Buscar

libras 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Na LIBRAS o canal de recepção das informações linguísticas, ou seja, percebidas na língua, são os olhos. Tem-se a necessidade de permanecer nesse contato visual, constantemente, durante a produção dos sinais do interlocutor. Do mesmo modo, na produção dos sinais o olhar de quem fala é de suma importância, pois o olhar também é gramatical. Assim, a LIBRAS proporciona aos seus usuários:
	
	
	
	
	Uma experiência oral na interação linguística.
	
	
	Uma experiência emocional na interação linguística.
	
	
	Uma experiência psicológica na interação linguística.
	
	 
	Uma experiência visual na interação linguística.
	
	
	Uma experiência auditiva na interação linguística.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:
	
	
	
	 
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001).
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, exceto a classe socioeconômica (Lucas, 2001).
	
	 
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e algumas para as línguas de sinais, como região, idade, sexo, classe socioeconômica, (Lucas, 2001).
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas, tão-somente, como região, idade, sexo, classe socioeconômica (Lucas, 2001).
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001). Mas essas variações só ocorrem nas línguas orais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
	
	
	
	
	As línguas de sinais e línguas orais não possuem o mesmo status linguísticos, portanto há razão para os surdos se submeterem à leitura labial.
	
	
	A experiência auditiva e oral na comunicação é superior à experiencial visual e espacial da LIBRAS.
	
	
	As línguas de modalidade oral auditiva são línguas completas, enquanto as línguas de modalidade visual espacial são línguas insuficientes.
	
	 
	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
	
	
	A experiência visual que a LIBRAS proporciona aos surdos não é capaz de desenvolver a cognição,a emoção deles.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
	
	
	
	
	Uma minoria irreal.
	
	 
	Uma minoria universal.
	
	 
	Um minoria linguística.
	
	
	Uma minoria gestual.
	
	
	Uma minoria visual.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
	
	
	
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	
	 
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada:
	
	
	
	 
	Comunidade surda.
	
	
	Comunidade de deficientes.
	
	
	Comunidade de ouvintes.
	
	
	Comunidade afônica.
	
	
	Comunidade muda.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:
	
	
	
	
	É muito importante que as crianças surdas usem aparelho auditivo, com o apoio da comunidade surda.
	
	 
	As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
	
	 
	As crianças surdas podem expressar a culturalidade e a história das pessoas ouvintes como seus modelos sociais e linguísticos.
	
	
	Os deficientes auditivos rechaçam o uso da LIBRAS, negam a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicar. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	
	As barreiras comunicacionais que os surdos enfrentam e a rejeição da família valem para que aprendam a superar seus limites.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como
	
	
	
	 
	bilinguismo e biculturalismo.
	
	
	bimodalismo e biculturalismo.
	
	
	bimodalismo e multiculturalismo.
	
	
	bilinguismo e multiculturalismo.
	
	 
	bioralismo e biculturalismo.

Continue navegando