Buscar

lista de exercícios com gabarito de microbiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BACTÉRIA
 
Disciplina: MICROBIOLOGIA 
Período: º Noturno 
Data: 02/04/2018
Professor(a): Tairo Vieira Ferreira
Nome do acadêmico(a): 
 
1. Leia a tira abaixo.
Doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são aquelas causadas pela ingestão de comida ou bebida contaminada por agentes biológicos ou químicos.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às DTAs.
( ) A ureia é o principal produto nitrogenado eliminado na excreção das aves.
( ) A salmonela é uma bactéria comumente encontrada nas intoxicações causadas por produtos à base de ovos.
( ) A intoxicação por estafilococos pode estar relacionada à manutenção de alimentos em temperatura inadequada.
( ) A coqueluche pode ser causada pela contaminação fecal de alimentos e apresenta como sintomas a tosse e a sudorese noturna.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
a) V – V – F – V. 
b) V – F – V – F. 
c) F – V – V – F. 
d) F – F – V – V. 
e) V – F – F – V. 
Resposta:
[C] 
Gabarito Oficial: [E]
Gabarito SuperPro®: [C]
A excreção de produtos nitrogenados, principalmente na forma de ácido úrico, ocorre em insetos, répteis, aves e alguns anfíbios. A salmonela é uma bactéria comumente encontrada nas intoxicações causadas por produtos à base de ovos e a manutenção de alimentos em temperatura inadequada pode estar relacionada à proliferação de estafilococos. A coqueluche tem como modo de transmissão a inalação de gotículas espalhadas no ar por pessoa contaminada por bactéria e tem como principais sintomas a tosse e a febre baixa. 
 
2. O uso doméstico dos recursos hídricos tem preocupado as autoridades ambientais de todo o mundo, tanto no que diz respeito ao desperdício de água quanto à sua conservação. 
Um estudo publicado recentemente na Revista Biotemas (www.biotemas.ufsc.br) dá conta de que é possível criar peixes (tilápias) em lagoas de estabilização de efluentes domésticos tratados. Segundo o artigo: “O sistema de criação de peixes melhorou a qualidade do efluente gerado, reduzindo as concentrações de nitrogênio orgânico total e diminuindo os sólidos suspensos. As análises de coliformes fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus dos efluentes e da carne dos peixes produzidos ficaram dentro dos padrões exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”. 
A respeito do assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
01) Quando uma quantidade excessiva de matéria orgânica é lançada nos rios e lagos pode haver um fenômeno biológico conhecido como eutrofização. 
02) O nitrogênio, sob qualquer forma que se apresente na natureza, não participa da composição química dos seres vivos. 
04) A análise quanto à variação e quantificação de coliformes fecais é um importante indicador do grau de poluição da água por esgotos domésticos. 
08) Salmonelas e estafilococos presentes nas águas são bactérias muito comuns, responsáveis pelo fenômeno biológico conhecido como “maré vermelha”. 
16) Existem bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e transferi-lo para o solo e para algumas plantas, como o feijão e a soja. 
32) A água tratada dos efluentes domésticos das lagoas de estabilização citadas no texto acima, por ser tóxica não pode ser usada para nenhuma finalidade humana. 
Resposta:
01 + 04 + 16 = 21
01 – Verdadeira: O excesso de matéria orgânica numa massa de água provoca um aumento excessivo de algas, e pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte de muitos organismos. 
02 – Falsa: o nitrogênio participa da composição química das proteínas e ácidos nucleicos presentes nos organismos vivos.
04 – Verdadeira: Coliformes fecais (coliformes termotolerantes) são bactérias presentes em grande quantidade nas fezes de animais de aves e mamíferos. A presença dessas bactérias na água é um indicador da presença de poluição por esgotos domésticos.
08 – Falsa: maré vermelha é causada pela proliferação de pirrófitas (algas unicelulares). Salmonelas e estafilococus são bactérias causadoras de doenças em seres humanos.
16 – Verdadeira: A fixação biológica do nitrogênio é feita principalmente por bactérias do gênero Rhizobium que vivem em associação simbiótica com plantas da família das leguminosas (Fabaceae), formando nódulos em suas raízes.
32 – Falsa: o reuso da água tratada dos efluentes domésticos das lagoas de estabilização pode ser feito para fins que não exigem o consumo direto do ser humano, como por exemplo, a irrigação de culturas agrícolas. 
 
3. Responder à questão adiante com base no texto a seguir.
"Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center (Nova Iorque) e ao Pentágono (Washington), os norte-americanos estão atentos aos ataques com armas bacteriológicas. Casos de contaminação por antraz em vários estados americanos estão sendo investigados. Em 1984, os Estados Unidos também sofreram um ataque de terrorismo biológico, quando os seguidores de uma seita contaminaram um grande número de pessoas com salmonela em uma cidade do Estado de Oregon."
O Estado de São Paulo, 10 de outubro de 2001.
Os organismos utilizados como armas na guerra bacteriológica citados acima pertencem ao reino 
 
a) Fungi. 
b) Protista. 
c) Monera. 
d) Plantae. 
e) Animalia. 
Resposta:
[C] 
 
4. Leia com atenção o texto a seguir:
"Uma guerra bacteriológica foi desencadeada no lago do Parque do Ibirapuera, um dos mais conhecidos símbolos da cidade de São Paulo. De um lado estão 16 toneladas de pseudomonas e bacilos que foram despejados no lago na semana passada. Do outro, estão os milhões de begiatoas e salmonelas, responsáveis pelo mau cheiro e dor de barriga de dez entre dez paulistanos que se arrisquem a ingerir a água do lago. A missão das pseudomonas e bacilos é devorar a matéria orgânica responsável pela sujeira do Ibirapuera e matar as salmonelas e begiatoas de inanição.
	"Veja", 15 jul. 92.
a) Analise o texto e indique o tipo de relação que ocorre entre pseudomonas e bacilos com as salmonelas e begiatoas, no lago do Ibirapuera.
b) Os microorganismos citados no texto exploram o mesmo nicho ecológico? Justifique sua resposta. 
Resposta:
a) Competição interespecífica.
b) Exploram o mesmo nicho ecológico, pois usam a mesma matéria orgânica que é despejada no lago como alimento. 
 
5. As chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também são transmitidas por outras vias, além da relação sexual. O quadro apresenta algumas DSTs.
	DST
	Agente infeccioso
	Sintomas
	Sífilis
	bactéria Treponema pallidum
	Lesões nos órgãos genitais, na pele e nas mucosas. Pode afetar o sistema nervoso.
	Cancro mole (cancro venéreo simples, cavalo)
	bactéria Haemophilus ducreyi
	Lesões nos órgãos genitais,
mais frequentemente no homem.
	Aids
	vírus da imunodeficiência humana – HIV
	Ataque às células do sistema imunitário ocasionando imunodeficiência e infecções oportunistas.
	Gonorreia (blenorragia)
	bactéria Neisseria gonorrhoeae
	Ardor ao urinar e secreção uretral de cor amarelada. Nos bebês, pode levar à cegueira.
	Condiloma acuminado (crista de galo, HPV)
	papiloma vírus humano – HPV
	Lesões em forma de crista nos órgãos genitais. Pode levar ao câncer nos órgãos genitais e no ânus.
Suponha que Júlio adquiriu uma DST através de transfusão sanguínea, que Paulo adquiriu uma DST ainda no ventre materno e que Adriano teve uma DST que só se adquire por relação sexual.
As DSTs de Júlio, Paulo e Adriano podem ser, respectivamente, 
a) cancro mole, aids e condiloma acuminado. 
b) condiloma acuminado, gonorreia e sífilis. 
c) aids, sífilis e cancro mole. 
d) gonorreia, condiloma acuminado e aids. 
e) sífilis, cancro mole e gonorreia. 
Resposta:
[C]
As DSTs de Júlio,
Paulo e Adriano podem ser, respectivamente, AIDS, causada pelo vírus HIV adquirido através de transfusão de sangue, sífilis causada pela bactéria Treponema pallidum via transplacentária e cancro mole causado pela bactéria Haemophilus ducreyi, adquirida durante o ato sexual. 
 
6. Leia o texto a seguir:
“... certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos. 
a) Bactérias doadoras podem transferir DNA para uma receptora por meio de conjugação, na qual ocorre contato celular. 
b) Bactérias que possuem a capacidade de captar e incorporar DNA disperso no meio sofrem transdução. 
c) Bactérias têm grande poder de reprodução, pois, em poucas horas, sob condições adequadas, uma única célula pode gerar milhares de clones por mitose. 
d) Fagos contendo fragmento de DNA bacteriano e resultantes da lise de uma célula podem infectar outra bactéria por transformação, e esta passa a ter nova constituição genética. 
e) Plasmídeos ou cromossomos são transferidos livremente, entre bactérias, em um ambiente com nutrientes e antibióticos. 
Resposta:
[A]
Durante a conjugação bacteriana ocorre transferência de material genético de uma célula para outra através de pontes citoplasmáticas denominadas pelos sexuais. 
 
7. Nos últimos dias vários meios de comunicação têm noticiado casos de dengue em diferentes Estados do Brasil. Em alguns destes Estados os números indicam uma situação epidêmica, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Analise as proposições em relação à dengue, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A doença é adquirida pela picada de um hemíptero, denominado cientificamente de Triatoma infestans.
( ) Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
( ) Por ser uma doença causada por bactérias do grupo Neisseria, a dengue pode ser tratada com antibiótico, o que garante a cura em mais de dos casos.
( ) Uma das medidas mais eficazes do combate à dengue são as campanhas de vacinação, realizadas anualmente.
( ) Após contaminar-se uma vez com a dengue, o indivíduo adquire imunidade natural e não mais contrai a doença.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
a) V – V – F – F – V 
b) V – V – V – F – V 
c) V – F – F – F – V 
d) F – V – F – F – F 
e) V – V – V – V – V 
Resposta:
[D]
A dengue é uma virose adquirida pela picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Atualmente, não há vacina disponível para prevenir essa doença e o homem pode sofrer reinfecção. 
 
8. Uma importante questão de saúde humana constitui as doenças que passam de uma pessoa para a outra, principalmente através da relação sexual, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Sobre as DSTs, assinale o que for correto. 
01) A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode provocar inflamação da uretra, da próstata e do útero. Pode haver dor, ardência e uma secreção amarelada ao urinar. 
02) A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. O primeiro sintoma é uma ferida sem dor, dura, com bordas elevadas e avermelhadas na área genital, ou, às vezes, no ânus, na boca ou em outras regiões que entraram em contato com a bactéria. A ferida some em duas a seis semanas, mesmo sem tratamento, mas a bactéria continua presente no organismo. 
04) Na tricomoníase aparece uma secreção avermelhada, acompanhada de coceira nos órgãos genitais. É causada pelo fungo Candida albicans. 
08) O condiloma genital forma verrugas nos órgãos genitais, no colo do útero e ao redor do ânus. É causado pelo papilomavírus humano. 
16) O herpes genital é causado por um vírus. O local fica inicialmente vermelho e com coceira, surgindo depois pequenas bolhas, que arrebentam e formam feridas. Os sintomas desaparecem em até um mês, mas o vírus continua no organismo e, em algumas pessoas, provoca recaídas. Com esses sintomas presentes, o indivíduo é extremamente contagioso e deveria evitar relações sexuais para que não ocorresse transmissão. 
Resposta:
01 + 02 + 08 + 16 = 27.
[04] Falso. A tricomoníase (leucorreia) é uma infecção genital cujos sintomas incluem coceira e secreção esbranquiçada. Essa DST é causada pelo protoctista (protozoário) Trichomonas vaginalis. 
 
9. Um estudo realizado com 90 jovens atendidas pelo Programa Saúde da Família de Ribeirão Preto revelou que o grupo tem pouco conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), formas de contágio, uso do preservativo e cuidados com a saúde. Os resultados revelaram também que as jovens tinham percepção equivocada sobre o risco pessoal de adquirir essas doenças.
Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/node/2051
Acesso em: 10 de setembro de 2013.
Sobre DSTs, analise as afirmativas.
I. O aumento da ocorrência de DSTs resulta exclusivamente de práticas sexuais cada vez mais precoces.
II. Além do HPV e do HIV, a bactéria Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida por meio de relações sexuais.
III. A sífilis, uma DST, pode ser transmitida através de uma transfusão de sangue.
A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é 
a) I. 
b) II. 
c) I e II. 
d) II e III. 
e) I, II e III. 
Resposta:
[D]
[I] Falsa. O aumento da ocorrência de DSTs resulta do aumento do número de parceiros sexuais e da prática sexual sem proteção. 
 
10. Os seres humanos são hospedeiros de uma grande diversidade de microrganismos.
a) Existem microrganismos que fazem parte da microbiota normal dos humanos. Entre esses microrganismos, encontram-se espécies de bactérias do gênero Staphylococcus, aeróbias ou anaeróbias, que conseguem resistir à escassez de água, e espécies do gênero Neisseria, aeróbias obrigatórias, que não resistem ao ressecamento. Considerando a pele, as vias respiratórias e o intestino grosso, preencha o quadro abaixo, indicando com um X qual(is) ambiente(s) não oferece(m) condições favoráveis à colonização por essas espécies de bactérias.
	
	Pele
	Vias respiratórias
	Intestino grosso
	Staphylococcus
	
	
	
	Neisseria
	
	
	
b) As bactérias do gênero Helicobacter vivem em ambientes com pH ao redor de 2; as do gênero Enterococcus, num pH ao redor de 4, e as bactérias do gênero Escherichia vivem em ambientes com pH próximo de 7.
Considerando essas informações, preencha o quadro abaixo, indicando com um X o órgão em que é mais provável encontrar cada um desses gêneros de bactérias.
	
	Estômago
	Duodeno
	Intestino grosso
	Helicobacter
	
	
	
	Enterococcus
	
	
	
	Escherichia
	
	
	
 
Resposta:
a) 
	
	Pele
	Vias respiratórias
	Intestino grosso
	Staphylococcus
	
	
	
	Neisseria
	X
	
	X
b) 
	
	Estômago
	Duodeno
	Intestino grosso
	Helicobacter
	X
	
	
	Enterococcus
	
	X
	
	Escherichia
	
	
	X
 
 
11. Ocorre uma enormidade de doenças bacterianas com as mais diversas vias de transmissão. Com relação às doenças bacterianas e suas vias de transmissão, assinale o que for correto. 
01) O Meningococo, a Neisseria meningitidis, leva ao quadro de meningite e possui transmissão por contato direto ou por aspiração de secreções nasofaríngeas de pessoas doentes ou de portadores da bactéria. 
02) A febre tifoide causada pela bactéria Salmonella typhi tem porta de entrada
no organismo humano pelas vias respiratórias, se alojando nos pulmões. 
04) A coqueluche tem via de transmissão pela contaminação fecal de água ou alimentos. 
08) O botulismo é ocasionado por ingestão de alimento no qual houve o desenvolvimento da bactéria Clostridium botulinum com liberação da toxina (geralmente em alimentos enlatados). 
Resposta:
01 + 08 = 09.
[02] Incorreto: A febre tifoide, causada por bactérias do gênero Salmonella, é adquirida pela ingestão de alimentos contaminados pelo micro-organismo.
[04] Incorreto: A coqueluche, infecção causada pela bactéria Bordetella pertussis, é adquirida pelo contato direto com os doentes ou por gotículas eliminadas pelo portador ao tossir, espirrar ou falar. 
 
12. Muitos microrganismos são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas e parasitárias em humanos. Observe o quadro a seguir e identifique seus respectivos agentes etiológicos.
	Agente etiológico
	Modo de transmissão
	Sintoma
	Profilaxia
	I
	A transmissão é fecal-oral e se dá por meio da água e de alimentos contaminados pelas fezes.
	Diarreia volumosa, com fezes em “água de arroz”, que começa de repente, acompanhada de vômitos, cãibras e, raramente, de febre e dores abdominais.
	Ingerir água fervida ou clorada; lavar bem as mãos e as frutas e verduras; não ingerir frutos do mar crus.
	II
	Ingestão de cistos presentes nas fezes do gato, que podem estar no solo ou no pelo do animal ou em carne crua ou malcozida.
	Geralmente evolui sem sintomas; pode causar cegueira; em gestantes, pode passar para o feto, causando lesões no seu sistema nervoso.
	Lavar as mãos ao lidar com animais ou com terra, utilizada por estes; só ingerir carnes bem cozidas.
	III
	Lesões na pele causadas por objetos contaminados, corte do cordão umbilical com instrumentos não esterilizados.
	Dor de cabeça, febre e fortes contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula.
	Vacinar com reforço a cada 10 anos.
	IV
	Mordida de animal infectado, principalmente de cão e gato.
	Alterações respiratórias, taquicardia; afeta o sistema nervoso central.
	Vacinar cães e gatos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos agentes etiológicos. 
a) I - Vibrio cholerae; II - Toxoplasma gondii; III - Clostridium tetani; IV - Vírus da Raiva. 
b) I - Balantidium coli; II - Clostridium tetani; III - Toxoplasma gondii; IV - HPV. 
c) I - Giardia lamblia; II - Trypanosoma cruzi; III - Leishmania chagasi; IV - Neisseria meningitidis. 
d) I - Entamoeba histolytica; II - Rickettsia rickettsii; III - Vírus da hepatite A; IV - Vírus da raiva. 
e) I - Esquerichia coli; II - Leishmania chagasi; III - Neisseria meningitidis; IV - Vírus herpes. 
Resposta:
[A]
As doenças relacionadas no quadro são causadas, respectivamente, pelos micro-organismos: Vibrio cholerae (bactéria); Toxoplasma gondii (protozoário); Clostridium tetani (protozoário); e o Vírus da Raiva. 
 
13. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) se tornaram um problema de Saúde Pública na faixa etária de 12 a 16 anos, dada a ilusão dos jovens em considerar que outras formas de sexo (oral, anal, coito interrompido) não apresentam riscos e que metodologias exclusivamente contraceptivas (tabelinha, pílula anticoncepcional) são suficientes para protegê-los.
Três adolescentes que se consideravam contaminados por alguma DST resolveram se automedicar, usando um antifúngico (adolescentes A e B) ou um antibiótico (adolescente C). A tabela a seguir mostra a análise dos três adolescentes para identificação das respectivas DSTs.
	Adolescente
	Agente causativo (Nível = UA*)
	
	Neisseria
gonorrhoeae
	Candida
albicans
	Vírus da
Imunodeficiência
Adquirida
	A
	5,60
	0,10
	0,12
	B
	0,20
	8,50
	0,18
	C
	0,08
	2,03
	13,0
	* Unidades arbitrárias – positivo >3,00 UA
De acordo com a tabela acima, pode-se afirmar que: 
a) os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e B podem ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia e a candidíase são causadas por fungos. 
b) os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por bactéria, enquanto a AIDS é causada por um vírus. 
c) o medicamento escolhido pelo adolescente C pode ter um efeito benéfico, visto que a AIDS é causada por uma bactéria. 
d) os medicamentos escolhidos pelos adolescentes B e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a candidíase é causada por um fungo, enquanto a gonorreia é causada por um vírus. 
e) o medicamento escolhido pelo adolescente A pode ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por um fungo. 
Resposta:
[B]
Comentário: A gonorreia é causada por uma bactéria (Neisseria gonorrhoeae),a candidíase é causada por um fungo (Candida albicans), enquanto que a AIDS é causada pelo vírus HIV. Dos adolescentes que se trataram com antifúngicos (A e B), somente B teve algum resultado satisfatório. O adolescente C que se tratou com antibiótico não teve efeito benéfico algum, pois antibióticos são eficientes apenas para doenças causadas por bactérias. 
 
14. O gráfico a seguir mostra como variou o percentual de cepas produtoras de penicilinase da bactéria 'Neisseria gonorrhoeae' obtidas de indivíduos com gonorreia no período de 1980 a 1990. A penicilinase é uma enzima que degrada a penicilina.
Por que aumentou o número de cepas que produzem a penicilinase? 
Resposta:
O uso crescente da penicilina criou um ambiente em que a seleção natural favoreceu as cepas resistentes, cuja frequência aumentou com o tempo. 
 
15. Há 60 anos, Alexander Fleming observou que sua cultura de Staphylococcus aureus – temível bacilo que causa infecção generalizada – estava contaminada pelo fungo Penicillium notatum. Foi assim que, praticamente por acaso, o mundo ingressou na era dos antibióticos, substâncias capazes de matar muitas bactérias comuns que infectam o homem.
Disponível em: < http://super.abril.com.br>. (Adaptado). Acesso em: 09 set. 2015.
Apesar de todos os benefícios, o uso indiscriminado de antibióticos tem um lado nocivo – induz o aumento do número de bactérias resistentes, uma vez que ele 
a) modifica a constituição da parede celular. 
b) seleciona bactérias com variações genéticas. 
c) inibe a síntese proteica realizada pelos ribossomos. 
d) altera as moléculas de ácidos nucleicos da bactéria. 
Resposta:
[B]
O uso indiscriminado de antibióticos pode se transformar em um desastre médico, porque esses medicamentos selecionam variedades bacterianas geneticamente resistentes. 
 
16. Alexander Fleming foi um microbiologista escocês que descobriu a penicilina no ano de 1928, a partir do cultivo não intencional de fungos Penicillium notatum e bactérias Staphylococcus aureus em uma mesma placa de petri. 
Fleming observou algo bastante semelhante aos testes de antibiograma realizados atualmente.
Na área circular ao redor do antibiótico não ocorre crescimento bacteriano.
Um antibiograma é utilizado para 
a) evitar o surgimento de colônias de bactérias resistentes aos antibióticos. 
b) eliminar, nos meios de cultura, colônias de bactérias resistentes aos antibióticos. 
c) determinar o tipo de antibiótico mais eficaz contra a bactéria infectante. 
d) produzir um antibiótico específico contra um tipo de bactéria infectante. 
e) selecionar bactérias infectantes não resistentes aos antibióticos. 
Resposta:
[C]
O antibiograma é utilizado para se determinar o tipo de antibiótico que é mais eficiente na eliminação de bactérias patogênicas. 
 
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
Um material minúsculo pode ser o mais novo aliado no combate à proliferação de superbactérias, responsáveis por um número cada vez maior de infecções e mortes em todo o mundo. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Araraquara, e da Universidade Federal de São Carlos,
UFSCar, comprovaram a ação bactericida de nanopartículas de tungstato de prata em testes com a bactéria Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, SARM, uma das mais disseminadas, tanto no ambiente hospitalar quanto fora dele.
O tungstato de prata é um material desenvolvido recentemente por um outro grupo de pesquisadores. Eles usaram microscópios eletrônicos para irradiar elétrons sobre nanopartículas de tungstato de prata, o que levou ao surgimento de filamentos de prata na superfície do material.
O crescimento de filamentos de prata no tungstato potencializou a já conhecida capacidade do material de combater a proliferação de bactérias. Isso aconteceu porque os filamentos de prata são altamente reativos em meio úmido — onde podem se formar colônias de superbactérias — e produzem radicais livres, que combatem os micro-organismos. Os radicais livres reagem com as diferentes moléculas presentes no biofilme, provocando uma alteração no metabolismo de sua membrana, o que causa a morte das bactérias.
As bactérias super-resistentes, que surgiram, em parte, devido ao uso indiscriminado de antibióticos ao longo do tempo, tornaram-se um grave problema de saúde pública. O fato de esses micro-organismos serem muito tolerantes aos remédios torna as infecções por eles causadas mais agressivas ao ser humano. 
(RIBEIRO. 2013. p. 20). 
17. Considerando a capacidade cada vez mais ampla de as bactérias desenvolverem resistência aos medicamentos, é correto afirmar: 
a) A variabilidade genética presente no grupo de bactérias favorece o aumento do seu potencial adaptativo, permitindo que as cepas, naturalmente resistentes, possam sobreviver à utilização de medicamentos. 
b) Bactérias que naturalmente apresentam resistência ao ambiente são modificadas geneticamente pelos medicamentos, aumentando assim a sua capacidade de sobrevivência. 
c) As infecções causadas pelas bactérias se tornam cada vez mais agressivas devido às modificações genéticas causadas pelos tipos de medicamentos atualmente utilizados. 
d) Os medicamentos induzem alterações mutacionais em grupos de bactérias, que passam a ser progressivamente insensíveis ao tratamento médico. 
e) As superbactérias são resultado da ação da seleção natural sobre os tipos de medicamentos utilizados nas infecções hospitalares. 
Resposta:
[A]
As bactérias possuem variabilidade genética suficiente para se adaptar a diversos ambientes, inclusive sobreviver e proliferar na presença de antibióticos potentes. 
 
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
Bastante consumida no Brasil, a linguiça frescal está no barzinho da esquina e na mesa dos brasileiros. Mas a qualidade do produto varia de região para região, devido aos diferentes métodos de processamento empregados, principalmente se for preparado de modo artesanal, linguiça caseira. Nesta, os sais de cura, compostos adicionados a carnes com finalidade bactericida e também para dar-lhes cor e sabor atraentes, não conseguem controlar, mesmo sob refrigeração, a bactéria patogênica Staphylococcus aureus, comum em contaminações nesse tipo de alimento.
Os níveis de sal de cura usados em linguiças, como o nitrito e o nitrato de sódio, são insuficientes para combater S. aureus. Mas, como ainda não se tem espécies químicas com ação bactericida igual ou superior à do nitrito, nesse tipo de produto para combater essa e outras bactérias, como a Salmonella, a espécie química ainda é empregada.
A higiene passa a ser então, segundo o pesquisador, um item essencial para evitar que a linguiça caseira seja contaminada durante o processo de produção.
A ‘cura de carnes’ é um procedimento cujo fim é conservar a carne por um tempo maior a partir da adição de sais, açúcar, condimentos e compostos que fixam a cor, conferem aroma agradável e evitam contaminação. Entre esses, estão os nitratos e nitritos, que dão cor avermelhada ao alimento e funcionam como agente bacteriostático. 
(PERIGO oculto, 2009, p. 60-61). 
18. A respeito da organização celular característica dos organismos citados no texto, é correto afirmar: 
a) Apresentam envoltório interno delimitando o material genético em um núcleo diferenciado. 
b) Realizam síntese proteica exclusivamente em polissomos livres espalhados no citoplasma celular. 
c) São seres anaeróbios obrigatórios devido à ausência de organelas do tipo mitocôndrias em seu ambiente citossólico celular. 
d) Possuem maior virulência por causa da sua resistência a baixas temperaturas devido à presença de intensa área com retículos endoplasmáticos. 
e) Os sais de cura são eficientes no controle bacteriano por interferir na síntese de esteroides nas cisternas do complexo golgiense bacteriano. 
Resposta:
[B]
As bactérias são micro-organismos unicelulares e procariotos, isto é, a célula não possui núcleo organizado ou organelas membranosas. Dessa forma, a síntese de suas proteínas ocorre em polirribossomos (polissomos) livres no citoplasma celular. 
 
19. Leia o trecho a seguir.
Bactérias resistentes “ameaçam mais que aquecimento global”
Chefe de Saúde da Inglaterra alerta para cenário “apocalíptico” pela crescente ineficiência de remédios contra infecções. 
(Disponível em: www.g1.com.br. Acesso em: 25/01/2013.)
A notícia apresentada compara o aumento de infecções resistentes a medicamentos a ameaça do aquecimento global. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) As bactérias mutantes, geneticamente resistentes, sobrevivem e formam novas cepas que são capazes de produzir enzimas, anulando os efeitos dos antibióticos. 
b) Os antibióticos agem bloqueando algum processo do metabolismo da bactéria, como a síntese da parede celular, a replicação do RNA ou a síntese de proteínas. 
c) A utilização de antibióticos inadequados e a interrupção abrupta dos tratamentos tem sido alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento de bactérias resistentes. 
d) Tratamentos prolongados com antibióticos de amplo espectro podem provocar redução da flora intestinal, gerando condições para a invasão de micro-organismos patogênicos como Staphylococcus. 
Resposta:
[B]
O RNA bacteriano não sofre replicação. 
 
20. A figura ilustra mecanismos moleculares de resistência bacteriana a antibióticos, a saber:
a) o recrutamento de uma enzima que destrói ou incapacita a droga;
b) o uso de uma bomba no envoltório celular que expulsa a droga antes que ela aja;
c) a substituição da proteína-alvo da droga por uma versão que a droga não reconhece.
A partir da análise das informações, explique a resistência bacteriana a antibióticos, relacionando-a à estratégia reprodutiva do grupo. 
Resposta:
A resistência bacteriana nos três casos ilustrados ocorre em função da variabilidade genética dos micro-organismos no enfrentamento do antibiótico. Essa variabilidade é decorrente de mutação e recombinação gênica — transformação, conjugação e transdução —, expressando a transferência vertical e horizontal da informação genética.
Sendo as bactérias organismos de ciclo de vida curto com crescimento exponencial (investimento maciço na reprodução), a propagação da resistência se faz rapidamente, originando linhagens resistentes ao antibiótico. 
 
21. Cientistas britânicos afirmam estar desenvolvendo um antibiótico a partir de larvas de moscas verdes que poderá, no futuro, combater 12 tipos de infecções causadas pela bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina ou SARM, muito propagada em ambientes hospitalares. A bactéria se tornou resistente a vários antibióticos, primeiro à penicilina e, logo depois, à meticilina.
A partir do texto, considere as afirmações abaixo.
I. Devido ao uso constante de antibióticos em hospitais, as bactérias que permanecem nesses ambientes foram selecionadas.
II. A resistência das bactérias aos antibióticos pode ser transmitida às gerações seguintes por divisão celular ou por conjugação.
III. Amensalismo é o nome da relação ecológica que pode se
estabelecer entre as moscas e as bactérias.
Assinale 
a) se somente I estiver correta. 
b) se somente III estiver correta. 
c) se I, II e III estiverem corretas. 
d) se somente I e II estiverem corretas. 
e) se somente II e III estiverem corretas. 
Resposta:
[C]
Todas as afirmações estão corretas. 
 
22. Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias. 
a) A conjugação é a maneira pela qual as bactérias podem trocar material genético. 
b) O cromossomo bacteriano é circular e contém todos os gens essenciais à bactéria. 
c) Algumas bactérias transformam o nitrogênio atmosférico em compostos químicos assimiláveis pelos demais seres vivos. 
d) No grupo das arqueobactérias estão as bactérias halófilas, as metanogênicas e as termoacidófilas. 
e) As bactérias Staphylococcus apresentam um arranjo linear em forma de colar. 
Resposta:
[E]
Os Staphylococcus apresentam colônias com aspecto de cachos de uva. Os estreptococos apresentam um arranjo linear em forma de colar. 
 
23. Leia os termos a seguir, que constituirão as respostas da questão.
Conjugação - Transdução - Transformação - Pelos sexuais - Plasmídeo - Mutação - Antibiótico - Parede celular
Analise as assertivas, que versam sobre microrganismos, associe as expressões em destaque nelas contidas a um termo descrito acima e transcreva-o.
ASSERTIVAS
a.1) Em um determinado experimento, placas de Petri contendo meio de cultura foram cultivadas com microrganismos. Passado certo período, bactérias começaram a colonizar tal placa. Porém, em regiões próximas aos microrganismos inicialmente cultivados na placa de Petri, algo presente no meio impediu o crescimento bacteriano.
b.1) A aquisição de resistência pode se dar geneticamente sem interação com outros microrganismos.
c.1) A recombinação gênica em bactérias pode proporcionar resistência a antibióticos, envolvendo apenas dois organismos vivos.
 
d.1) Um dos tipos de diagnose bacteriana é o método de coloração de Gram. Entretanto, as micoplasmas não apresentam a estrutura detectada por esse método.
d.2) A análise ultraestrutural dessas bactérias revela uma estrutura genética que as agrupam no Domínio Bacteria.
e.1) A bactéria Staphylococcus aureus apresenta-se como importante contaminante em infecções hospitalares. Alterações no padrão de resistência destes microrganismos podem estar relacionadas à ação de bacteriófagos.
f.1) Em biotecnologia, um gene de interesse pode ser introduzido em Escherichia coli através da absorção de dna presenta em meio cultivado.
f.2) Por meio de estruturas ligantes de origem protéica, a E. coli...
f.3) ... transfere naturalmente o gene de interesse para Agrobacterium, bactéria utilizada como vetor natural de manipulação genética de plantas.
f.4) Para tanto, a E. coli utiliza, como vetor, material genético disperso no citoplasma.	
TERMOS ASSOCIADOS
a.1) _____________________________
b.1) _____________________________
c.1) _____________________________
d.1) _____________________________
d.2) _____________________________
e.1) _____________________________
f.1) ______________________________
f.2) ______________________________
f.3) ______________________________
f.4) ______________________________ 
Resposta:
a.1) antibiótico 
b.1) mutação 
c.1) conjugação 
d.1) parede celular 
d.2) plasmídeo 
e.1) transdução 
f.1) transformação 
f.2) pelos sexuais 
f.3) conjugação
f.4) plasmídeos 
 
24. O lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares representa uma prática bastante comum em várias regiões do Brasil. Por isso, a utilização desses locais por banhistas pode tornar-se um grande perigo para a saúde, já que o esgoto é despejado sem tratamento prévio. Assim, o número de casos de diarreias, micoses e hepatites infecciosas é bastante elevado em algumas cidades litorâneas. Para liberar ou desaconselhar o banho de mar, as autoridades sanitárias verificam o grau de poluição da água fazendo a quantificação de coliformes. Assinale a alternativa que contém o nome da bactéria que é o principal bioindicador da qualidade microbiológica dos corpos d'água. 
a) 'Staphylococcus aureus' 
b) 'Escherichia coli' 
c) 'Vibrio cholerae' 
d) 'Leptospira interrogans' 
Resposta:
[B] 
 
25. Os gráficos a seguir representam o efeito inibitório de dois antibióticos (I e II) sobre a síntese protéica em culturas de 'Staphylococcus aureus'. As setas nos gráficos indicam o momento em que foram administrados os antibióticos nas culturas.
Com base nos gráficos, explique a atuação dos antibióticos I e II sobre a síntese protéica. 
Resposta:
O antibiótico I atua sobre a tradução, pois, ao ser administrado, reduz imediatamente a síntese protéica. O antibiótico II pode atuar inibindo a transcrição e/ou a replicação gênica, pois no momento da administração até o início da redução da síntese protéica, decorrem 20 minutos; isso significa que havia ácido ribonucléico mensageiro sendo traduzido e produzindo proteína. 
 
26. A descoberta dos antibióticos foi um dos grandes passos para a evolução da medicina no mundo. Porém, o que era para ser uma solução acabou tornando-se um problema. Hoje, encontramos bactérias, como o 'Staphylococcus aureus', que são resistentes a quase todos os tipos de antibióticos conhecidos.
Como o mecanismo associado à resistência de cepas de bactérias a antibióticos pode ser utilizado para apresentar um contraste entre as explicações do processo evolutivo desenvolvidos por Charles Darwin e Jean Baptiste Lamarck? 
Resposta:
As duas explicações (seleção natural e transmissão de caracteres adquiridos) diferem essencialmente com referência ao tempo de aparecimento das mudanças evolutivas. Para Lamarck, as mudanças surgem como resposta ao estímulo ou meio.
Para Darwin, as mudanças surgem ao acaso e, quando a população é exposta a novidade ou mudança no meio, os indivíduos que já apresentam as mudanças sobrevivem e são capazes de deixar descendentes férteis. Se adotarmos a explicação darwiniana, com seleção natural, diríamos que, entre as bactérias, deve existir aquelas que já apresentam resistência ao antibiótico. Desta forma, quando o antibiótico é aplicado, as não resistentes são eliminadas, restando apenas as formas resistentes, que, então, se multiplicam e continuam a causar a infecção.
Seguindo-se o modelo proposto por Lamarck, teríamos que admitir que, ao entrar em contato com o antibiótico, as bactérias desenvolveram a resistência e puderam, assim, sobreviver. 
 
27. O banho de mar pode tornar-se um grande perigo para a saúde, já que em várias praias do Brasil o esgoto ainda é despejado sem tratamento prévio. Assim, o número de casos de diarreias, micoses e hepatites infecciosas aumenta muito no verão em cidades litorâneas.
As autoridades sanitárias, para liberar ou desaconselhar o banho de mar, verificam o grau de poluição da água, fazendo a quantificação da seguinte bactéria: 
a) 'Staphylococcus aureus' 
b) 'Escherichia coli' 
c) 'Mycobacterium tuberculosis' 
d) 'Clostridium tetani' 
e) 'Leptospira interrogans' 
Resposta:
[B] 
 
28. Saneamento e doenças tropicais
Trabalhar com os determinantes socioambientais da saúde, especialmente com o saneamento e o trabalho em políticas sociais de combate à pobreza, é fundamental para erradicar um conjunto de patologias denominadas doenças tropicais, alertou a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima, em participação na conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doenças tropicais negligenciadas (DTNs), em Genebra.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Estado do Paraná, 21/04/2017.
Disponível: http://www.biologia.seed.pr.gov.br.
Acerca das informações relacionadas ao tema, assinale a alternativa correta. 
a) As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa
renda. Como exemplos de doenças negligenciadas podemos citar a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral (LV) e a filariose linfática. 
b) A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo protozoário Mycobacterium leprae. 
c) A febre amarela é uma doença viral aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: Febre Amarela Urbana (FAU) e Febre Amarela Silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra somente pela localização geográfica. 
d) A tuberculose é uma doença viral, tendo como agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). Quando a doença atinge os pulmões, o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva acompanhada ou não de escarros com sangue. 
Resposta:
[A]
[A] Correta. As doenças tropicais como a malária, doença de Chagas, doença do sono, leishmaniose visceral, filariose linfática, entre outras, são doenças consideradas negligenciadas, pois são consideradas endêmicas, que ocorrem em populações de baixa renda e apresentam poucos investimentos em pesquisas, produção de medicamentos e controle.
[B] Errada. A hanseníase (lepra) é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
[C] Errada. Tanto a febre amarela silvestre quanto a urbana são causadas pelo mesmo vírus, porém a febre amarela silvestre ocorre em áreas florestais, transmitida para o ser humano, principalmente, pelo mosquito Haemagogus, além disso, os primatas são hospedeiros, porém não transmitem para o ser humano; e a febre amarela urbana é transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti.
[D] Errada. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK). 
 
29. Em Santa Catarina, 379 mil crianças são vacinadas contra a pólio na campanha anual.
Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De 15 a 31 de agosto, a meta foi imunizar milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa do público-alvo, formado por milhões de crianças. Em Santa Catarina, a meta foi vacinar das mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu mil doses ao Estado.
Fonte: Ministério da Saúde, 11/08/2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/
Assim, assinale a alternativa correta. 
a) A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Devido ao agente causador ser uma bactéria aeróbia, afeta unicamente os pulmões. Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos. 
b) A poliomielite é uma doença bacteriana, onde este micro-organismo penetra no organismo humano por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Posteriormente, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. Esta doença pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e os músculos da deglutição. 
c) O tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. É causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais. Assim, pessoas que apresentam ferimento na pele, causado por algum objeto enferrujado e sujo, a exemplo de pregos, devem procurar um médico para que seja administrada a vacina antitetânica. 
d) O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. A vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero, por isso, é recomendada para mulheres a partir dos nove anos - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção. 
Resposta:
[D]
A bactéria causadora da tuberculose pode causar implicações em diversos órgãos do corpo humano. A poliomielite é uma infecção virótica. Pessoas que sofreram ferimentos profundos na pele por objetos enferrujados e sujos devem receber doses do soro antitetânico. 
 
30. A tuberculose (TB) causou grande impacto na humanidade principalmente em meados do século XIX, onde se estima que aproximadamente um quarto da população europeia tenha morrido de tuberculose. A descoberta de drogas eficazes contra a doença, o desenvolvimento de vacinas, atrelados a um notório avanço na qualidade de vida da população mundial, contribuíram para expressiva queda no número de casos da TB na maioria dos países. Todavia, mais recentemente, tem se percebido o reaparecimento desta doença, com incidência elevada em vários locais. Tal fato pode ser associado ao surgimento da AIDS, à diminuição da eficácia das drogas utilizadas no tratamento e à piora nas condições sanitárias de alguns países. Sobre a tuberculose, é correto afirmar: 
a) Doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que foi descrito inicialmente por Robert Koch. 
b) A doença se caracteriza por ter uma evolução rápida e se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidos quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem e ou espirram. 
c) A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos sociais. 
d) A vacina Penta é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. 
e) A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune mais resistente não correm risco de adquirir tuberculose. 
Resposta:
[C]
A tuberculose é causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, sua evolução não é rápida e é prevenida pela vacina BCG (bacilo Calmette-Guerin). Pessoas vacinadas ou imunologicamente “resistentes” podem adquirir variedades do bacilo e desenvolver a doença. 
 
31. O bacilo Mycobacterium tuberculosis causador da tuberculose foi descoberto por Robert Koch, em 1875. A transmissão dessa doença ocorre da mesma forma que a hanseníase, ou seja, pelas vias aéreas superiores.
Revista Ciência Hoje das Crianças, 2006. (Adaptado)
O microrganismo citado no texto pertence ao reino 
a) Fungi. 
b) Protista. 
c) Monera. 
d) Animalia. 
Resposta:
[C]
As bactérias são microrganismos unicelulares e procariontes pertencentes ao reino Monera. 
 
32. Leia.
TUBERCULOSE NA MIRA
A prevenção da tuberculose, sobretudo em crianças portadoras de HIV pode ganhar um novo aliado. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descreveram como o sistema imune do hospedeiro reconhece a bactéria Mycobacterium avium, do mesmo gênero da M. tuberculosis, e que, pelas semelhanças, serve como modelo para o estudo da infecção. 
Pelo mecanismo descrito, um receptor específico das células imunes, o TLR9, identifica o DNA do bacilo. “Esse reconhecimento é um importante mecanismo que desencadeia a resposta imunológica”, afirma Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica da UFMG [...]. Ao reconhecer o bacilo, as células de defesa são ativadas a liberar citocinas, que são proteínas importantes no mecanismo de destruição do micro-organismo.
Adaptado de: Ciência Hoje, nº 283 / julho de 2011, p. 69.
Sobre a tuberculose e outras patologias de interesse epidemiológico, foram feitas as seguintes proposições:
I. No herpes, com o uso de antibióticos específicos, há a diminuição dos sintomas e posterior eliminação do agente etiológico
da doença.
II. A tuberculose , assim como a meningite, é uma doença que pode ser transmitida por secreção salivar e, ambas, podem ser prevenidas por imunização ativa.
III. A utilização de técnicas adequadas de conservação de alimentos diminui as chances de intoxicação botulínica causada pelo Clostridium botulinium.
IV. Na AIDS, a dupla hélice do DNA do vírus desencadeia uma série de reações imunológicas comandadas pelos macrófagos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
a) I e II 
b) II e III 
c) I e III 
d) II e IV 
e) III e IV 
Resposta:
[B]
I. Falso. Os antibióticos são medicamentos que não têm efeito sobre o vírus causador do herpes.
IV. Falso. O vírus causador da AIDS é um retrovírus, isto é, o HIV (vírus da imunodeficiência humana) contém como material genético o RNA. 
 
33. A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de 'Mycobacterium tuberculosis'. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento 
a) exclusivamente da produção de proteínas. 
b) exclusivamente da produção de DNA. 
c) exclusivamente da produção de RNA. 
d) da produção de RNA e de proteínas. 
e) da produção de DNA e RNA. 
Resposta:
[D] 
 
34. 	O Governo da Indonésia aprovou um fundo de 1 bilhão de rúpias (US$ 1,1 milhão) para os trabalhos humanitários no sul da ilha de Java, região devastada por uma tsunami, que causou cerca 350 mortes e deixou milhares de desabrigados.
	(http://oglobo.globo.com/online/ciencia/plantao/2006/07/18/284902985.asp)
	Eventos catastróficos decorrentes de alterações climáticas em nosso planeta podem causar enchentes em algumas regiões. As autoridades desses locais se preocupam, geralmente, com a contaminação da água pela urina de ratos infectados.
Assinale a opção que indica o microorganismo presente na urina desses ratos. 
a) 'Leishmania sp' 
b) 'Leptospira sp' 
c) 'Mycobacterium leprae' 
d) 'Trypanosoma cruzi' 
e) 'Schistosoma mansoni' 
Resposta:
[B] 
 
35. Alguns livros do ensino médio definem uma espécie biológica como um grupo de populações naturais cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir descendentes férteis, mas não podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes. Considere as seguintes espécies:
'Siphonops paulensis': cobra-cega, anfíbio que vive em galerias cavadas na terra;
'Mycobacterium tuberculosis': bacilo de Koch, causador da tuberculose;
'Schistosoma mansoni': verme causador da esquistossomose, ou barriga d'água;
'Canoparmelia texana': líquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas árvores em zonas urbanas.
a) Dentre as espécies listadas, em duas delas teríamos dificuldades em aplicar a definição de espécie. Quais são elas?
b) Para cada uma das espécies que você indicou, apresente as razões que dificultam a aplicação da definição biológica de espécie. 
Resposta:
a) 'Mycobacterium tuberculosis' e 'Canoparmelia texana'.
b) O 'Mycobacterium tuberculosis' se reproduz por bipartição ou cissiparidade, processo assexuado. Não realiza cruzamento originando descendência fértil.
A 'Canoparmelia texana' não é exatamente uma espécie, mas sim uma associação de duas espécies, um fungo e uma alga que juntos formam o líquen. 
 
36. Na batalha contra o 'Mycobacterium tuberculosis', a principal bactéria causadora da tuberculose, um grupo de pesquisadores brasileiros espera, em breve, fornecer um novo arsenal de armas químicas: drogas sintéticas desenhadas para explorar os pontos fracos do patógeno. O objetivo é matá-lo de forma mais rápida e menos tóxica ao homem.
Uma molécula com aparente potencial para atingir esse objetivo foi batizada informalmente de IQG 607, um ferrocianeto associado à molécula da isoniazida (INH), droga que há 50 anos é o carro-chefe no tratamento contra tuberculose.
A isoniazida corresponde a um derivado do ácido nicotínico, denominada também de isonicotinilhidrazina. Sua fórmula estrutural é
As células de bactérias, como 'Mycobacterium tuberculosis' por exemplo, apresentam um envoltório, a parede, que é 
a) flexível e elástica. 
b) rígida e permeável. 
c) flexível e protéica. 
d) constituída por celulose. 
e) resistente à salinidade. 
Resposta:
[B] 
 
37. Em relação à tuberculose, é FALSO dizer que: 
a) o 'Mycobacterium tuberculosis' é uma bactéria, vulgarmente conhecida como bacilo de Koch 
b) a tuberculose é uma doença pulmonar, que, se não tratada, pode levar o indivíduo à morte 
c) a tuberculose é uma doença que pode ser causada também por um protozoário 
d) a vacina BCG oferece certa proteção contra o agente causador da tuberculose e deve ser tomada nos primeiros meses de vida 
e) a tuberculose pode ser diagnosticada com a ajuda da abreugrafia, um tipo de radiografia inventada pelo médico brasileiro Manuel de Abreu 
Resposta:
[C] 
 
38. A figura a seguir representa de forma esquemática o processo de clonagem de genes do "Mycobacterium tuberculosis", em um plasmídio de bactéria, para fins terapêuticos.
Com relação ao processo de clonagem gênica esquematizado acima, os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente, 
a) DNA recombinante, plasmídio, clone e vetor. 
b) DNA recombinante, vetor, plasmídio e transgene. 
c) DNA, vetor, DNA recombinante e organismo transgênico. 
d) DNA transgênico, DNA recombinante, vetor e plasmídio. 
Resposta:
[C] 
 
39. Uma das medidas paliativas utilizadas por governos no enfrentamento das secas no Nordeste é a distribuição de água através de carros-pipa. No entanto, municípios já castigados pela seca enfrentam outro problema: a água distribuída pelos carros-pipa muitas vezes chega aos moradores imprópria para o consumo. Entre as consequências mais graves da qualidade ruim da água está o aumento das taxas de mortalidade infantil. De acordo com essa realidade, considere as seguintes questões:
A correta correspondência entre as doenças de veiculação hídrica e seus agentes etiológicos é 
A. Amebíase – Entamoeba hystolitica; Cólera – Vibrio cholerae; Esquistossomose – Schitossoma mansoni; Giardíase – Giardia Iamblia. 
B. Cólera – Vibrio cholerae; Dengue - Aedes aegypti; Brucelose – Brucella rneIitensis; Giardíase – Giardia lamblia. 
C. Filaríase – Wuchereria bancrofti; Brucelose – Brucella melitensis; Cólera – Vibrio cholerae; Dengue – Aedes aegypti.
 
Além da distribuição de patógenos provenientes de ecossistemas aquáticos contaminados, a água distribuída em regiões rurais do semiárido através do carro-pipa pode também conter produtos consequentes dos seguintes processos, EXCETO 
I. águas com excesso de pesticidas e agrotóxicos decorrentes do processo de eutrofização. 
II. águas com excesso de sais dissolvido decorrentes do processo de salinização. 
III. águas com excesso de cianobactérias potencialmente tóxicas, consequência do processo de enriquecimento de nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio 
Para o tratamento completo e correto da água bruta para consumo humano, são recomendadas as seguintes etapas do sistema de tratamento: 
i. correção de pH, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, fermentação. 
ii. oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, fermentação, correção de pH, fluoretação. 
iii. oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH. fluoretação. 
A sequência correta dos itens das três proposições é 
a) A-I-iii 
b) B-III-iii 
c) C-II-i 
d) A-II-ii 
e) B-I-ii 
Resposta:
[A]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
A dengue é uma infecção causada por vírus e transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. 
A água potável não deve conter excesso de sais minerais. O processo de fermentação não está envolvido no processo de tratamento da água
para o consumo humano.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]
[I] Incorreta, pois a eutrofização (ou eutroficação) é um processo onde ocorre o aumento gradativo de matéria orgânica presente no ambiente aquático provenientes, por exemplo, de agrotóxicos e não ao contrário;
Antes de chegar às torneiras, a água passa por diferentes processos físico-químicos, a fim de eliminar as impurezas e os agentes patogênicos. Essas etapas consistem em:
- A oxidação é a primeira etapa de um processo de tratamento de água, ele consiste em deixar os metais presentes na água, insolúveis, metais como ferro e manganês são oxidados através de reações de oxidação com substâncias como o cloro, que os torna insolúveis, permitindo sua remoção nas próximas etapas;
- Coagulação: adiciona-se produtos químicos como sulfato de alumínio, para aglutinar ou aglomerar as sujidades;
- Floculação: etapa onde a água é movimentada para que ocorra a aglutinação dos flocos e ganhem peso para decantarem;
- Decantação: é o processo onde as partículas agora aglomeradas, são depositadas no fundo do tanque;
- Filtração: processo que separa os sólidos presentes;
- Desinfecção: nessa etapa usa-se cloro para eliminar micro-organismos patogênicos;
- Correção de pH: etapa onde é medido o pH e caso não esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, deverá ser corrigido;
- Fluoretação: como última etapa do processo o flúor é adicionado a fim de evitar cáries dentárias. 
 
40. Dentre doenças causadas por vírus e bactérias, assinale o que for correto. 
01) Como exemplos de doenças causadas por vírus, podem-se citar: gripe, febre amarela, sarampo, raiva e catapora. 
02) A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, apresentando como características febre alta, dores musculares, dores nas articulações, dores nos olhos e na cabeça, entre outros sintomas. 
04) A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se instala e se multiplica na parede intestinal, produzindo substâncias tóxicas e provocando forte diarreia. 
08) Herpes, poliomelite, tétano e leptospirose são doenças bacterianas as quais, portanto, podem ser tratadas com o uso de antibióticos. 
Resposta:
01 + 02 + 04 = 07.
[08] Incorreto: Herpes e poliomielite são infecções causadas por vírus. 
 
41. Nem mesmo os produtos orgânicos ficam fora da desconfiança que cerca os alimentos em geral. Há pouco tempo, um lote de espinafre orgânico contaminado por um microrganismo foi responsável, nos Estados Unidos, por uma gastroenterite, intoxicação que causou diversas mortes. O microrganismo em questão é uma variação de 
a) um vírus (Infuenza). 
b) um protozoário (Vibrio cholerae). 
c) uma bactéria (Escherichia coli). 
d) um nematelminto (Taenia soliun). 
e) um vírus (Coliformes termotolerantes). 
Resposta:
[C]
O gastroenterite é uma infecção causada pela bactéria Escherichia coli. A doença causa desconforto, diarreia e vômitos. 
 
42. A cólera é uma doença infecciosa causada por uma bactéria descoberta em 1884, que posteriormente recebeu o nome de 'Vibrio cholerae'. Essa bactéria ataca o intestino humano fazendo com que o organismo elimine grande quantidade de água e sais minerais, causando desidratação. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO é medida de prevenção desta doença. 
a) Beber somente água filtrada ou fervida. 
b) Lavar as mãos com sabão antes das refeições e ao deixar o sanitário. 
c) Tomar vacina tríplice periodicamente. 
d) Lavar, muito bem, e com água limpa, frutas, legumes e verduras antes de comê-los. 
e) Evitar comer alimentos crus, principalmente verduras e peixes. 
Resposta:
[C] 
 
43. Uma pessoa só contrai o cólera se ingerir água contendo, no mínimo, 108 vibriões, o micro-organismo causador dessa doença. No entanto, se uma pessoa beber água contendo bicarbonato de sódio - um antiácido - são necessários apenas 104 vibriões para iniciar a doença.
Por que ocorre essa diferença? 
Resposta:
A água que contém o bicarbonato de sódio, que é básico, neutraliza parte do suco gástrico (que é ácido) no estômago. Normalmente, a acidez do suco gástrico seria suficiente para matar uma fração dos vibriões; porém, na presença de bicarbonato, mais vibriões sobrevivem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais