Buscar

consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÃO TRABALHISTA
A relação de trabalho corresponde ao vínculo jurídico estipulado, expressa ou tacitamente, entre um trabalhador e uma pessoa física ou jurídica, que o remunera pelos serviços prestados.
As relações de trabalho são reguladas no Código Civil ou em lei especial, as correspondentes disposições
EMPREITADA
No contrato de empreitada, o locador de serviços obriga-se a fazer ou mandar fazer certa obra, mediante retribuição determinada ou proporcional ao trabalho executado. Trata-se de contrato cujo pagamento é ajustado em função de determinada obra, cuja execução é feita pelo próprio empreiteiro ou por intermédio de empregados seus, cujos serviços ele dirige pessoalmente ou mediante prepostos, utilizando material próprio ou fornecido pelo contratante. A empreitada está regulada pelos arts. 610 a 626 do Código Civil.
No contrato de empreitada de mão de obra, o profissional somente executa a parte do projeto para a qual foi contratado. 
EMPREITADA MISTA
É aquela em que o empreiteiro fornece materiais e executa o trabalho. É a típica empreitada da casa do cachorro: contrato alguém para construir uma casinha de cachorro no meu quintal. O sujeito mesmo providenciará os materiais. Pergunto o preço e ele diz R$ 5.000,00. O empreiteiro pega o dinheiro, vai à loja, compra o material, e constrói. Claro que, aqui na empreitada mista, não caberá reclamação sobre o material. Há obrigação de meio e de resultado, de fazer e de dar. A responsabilidade é mais ampla e correrá completamente por conta do empreiteiro.
Diferencia-se relação trab. de empreitada na medida em que: na empreitada não há subordinação e sim autonomia na prestação de serviços enquanto nas relações de emprego verifica-se como principal elemento a subordinação. Além disso, na empreitada o risco da atividade econômica é do prestador de serviços e não do empregador como sói acontecer nas relações de emprego. E mais, na empreitada, o sujeito pode ser pessoa física ou jurídica, enquanto no contrato de trabalho o empregado só pode ser pessoa física, por se tratar de um contrato personalíssimo. Ademais o objeto do contrato de trabalho, via de regra é um contrato de atividade, enquanto na empreitada tem-se um contrato em que se pretende uma obra, ou seja, o objeto o resultado do trabalho. Trocando em miúdos, as relações de emprego consistem em contratos de atividade, e a empreitada em contratos de resultado.
Dessa forma, quando o produto (obra) for disponibilizado para o consumidor, estar-se-á diante de uma típica relação de consumo, onde o adquirente do bem se enquadra na previsão contida no artigo 2º do Código de Defesa do Consumidor.

Continue navegando