Buscar

Prova Composição e Projeto Gráfico Unid III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPOSIÇÃO E PROJETO GRÁFICO 3
Pergunta 1
Considerando que o ambiente comercial está cada vez mais complexo, a investigação e o desenvolvimento de um projeto são mais importantes do que nunca antes. A estética que está apoiada na investigação é mais fácil de ser compreendida pelo cliente, por mais abstrata que seja.
________________ se refere à técnica de obter o maior número possível de dados quantificáveis que possam ser comparados e projetados. Por exemplo, a contagem da quantidade de carros em intervalos que passam por um cruzamento e o tempo de espera em função dos semáforos podem determinar a frequência com que se alternam as imagens em um painel eletrônico no local.
Buscando conhecer os métodos investigativos que envolvem um projeto, qual alternativa completa a lacuna do texto acima?
Correta b. Investigação quantitativa.
Pergunta 2
Integrou a Bienal de Veneza, teve obras expostas na TATE Modern em Londres, realizou intervenções no Panthéon em Paris e nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e da Bahia, tendo obras em diversas coleções pelo mundo, dentre elas no MOMA de Nova Iorque. Devido a essas características, podemos dizer é um artista consagrado no meio artístico.
Tocar, acalmar, fundir, aconchegar. Esses são verbos intrínsecos à relação que os trabalhos desse artista carioca busca estabelecer entre a obra e o público. Neles, a obra passa a fazer sentido e ganha significação quando posta dentro do espaço físico temporal da vida de uma pessoa.
A que artista plástico o texto acima se refere?
Correta a. Ernesto Neto.
Pergunta 3
No projeto gráfico editorial são utilizados alguns elementos que ajudam na distribuição da informação, na leitura do projeto e sua interpretação.
Que elemento corresponde a também chamada de chapéu ou cartola, que serve para identificar seções ou editorias da revista? Por questões de formato, costumam estar no topo das páginas, nos lados externos às colunas de texto e, dessa forma, são visíveis durante o folhear das páginas. Podem ser constituídas apenas de texto, na junção de texto e símbolos, com faixas de cores e através de combinações desses elementos juntos.
Correta a. Retranca.
Pergunta 4
Para se desenvolver um bom projeto é necessário cumprir algumas etapas:
I. Ser capaz de cumprir com as especificações do trabalho (briefing), realizá-lo dentro do cronograma proposto e não superar os recursos financeiros que foram estabelecidos.
II. Analisar e priorizar – É importante que um projeto se inicie a partir de uma ideia clara e bem estruturada. Isso já é um grande começo para garantir que a criação do desenho parta de um conceito sólido e possa ser eficaz
III. É importante entender de gestão para se desenvolver um projeto, pela necessidade de gerenciar a equipe, uma vez que para sobreviver as agências buscam resultados financeiros apenas na criatividade por si só.
Qual alternativa está correta?
Correta a. As alternativas I e III estão corretas
Pergunta 5
Para se elaborar um projeto é necessário cumprir algumas etapas.
Que etapa corresponde à elaboração de rascunhos, hoje em dia, feitos com bastante cuidado e que, muitas vezes, parecem verdadeiras artes finais: trazem a ideia mais completa para ser apresentada ao cliente? Algumas vezes levam uma ideia aproximada de como ficaria a peça, com modelos em fotos diferentes, ou até mesmo sem estar com os textos completos; porém, com ele em mãos, o cliente já pode dizer se o trabalho está a contento ou se são necessárias alterações.
Correta b. A elaboração do layout da obra.
Pergunta 6
Por que é necessário se ter um projeto gráfico para se desenvolver uma obra?
Correta c. Por ser necessário expor as ideias do executor antes mesmo que a peça em questão seja posta em produção/execução.
Pergunta 7
Preparar um orçamento e um cronograma de trabalho para um projeto são duas tarefas estreitamente relacionadas. Sem ter clara a quantidade de recursos possível para gastar, não é possível decidir sobre os serviços que se possam subcontratar, tais como: fotografia, ilustração ou colaborador externo.
Sobre orçamento e cronograma de trabalho é correto afirmar:
I. O cronograma, sempre ditado pelas necessidades do diretor de arte, definirá o fluxo de trabalho e indicará ao prestador de serviço de criação se pode assumir o projeto ou não.
II. Caso o orçamento com que se trabalhe seja por demais justo, o melhor a fazer é começar o trabalho, explicando claramente que será necessário, aumentar o investimento no projeto. Um bom cliente respeitará isso.
III. Uma comparação entre o orçamento e o cronograma nunca indicará se é ou não possível desenvolver o projeto no tempo necessário para concluir o trabalho com êxito.
Correta d. Todas as alternativas estão incorretas.
Pergunta 8
Qual o projeto gráfico tem como função desenvolver um produto que represente e personifique uma empresa, com características de formato livre e que pode vir representada apenas com símbolo, só na forma tipográfica ou na junção de símbolo e tipografia? Seu conteúdo divide-se em figuras e símbolos com representação e comunicação direta, uso da tipografia com escolha de caracteres de leitura fácil, poucos elementos textuais e imagéticos e com simplicidade de acabamento. A marca é a identidade, história, personalidade e assinatura da empresa. Sua aplicação pode ser em cartão de visitas, papel timbrado, uniformes, brindes e ferramentas de trabalho.
Correta d. Projeto gráfico na criação de marcas e logotipos.
Pergunta 9
Um dos maiores nomes da arte sacra contemporânea no Brasil e reconhecido mundialmente é responsável pelo projeto artístico de 300 igrejas, capelas, catedrais e basílica no país e no exterior. Também é ilustrador de livros e docente com mais de 30 anos dedicados a esta arte.
Tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, esculturas e presbitérios em igrejas, mosteiros e catedrais no Brasil, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal. Atualmente é o responsável pela criação e desenvolvimento estético e artístico da área interna da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
A que importante artista plástico brasileiro o texto acima se refere?
Correta e. Cláudio Pastro.
Pergunta 10
No mundo atual é impossível não se levar em conta o poder do mundo digital. Para isso desenvolve-se um projeto gráfico de mídias no mudo digital que pode seguir por diversas áreas. A qual área se refere o texto abaixo?
É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Tais redes possibilitam relacionamentos horizontais não hierárquicos entre os usuários, ou seja, são um meio de se conectar com outras pessoas na internet. Seus sites funcionam como princípio de base, os perfis de usuário a partir de: uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.
Correta c. Mídias sociais.

Outros materiais