, a noção é classificada a tal ponto que se passa a impressão de que ela é obviamente acertada e que era aquele o sentido de que todos procuravam. Ou, então, a noção pode ser tornada clara, mas obscurecida, retirando-a do contexto, para levantar dúvidas onde antes não havia.
Diante disso, resta evidente, segundo o autor, que a dogmática da decisão prestigia a verossimilhança, em prejuízo da verdade. Deste modo, embora seja impossível negar a verdade factual, ela nem sempre segue a verossimilhança.
Logo, na decisão, a verdade factual está sempre ligada à valoração. Valores são símbolos integradores e sintéticos de preferencias sociais permanentes. Contudo, na argumentação, pode ocorrer de os valores serem utilizados como prisma, critério posto como invariante para demarcar e selecionar o objeto.
Assim, o uso dos valores pode ter duas funções. Por exemplo, a igualdade pode ser vista como valor prisma para demarcar do sentido da distribuição de renda, mas também pode ser visualizada como valor justificador que confirme as desigualdades sociais. O que controla o uso dessas funções é a ideologia, já que ela organiza os valores, hierarquizando e sistematizando-os. Embora sejam incomunicáveis, segundo Tércio Sampaio, as ideologias polemizam, pressupondo a aceitação de uma superideologia, de modo que as ideologias passem a ser vistas como valores. Exemplifica, dizendo ser possível a convivência das ideologias antagônicas de comunistas e capitalistas na ONU ante a existência da superideologia da universalidade dos direitos fundamentais. 
Adiante, sustenta que o discurso decisório é avaliativo e decisório. Elucida que a ideologia pode ser mutável, dando como exemplo direitos relativos ao concubinato, antes proibido pela jurisprudência, mas que passou a ser aceito face a exigência de justiça. A decisão é balizada pela ideologia, indicando princípios fundamentais, guias e orientações gerais, mostrando fatores sociais a serem ponderados, determinando finalidades, metas do sistema e respondendo às premissas e postulados da argumentação.
Em face do exposto, afirma que a dogmática da decisão constrói um sistema conceitual que capta a decisão como um exercício controlado do poder, como se as relações sociais de poder estivessem domesticadas. 
Sublima-se a força, ao mesmo tempo que mitiga a carga emocional da presença da violência do direito, no sentido simbólico de ameaça. 
 Portanto, a violência, por fazer parte da natureza humana é necessário que ela esteja bem posicionada. Mas a violência também é a origem de muitos problemas para o direito, e portanto é obliqua.

Continue navegando