Buscar

Anatomia - Gustação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gustação
O sentido do gosto (paladar) é encontrado principalmente na mucosa da língua (e da epiglote, cartilagem ímpar da laringe)
Os receptores para a gustação (gust=sabor) estão localizados nos calículos gustatórios (botões gustativos). Os calículos gustatórios contêm receptores gustatórios. Cada receptor tem um pêlo gustatório (microvilosidade) que se projeta na superfície externa através de uma abertura no calículo gustatório denominada poro gustatório.
Os calículos gustatórios são encontrados nas elevações da língua denominadas papilas. As papilas linguais dão ao dorso (superfície superior) da língua seu aspecto rugoso. As papilas valadas estão na porção posterior da língua e são mais bem-impressionadas pelas substâncias amargas. As papilas fungiformes (em forma de cogumelo) estão espalhadas em toda a superfície da língua e são mais bem-impressionadas pelas substâncias doces e salgadas. As papilas folhadas estão dispostas transversalmente na região posterior das margens da língua e são mais bem-impressionadas pelas substâncias azedas. Todas as papilas valadas e a maioria das papilas fungiformes contêm calículos gustatórios. As papilas filiforme e as cônicas também são distribuídas em toda a superfície da língua. Elas raramente contêm calículos gustatórios e destinam-se à percepção térmica e táctil.
Três são os nervos cranianos que possuem fibras sensoriais para o gosto:
Nervo facial (VII par craniano), cujas fibras se distribuem juntamente com os ramos do nervo lingual (ramo do nervo mandibular que é ramo do trigêmeo) nos 2/3 anteriores da língua.
O nervo facial é responsável pela inervação dos calículos gustatórios das papilas fungiformes e folhadas.
Nervo glossofaríngeo (IX par craniano), que é responsável pela inervação do 1/3 posterior da língua e consequentemente das papilas valadas.
Nervo vago (X par craniano), cujas fibras sensoriais inervam os calículos gustatórios da região próxima à epiglote.
Referências:
GIRON, Paulo Augusto. Princípios de anatomia: atlas e texto. Caxias do sul, RS: Educs, 2008.
Tortora, Gerard J. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia/Gerard J. Tortora; trad. Cláudia L. Zimmer...[ET AL].- 4.ed. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Continue navegando