Buscar

Efeito Fotoelétrico

Prévia do material em texto

Para se falar do efeito fotoelétrico, precisasse começar pelas origens da teoria quântica, que não se encaixam na física clássica. Havia um sério problema com o modelo atômico de Rutherford, já que era conhecida as cargas dos elementos presentes em um átomo (prótons, nêutrons e elétrons) e não conseguiam explicar o porquê dos elétrons não colidirem com o núcleo se eles tivessem um movimento translacional em volta do núcleo, segundo uma trajetória circular, as leis do eletromagnetismo, na época bem estabelecidos, prediziam que o átomo deveria emitir luz dissipando energia continuamente, até que todo o movimento dos elétrons cessasse. Niels Bohr tentou resolver o aparente paradoxo, dois anos depois, analisando a estrutura de atômica utilizando a teoria quântica da energia, já proposta por Max Planck, em 1900. Mas para começar a explicar sobre as ideias à respeito do comportamento dos elétrons, segundo Bohr, têm que se analisar os experimentos que levaram ele ao desenvolvimento desses princípios.
De acordo com a teoria Clássica da Radiação, a onda eletromagnética é capaz de transportar uma energia contida pela onda e deveria ser proporcional ao quadrado das amplitudes máximas das ondas devido aos campos elétrico e magnético. Ou seja, a energia só iria depender da sua amplitude, e não dependeria da sua frequência ou comprimento da onda. Esse fenômeno era considerado valido com experimentos de fenômenos ópticos como a difração, que ocorre graças a essas ondas encontram partículas aproximadamente do mesmo tamanho que o comprimento da onda da luz. Porém, essa explicação não era válida para explicar a natureza da radiação emitida por um corpo sólido aquecido
. da onda visível (400nm – azul, e a 700 nm – vermelha) mas quando se utilizava uma onda eletromagnética com um comprimento abaixo ou assim dessas frequências os resultados não eram compatíveis com a física clássica.
A primeira pessoa a tentar explicar o efeito do que ocorria com a radiação eletromagnética e o porque ela se comportava daquela forma, foi Max Planck, através de uma hipótese quântica que contrariavam totalmente as leis clássicas da física. Planck teve de supor que um sistema mecânico não poderia ter uma energia arbitraria, e que somente certos valores definidos de energia seriam permitidos. Uma onda eletromagnética de frequência n deve ser emitido por um grupo de átomos que se encontra na superfície do sólido, oscilando com a mesma frequência. Planck sugeriu que este grupo de átomos, o oscilador, não poderia ter uma energia qualquer. Ela deveria possuir uma energia expressa pela relação 
E = nhv
Ou seja, as troca de energias entre a matéria escura e a radição eram quantizadas e só podiam se dar por múltiplos inteiros e um certo quantum (h.f).

Continue navegando