Buscar

atividade de revisão GEP padrão de respostas

Prévia do material em texto

ITEM 1. (FCC/ TRF_1a REGIÃO/2006/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA ADMINISTRATIVA)
Uma política adequada de recursos humanos no setor público deve combinar programas de treinamento com programas de desenvolvimento. Programas de treinamento
(A) visam capacitar o servidor para realizar novas atividades; programas de desenvolvimento têm como objetivo desenvolver o potencial do servidor nas atividades atuais.
(B) procuram melhorar as habilidades individuais; programas de desenvolvimento têm como objetivo potencializar o trabalho em grupo.
(C) focam o aperfeiçoamento do desempenho do servidor nas atividades atuais; programas de desenvolvimento focalizam habilidades necessárias para as atividades de trabalho futuras.
(D) incentivam o uso do planejamento estratégico; programas de desenvolvimento visam capacitar para o planejamento situacional.
(E) corrigem deficiências no desenho organizacional; programas de desenvolvimento atualizam os métodos de gestão da informação.
Pessoal, o desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Educação é o processo de desenvolvimento relacionado com a formação da personalidade e da melhoria da capacidade para compreender e interpretar o conhecimento. O desenvolvimento está voltado para o crescimento do empregado visando à carreira futura, mais do que o cargo atual.
O gabarito é a alternativa C! Os programas de treinamento tem por objetivo capacitar um individuo a exercer atividades que seu cargo atual requer, já os programas de desenvolvimento visam desenvolver capacidades para desempenhar atividades em cargos futuros, mais amplos e complexos comparativamente com o que o individuo ocupa no momento
ITEM 2. (CESPE/ 2014 /TJ-CE/ ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)
Assinale a opção correta a respeito do recrutamento interno e externo.
 a) O recrutamento externo é mais rápido que o interno.
 b) Uma das desvantagens do recrutamento interno é a possibilidade de gerar frustração nos candidatos que não forem escolhidos, o que pode resultar em conflitos.
 c) No recrutamento interno, o risco de incompatibilidade entre o candidato e a organização é maior que no recrutamento externo.
 d) Com a realização de recrutamento interno, é possível renovar as competências da organização.
 e) Por meio do recrutamento interno, busca-se a renovação do quadro de colaboradores da organização.
Analisemos as alternativas:
A- ERRADA - O recrutamento externo é mais lento e mais oneroso. 
B. CERTA- Realmente pode causar frustação o fato de determinado colaborador não ser escolhido para uma vaga, conforme visto no quadro da aula. 
C. ERRADA - No recrutamento interno o risco de incompatibilidade é menor, uma vez que o colaborador já trabalha na organização. Na verdade o risco de incompatibilidade é maior no Recrutamento externo, pois o colaborador é desconhecido. 
D. ERRADA - O recrutamento EXTERNO que é responsável por renovar as competências organizacionais, uma vez que traz novos colaboradores à organização. 
E. ERRADA - A renovação do quadro ocorre com o RECRUTAMENTO EXTERNO, pois há novos colaboradores sendo integrados á organização.
ITEM 3. (CESPE/2011/EBC/ ANALISTA – ADMINISTRAÇÃO)
Diferentemente do processo de seleção, que está associado à área estratégica de gestão de pessoas, o recrutamento, cujo objetivo é atrair os candidatos para o processo de seleção, constitui tarefa da área operacional.
Nada disso pessoal! Recrutar pessoas passou a ser estratégico para as organizações, atrair talento é fundamental para o sucesso organizacional, seja no longo ou curto prazo. No entanto, o processo de seleção também é de interesse da área estratégica.
Portanto, o que torna a questão errada é dizer que o processo de seleção é estratégico e o de recrutamento não é. Ambos também constituem atividades exercidas pelas áreas táticas e operacionais, essas, respectivamente, estabelecem os objetivos departamentais e operacionais do processo. Sendo assim, a afirmativa está ERRADA.
ITEM 4. (CESPE/2011/TJ-ES/ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRAÇÃO)
O selecionador que quiser obter informações de um candidato por intermédio de perguntas e respostas padronizadas deverá adotar uma entrevista diretiva.
Negativo minha gente! Misturaram dois métodos de entrevistas na afirmativa para confundir o candidato incauto!
Lembrando que o método das entrevistas padronizadas consiste em perguntas e respostas padronizadas, que não dão liberdade para o entrevistado responder fora das alternativas preestabelecidas. 
Portanto, a alternativa está ERRADA!
ITEM 5. (CESPE/CNJ/2013/TECNICO ADMINISTRATIVO)
A aplicação de entrevistas comportamentais e provas teóricas e práticas pode contribuir para identificar, mediante o processo de seleção, os candidatos mais bem preparados para os desafios organizacionais.
Perfeito pessoal! No processo de seleção a aplicação de provas e realização de entrevistas são ferramentas úteis para identificar os melhores candidatos! Portanto, a afirmativa está CERTA!
ITEM 6. (CESPE /2013/ MPU / ANALISTA - GESTÃO PÚBLICA)
O analista de RH que pretende, ao longo de diversas entrevistas, comparar o perfil de candidatos a um cargo técnico deve optar por realizar entrevista semiestruturada.
Nada disso, pessoal! A entrevista que melhor facilita a comparação do perfil de candidatos é a estruturada. Portanto, a afirmativa está ERRADA!
ITEM 7. (CESPE / 2013 / MS / ADMINISTRADOR)
A escolha final das pessoas que devem constituir uma equipe de trabalho é responsabilidade pessoal do executivo, de caráter intransferível; sendo assim, os serviços de recrutamento e de seleção da empresa ou terceirizados devem ser acionados apenas subsidiariamente.
Nada disso, minha gente! Como vimos a seleção é responsabilidade de linha (de cada chefe ou gerente da área que requisitou) e função de staff (prestação de serviço pelo RH, recomendando candidatos). Portanto, a afirmativa está ERRADA!
ITEM 8. (CESPE / 2015 / FUB/ ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO)
Durante o processo de seleção de pessoas, o profissional de RH utiliza a entrevista de triagem inicial para mensurar as habilidades de um candidato para o trabalho, bem como a capacidade que ele tem de aprender trabalhando.
Nada disso, pessoal! É na entrevista técnica que se verifica a habilidade para o trabalho de um candidato. Portanto, a afirmativa está ERRADA!
ITEM 9 . (CESPE / 2014 /SUFRAMA/ ADMINISTRADOR)
Quanto mais próximas estiverem as avaliações efetuadas independentemente por dois ou mais examinadores em um processo seletivo, maior será a fidedignidade dos critérios de seleção.
Exatamente, pessoal! Se dois selecionadores, de forma isolada, entrevistam a mesma pessoa e as impressões finais são próximas, então o processo seletivo demonstra-se mais fidedigno! Assim como o uso de diferentes técnicas de seleção aumenta o grau de fidedignidade e qualidade do processo de seleção, as avaliações por vários examinadores tem o mesmo efeito no processo seletivo, pois pode reduzir a subjetividade e influência pessoal. Portanto, a afirmativa está CERTA!
ITEM 10. (FCC/TCE_GO/2009/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/GESTÃO DE PESSOAS)
Em relação à evolução dos métodos de gestão de pessoas a partir do século XX.) (D) (E)
I. Na Era da Industrialização Clássica, surgem os departamentos de pessoal destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeitodo emprego.
II. Os departamentos de recursos humanos surgem na Industrialização Neoclássica, incorporando novas funções como, entre outras, recrutamento, seleção treinamento, avaliação e remuneração.
III. Na Era da Industrialização Neoclássica surgem os departamentos de relações industriais acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos.
IV. Com o crescimento da importância da ARH na Era da Informação, esta tende a ser mais monopolística e centralizadora de suas funções.
V. Na Era da Informação, as equipes de recursos humanos operam como consultorias internas, orientando-se para atividades estratégicas, visando alcançar resultados para a organização.
(A) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
(B) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
(C) Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
(D) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e
IV.
(E) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
A afirmativa I está correta! O pressuposto era cumprir os deveres e direitos. Predominou até a década de 1950 com as escolas de Administração Científica, Teoria Clássica, Modelo Burocrático e Escola das Relações Humanas.
A afirmativa II está correta! Os departamentos de Administração de Recursos Humanos surgem na Era Neoclássica, incorporando outras funções. RH passa a não ser meramente um departamento pessoal para cuidar de pagamentos e cumprimento de regras. Este período vai da década de 1950 até cerca de 1990.
A afirmativa III está errada! Não, os departamentos de relações industriais surgem ainda no chamado período clássico.
A afirmativa IV está errada! Não, a tendência é ser descentralizadora, delegando funções para os gerentes de linha a atuando cada vez mais como suporte e consultoria.
A afirmativa V está correta! Perfeito, em uma era de mudanças aceleradas a ARH descentraliza-se e passa a ter uma atuação estratégica, baseada principalmente na consultoria aos demais departamentos da organização.
O gabarito então é a alternativa B.
ITEM 11. (FCC/ MPE_SE/2009/ANALISTA/ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO)
Em recursos humanos, o conjunto de princípios e diretrizes para adequar o comportamento das pessoas e reger as relações delas com as organizações, denomina-se
(A) procedimentos.
(B) planejamento.
(C) práticas.
(D) políticas.
(E) desenvolvimento.
A gestão de pessoas refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. 
Vimos acima, que o conjunto de processos relativos à administração do trabalho dizem respeito às políticas de gestão de pessoas. Sendo assim o gabarito é a alternativa D.
ITEM 12. (FCC/ MPE_SE/2009/ANALISTA/ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO)
As políticas que definem os procedimentos de recrutamento, seleção, integração e ambientação são políticas de
(A) cargos.
(B) avaliação de desempenho.
(C) relações trabalhistas.
(D) remuneração.
(E) provisão.
Como vimos, Chiavenato agrupa as práticas e políticas de Gestão de Pessoas em seis processos básicos. Os seis processos são:
Processos de Agregar Pessoas. 
Processos de Aplicar Pessoas.
Processos de Recompensar Pessoas. 
 Processos de Desenvolver Pessoas. 
Processos de Manter Pessoas.
 Processos de Monitorar Pessoas.
O processo de recrutamento e seleção, integração e ambientação é chamado por Chiavenato de Agregar Pessoas, que é um processo de provisão. Portanto o gabarito é a alternativa E.
QUESTÃO 13. (CESPE/ANCINE/2013/ ANALISTA ADMINISTRATIVO)
 Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes 
 
Comentário
Nada disso, pessoal! O ambiente externo pode influenciar de fato a cultura, mas isto incluirá os artefatos e o valores. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

Continue navegando