Buscar

Aula Atividade I

Prévia do material em texto

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 
Aula Atividade I - Tele Aula I
Questão 1. A Idade Média é caracterizada, sobretudo, pela proeminência agrária e pela descentralização política. O declínio desse período é geralmente descrito como resultado do renascimento do comércio e pelo crescimento do mundo urbano. Levando em consideração essa importante mudança, assinale a alternativa correta: 
a) Durante o período da Idade Média, as cidades desapareceram por completo. 
b) As cidades foram se organizando gradualmente. Uma das características organizacionais foi a formação do movimento comunal, que lutava contra a propriedade urbana privada. 
c) Com o desenvolvimento das cidades, a burguesia urbana passou a travar embates políticos com a Igreja e os reis. Entre os principais motivos, figurava a luta pela liberdade de comércio. 
d) Veneza foi uma das principais cidades no período final da Idade Média. Portanto, seu poder estava baseado na conquista de novos territórios. 
e) As corporações de ofício foram organizações criadas nas cidades emergentes durante a Idade Média. O principal objetivo dessas organizações era o de estimular a concorrência entre os seus membros.
OBSERVAÇÃO: (A Idade Média é, realmente, conhecida por estas duas características apresentadas: uma economia agrária, com comércio reduzido, e um modelo político descentralizado, dividem em pequenos feudos, com terras também divididas entre os servos. O fim da Idade Média não foi causado pelo Renascimento Comercial e Urbano, mas os teve como consequência, já que passou a enfrentar fortes crises durante os anos finais de sua existência. Com a ascensão do comércio e da formulação das cidades, o modelo feudal não pode resistir e mostrou-se falho e ineficiente. A burguesia dava, então, seus primeiros passos para que, em 1789, pudesse assumir, mais claramente, a organização não só econômica, mas política.)
Questão 2. Emmnuel Joseph Sieyès escreveu uma das principais obras de interpretação política da Revolução Francesa, “O que é o Terceiro Estado?” Sobre o pensamento deste autor, leia o trecho do artigo de Marcos Pereira da Silva: “(...) o panfleto de Sieyès requer que a representação do Terceiro Estado passe a ser composta por representantes oriundos verdadeiramente do Terceiro Estado, e ainda que este número de representantes iguale-se ao número de representantes das duas outras ordens e que substitua o voto por ordem pelo voto por cabeça. Naturalmente que a proposta do abade Sieyès não foi bem recebida no seio da Corte francesa. Nasce daí, a definição de vontade comum representativa, que compreende a noca de maioria, vista como a vontade do Terceiro estado em face da representação da minoria formada pela nobreza e pelo clero. Surge a ideia de constituição, como origem de toda ordem jurídica, tendo acima de si, apenas o direito natura (Lessa, José Ruyderlan Ferreira; Silva, Marcos Pereira da. A contribuição de Sieyès para a teoria do poder constituinte. 2014, p. 11). 
Sabemos que o pano de fundo do debate proposto por Sieyès é o tema dos Três Estados, que estruturavam o Estado absolutista francês. Sobre o tema, assinale a alternativa correta: 
a) O Primeiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses. O Segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. E o Terceiro Estado era representado pelos religiosos.
 b) O Primeiro Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. O Segundo Estado era representado pelo alto clero e baixo clero. E o Terceiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses. 
c) O Primeiro Estado era representado pelo clero. O segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. E o Terceiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses. 
d) O Primeiro Estado era representado pelos religiosos. O Segundo Estado era representado pela nobreza. E o Terceiro Estado era representado pelos vassalos. 
e) O Primeiro Estado era representado pelos bispos. O Segundo Estado era representado pela burguesia. E o Terceiro Estado era representado pelos camponeses.
Questão 3. A Revolução Industrial, que começou na Inglaterra, promoveu um grande avanço para o processo de industrialização, que se expandiu para todo o mundo. Porém, causou também prejuízos. O que é correto afirmar sobre esses prejuízos?
a) A população foi obrigada a não frequentar mais a Igreja Católica. 
b) As pessoas desejavam ir para os centros urbanos, mas eram impedidas pela burguesia. 
c) A classe trabalhadora migrou para os grandes centros e, em seguida, precisou retornar para o campo, por falta de emprego nos centros urbanos. 
d) Com a expansão das indústrias e a redução dos preços dos produtos, artesãos e demais trabalhadores enfrentaram o desemprego e foram obrigados a vender a sua força de trabalho por um salário bem baixo e ter condições precárias de vida nos centros urbanos. 
e) A população que migrou para as cidades para trabalhar nas fábricas recebia salários dignos e passou a viver em boas condições de vida.
Questão 4. A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:
I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos. 
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização. 
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento. 
IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III. 
b) II e III.
 c) II e IV. 
d) I, II e IV. 
e) I, III e IV.

Continue navegando