Buscar

Relatório 1 Fisica Experimental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
SULACAP
ALUNOS: 
André Luiz Gomes da Silva 
Iris de Araújo Bastos 
Julio Cezar David dos Santos
Mayson Pinho Nunes dos Santos
TURMA: 3178
DATA: 22/09/2016
RELATÓRIO 1 – FÍSICA EXPERIMENTAL
MEDIÇÃO DE ESFERA 
Prof. Me. Thiago da S. T. Alvarenga
SULACAP – RJ
2016 
	Título: Calcular densidade de esfera.
	Introdução: 
Existe uma diferença entre os conceitos de Massa Específica e Densidade, apesar da fórmula de ambas ser a mesma (ρ = fórmula). Enquanto a Massa Específica refere-se à característica (compactuação) de um material ou substância, a Densidade diz respeito à característica (compactuação) de um corpo como um todo. Exemplificando, se quisermos calcular a Densidade de um corpo homogêncio, cujo interior é oco, devemos considerar o volume do corpo como um todo (incluindo a parte oca) na hora de aplicarmos a fórmula da Densidade. Porém, se quisermos determinar sua Massa Específica, o volume a ser considerado deverá ser apenas aquele ocupado pela substância pela qual esse corpo foi confeccionado (excluindo o volume da parte oca). 
	Objetivos: 
Este relatório possui a finalidade de apresentar a densidade de uma esfera utilizando equipamentos específicos e calculos para determinar o material da esfera.
	Procedimento experimental e esquema de montagem.
Com o intuito de calcular a Densidade da esfera, foi preciso medir a massa e o diâmetro da esfera. Para isso, foi utilizado uma balança, um Paquímetro e um Micrômetro, na seguinte sequência:
- Determinação do Diâmetro da esfera com o Paquímetro 
a) colocou-se a esfera sobre a balança, a fim de determinar a sua massa;
b) com o Paquímetro em mãos, os integrantes do grupo realizaram a medição do Diâmetro da esfera. Esse procedimento foi repetido 15 vezes;
c) registrou-se tais valores em uma tabela;
d) calculou-se a média aritmética do diâmetro, através da fórmula <D> = (fórmula) fórmula fórmula , sendo n=15;
e) calculou-se o Volume da esfera para cada Diâmetro através da fórmula fórmula
f) calculou-se a média aritmética do volume, através da fórmula <V> = (fórmula) fórmula fórmula, sendo n=15;
g) para que tivéssemos uma margem e sabendo que a Incerteza do Paquímetro (SM) era de 0,05 mm, calculou-se a Incerteza do Volume, através da fórmula SV = fórmula;
h) calculou-se a Densidade da Esfera, através da fórmula ρ = fórmula;
i) para que tivéssemos uma margem maior dos valores da densidade da esfera, foi determinada a Incerteza da densidade da esfera, através da fórmula Sρ = fórmula;
- Determinação do Diâmetro da esfera com o Micrômetro
a) colocou-se a esfera sobre a balança, a fim de determinar a sua massa;
b) com o Micrômetro em mãos, os integrantes do grupo realizaram a medição do Diâmetro da esfera. Esse procedimento foi repetido 15 vezes;
c) registrou-se tais valores em uma tabela;
d) calculou-se a média aritmética do diâmetro, através da fórmula <D> = (fórmula) fórmula fórmula , sendo n=15;
e) calculou-se o Volume da esfera para cada Diâmetro através da fórmula fórmula;
f) calculou-se a média aritmética do volume, através da fórmula <V> = (fórmula) fórmula fórmula, sendo n=15;
g) para que tivéssemos uma mergem e sabendo que a Incerteza do Micrômetro (SM) era de 0,005 mm, calculou-se a Incerteza do Volume, através da fórmula SV = fórmula;
h) calculou-se a Densidade da Esfera, através da fórmula ρ = fórmula;
	para que tivéssemos uma margem maior dos valores da densidade da esfera, foi determinada a Incerteza da esfera, através da fórmula Sρ = fórmula;
	Equipamentos de medição utilizados no experimento: 
5.1 Paquímetro: é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Ele mede a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. O Paquímetro é composto por: Encostos, orelhas, haste de profundidade, escala inferior (graduada em cm), escala superior (graduada em polegadas), nônio ou vernier inferior (cm), nônio ou vernier superior (polegada) e trava.
 
1: encostos 2: orelhas 3: haste de profundidade 4: escala inferior (graduada em mm) 5: escala superior (graduada em polegadas) 6: nônio ou vernier inferior (mm) 7: nônio ou vernier superior (polegada) 8: trava.
5.2 Micrômetro:  é um submúltiplo do metro, unidade de comprimento do Sistema Internacional de Unidades. É definido como 1 milionésimo de metro (1 × 10-6 m). Equivale à milésima parte do milímetro e sua abreviatura é µm. O caractere µ é a letra grega miú. O plural de micrometro, micrómetro e micrômetro é, respectivamente, micrometros, micrómetros e micrômetros.
	
 
5.3 Balança Digital de precisão: é um instrumento que mede a massa de um corpo. 
	Resultados das medições:
Tabela 1 – (paquímetro) Tabela 1 – (micrômetro) 
	Cálculos:
	Conclusão:
Utilizando o paquímetro como instrumento de medida para o diâmetro, foi encontrada uma densidade para a esfera que pode variar de 2,11 g/cm³ a 2,15 g/cm³. Analisando a tabela de densidades, observamos que tais valores mais se aproximam com a densidade do enxofre (2,07 a 2,18g/cm³). Analisando também o aspecto visual da esfera e tendo em vista que o material da mesma seja o vidro, concluímos que provavelmente por conta de erros de medição, não foi possível realizar uma conclusão satisfatória para o experimento.
Analisando ainda as medições do micrômetro foi encontrada uma densidade para a esfera que varia de (2,26 g/cm³ a 2,28 g/cm³), chegando mais próximo da densidade do carbonato de sódio (2,27 g/cm³).
Desde modo, podemos concluir através da densidade encontrada pelo micrômetro que a esfera realmente é de vidro e possui carbonato de sódio em sua composição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando