Buscar

Seminário Pirâmide de Alimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pirâmide de Alimentos Adaptação Brasileira.
Grupo 1: Pães, Cereais, Arroz, Massas, Tubérculos e Raízes.
Posição do grupo dentro da Pirâmide da adaptação Brasileira
Esta na parte inferior da pirâmide, a base é composta pelos alimentos energéticos, isto é, importantes fontes de carboidratos que garantem energia para todas as nossas atividades. sendo a mais larga demonstra a importância da utilização desses alimentos.
Alimentos que Compõem o grupo:
 Pães, Cereais, Arroz, Massas, Tubérculos e Raízes.
Porções que devem ser Consumidas Diariamente:
6(seis) porções diárias.
PÃES
O pão é uma excelente fonte de energia. É um alimento muito antigo e Faz parte do hábito alimentar de diversos povos, é elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas.
Nutrientes e Funções:Pães
Nutricionalmente pertence ao grupo dos cereais e é um fornecedor nato de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta. Garante a sensação de saciedade prolongada.
É um alimento fonte de carboidratos, importante para fornecer energia para nosso organismo.
Por ser fonte de carboidrato, nutriente que deve estar presente em maior quantidade no nosso dia a dia. 
BENEFÍCIOS NO CONSUMO: PÃES
O pão pode ser complementar a uma refeição ou, então, ser o principal ingrediente, como no caso do café da manhã.
O carboidrato é considerado o inimigo número 1 da dieta, no entanto, é essencial para a alimentação diária quando consumido com moderação e da maneira correta. O carboidrato é o nutriente que fornece energia para o organismo, por isso deve estar presente em maior quantidade na hora de balancear o cardápio.
Entre os alimentos que são fonte de carboidrato está o pão. Presente em quase todas as refeições dos brasileiros, ele pode ser encontrado em versões saudáveis e até complementando receitas sofisticadas.
MALEFÍCIOS NO CONSUMO: PÃES
E, se você pensa que o único risco desse consumo em excesso é o ganho de peso, está enganado: os pães podem até levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes.
o pão branco é composto basicamente de farinha processada (carboidrato simples) “que tem ação semelhante a do açúcar, podendo levar a uma resistência à insulina e, futuramente, diabetes”, é pobre em nutrientes e não contém fibras em sua composição. “Ou seja, seu consumo não promove saciedade. O fermento biológico também é engordativo e provoca inchaço”, O consumo exagerado de carboidrato sem um aumento do gasto energético é transformado em gordura. Ou seja, a pessoa ganhará peso”.
O glúten que e uma composição dos pães é uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio e cevada. Para algumas pessoas, os celíacos, (pessoas que possuem intolerância ao glúten) a ingestão dessa proteína é prejudicial à saúde, causando reações alérgicas.
Podendo causar: constipação intestinal, rinite, asma, artrite, dermatite, alterações de humor, ansiedade e depressão.
CEREAIS
 São as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas(conhecidas como capins ou relvas). Fazem parte do hábito alimentar de diversos povos, devido a sua facilidade de manutenção e conservação; por seu baixo custo e pelo alto valor nutritivo.
 Os principais cereais são: arroz, milho, trigo, aveia, centeio, sorgo, cevada.
Nutrientes e Funções: Cereais
Nos grãos de cereais podemos encontrar nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, enzimas e outras substâncias. Os integrais, além desses nutrientes, são ricos em fibras
São deficientes nos aminoácidos lisina, treonina e triptofano. Essa deficiência é compensada com a combinação de alimentos (arroz com feijão), resultando numa mistura de melhor valor proteico. O glúten é uma substância presente nos cereais, especialmente no trigo, formado por duas proteínas: gliadina e glutenina. 
Estas duas proteínas quando misturadas em água dão a elasticidade característica para a panificação. As vitaminas encontradas nos cereais são as do complexo B, principalmente a B1, no germe que é a parte mais nobre do grão e a B2 mais distribuída no grão. A vitamina E, é encontrada principalmente no germe. Os principais cereais são: arroz, milho, trigo, aveia, centeio, sorgo, cevada.
 	
Redução do colesterol (por exemplo, pelas fibras solúveis encontradas na aveia, centeio). O consumo de cereais como parte de uma dieta saudável, reduz os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Pesquisas recentes mostram que as pessoas com corações saudáveis tendem a comer mais alimentos contendo cereais integrais, como parte de uma dieta com baixo teor de gorduras e estilo de vida saudável.
- Produção de baixos níveis de glicose e consequente menor resposta da insulina (um benefício na perda de peso). Quando comemos, há um pico de glicose no sangue após a refeição. Já os cereais fazem diminuir esta quantidade da substância no sangue, contribuindo também no controle do diabetes
BENEFÍCIOS NO CONSUMO: CEREAIS
MALEFÍCIOS NO CONSUMO: CEREAIS
o consumo excessivo não é recomendado uma vez que eles contêm substâncias denominadas fitatos( Ácido fítico), responsáveis pela redução da absorção e aproveitamento de minerais, incluindo o cálcio e o ferro.
ARROZ
O arroz é um dos cereais mais consumidos na gastronomia mundial, e esse alimento de origem asiática pode ser encontrado com grande diversificação de variedades, sendo que as principais são: o arroz preto, selvagem, japonês, parabolizado, integral, arbóreo e o arroz polido, também denominado com arroz branco, que é o mais consumido no Brasil.
NUTRIENTES E FUNÇÕES:Arroz
Diversos nutrientes compõem o arroz, tais como vitaminas (niacina, riboflavina e tiamina) e minerais (potássio, ferro e fósforo). Além das vitaminas e minerais, vários outros nutrientes compõem o arroz. Selênio, Carboidratos complexos, Orizanol, Folato, Magnésio E Vitamina B6, proporciona melhor funcionamento do Sistema Nervoso Central e do Sistema Imunológico. é uma excelente fonte de enérgia, além de proporcionar diminuição da acidez gástrica, auxilia na redução das taxas de colesterol ajuda na prevenção de doenças cardíacas e de doenças congênitas, alivia sintomas Tensão Pré Menstrual, auxilia na redução de reações  alérgicas, previne contra doenças cardíacas e contra a asma.
BENEFÍCIOS NO CONSUMO: ARROZ 
Os benefícios do arroz são fornecer energia ao organismo com carboidratos saudáveis. O arroz é um alimento rico em carboidratos mas também tem proteínas, vitaminas e minerais essenciais ao organismo.
A proteína que o arroz tem quando combinada com leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construir os tecidos do organismo, reforçar a imunidade e para a manutenção das células
MALEFÍCIOS NO CONSUMO:ARROZ
Comer arroz em excesso pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Pesquisadores do departamento de Nutrição, liderados por Emily Hu, revisaram quatro estudos recentes envolvendo mais de 352 mil pessoas da China, Estados Unidos e Austrália com idades entre quatro e 22 anos. Aqueles que comiam mais arroz — de três a quatro porções por dia — tinham 1,5 mais chance de desenvolver diabetes do que aqueles que comiam a menor quantidade de arroz.
Além disso, para cada porção grande do alimento a mais que uma pessoa consumia por dia, o risco de diabetes crescia 10%. A relação era mais forte para pessoas asiáticas, que comem mais arroz por dia do que em países ocidentais.
MALEFÍCIOS NO CONSUMO:ARROZ
O arroz branco tem um alto índice glicêmico, o que significa que ele pode causar picos no nível de açúcar no sangue. Pesquisas anteriores já haviam relacionado alimentos de alto índice glicêmico com o aumento do risco de diabetes tipo 2.
Esse diabetes ocorre quando a produção
de insulina, responsável por quebrar as moléculas de açúcar no sangue, é insuficiente, ou quando a insulina produzida não funciona corretamente. Ocorre então um acúmulo de açúcar no corpo.
MASSAS
São utilizada na culinária, podem ser apresentadas de diversas formas. Apreciadas em várias culturas no mundo todo, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes regionais.
A diversas tipos de Massas: Tortas, massa folhadas, massas podre, massa liquilidificada , massa sablee, massas phylo, pães e macarrão. 
NUTRIENTES E FUNÇÕES: MASSAS
 
Na massas podemos encontra vários de nutrientes, por ser utilizados diversos ingredientes para sua produção, entre eles estão: proteínas, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, e vitaminas. 
BENEFÍCIOS NO CONSUMO:MASSAS
O consumo adequado de massa mantém o metabolismo funcionando adequadamente, os carboidratos são principal fontes para o corpo, sendo o principal combustível ( ou fonte de energia) para o cérebro, células vermelha sanguíneas ( hemoglobinas). 
MALEFÍCIOS NO CONSUMO: MASSAS
Embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, massas em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar.
, muitas vezes as massas acabam banidas do cardápio por serem consideradas ‘inimigas número um das balanças’, o que não é verdade
TUBÉRCULOS E RAÍZES 
 Os tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, já as raízes normalmente se encontra abaixo da superfície do solo, ambas contém grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação.
NUTRIENTES E FUNÇÕES:
Tubérculos e Raízes 
Algumas raízes são comestíveis, como a cenoura, o ginseng, o nabo o rabanete a mandioca e a beterraba. Estas raízes não devem ser confundidas com tubérculos como a batata yacon, nem bulbos como a cebola, pois estes são caules subterrâneos, e não raízes. 
Tubérculos e raízes contêm vitaminas A e C e alta porcentagem de água. Portanto, têm menos carboidratos e calorias que os grãos. Para manter todos os nutrientes, os tubérculos e as raízes devem ser cozidos com casca previamente bem lavada.
BENEFÍCIOS NO CONSUMO:
 Tubérculos e Raízes 
O efeito benéfico decorre por ser fonte de fibras e isenta de glúten, são ótimas fontes de vitamina A, além de conter outras vitaminas e ferro, podemos consumir cruas ou cozidas e são versáteis. Podem ser usadas em saladas, ensopados e até mesmo em bolos.
MALEFÍCIOS NO CONSUMO:
 Tubérculos e Raízes 
Embora sejam responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo, são ricos em calorias e carboidratos. Daí a razão por que seu consumo dever ser limitado, mas jamais evitado.
Alguns contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, (A acrilamida é um composto químico que se forma naturalmente numa ampla variedade de alimentos quando estes são cozidos) que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas
Bibliografia
 Slide 1- http://www.nopesoideal.com.br/nova-piramide-alimentar/
 Slide 2- http://anenisiaandrade.endoped.med.br/site/category/obesidade-x-baixo-peso/2-1-piramide-alimentar-como-comer-direito/
Slide 3- http://wellnessbrazil.blogspot.com.br/2012/02/nutricao-parte-1-carboidratos-e-indice.html
Slide 4- http://hmsportugal.wordpress.com/2012/01/20/alimentacao-saudavel-durante-a-gravidez-2/
Slide 5- http://amateca.blogspot.com.br/2012/08/alquimia-dos-sabores-paes-cia.html
Slide 6- http://www.corposaudavel.net/benefi
Slide 7- http://www.gourmetidos.com.br/dica/paes-sao-essenciais-na-alimentacao/
Slide 8- http://www.corposaudavel.net/benefi
Slide 9- http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=15&artigo=49
Slide 10- http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=15&artigo=49
Slide 11- http://www.anutricionista.com/cereais-integrais-conheca-seus-beneficios.html
Slide 12 - http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-cereal-e-grao
Slide 13- http://www.nutricion.pro/alimentos/los-diferentes-tipos-de-arroz-y-sus-beneficios-para-la-salud/
Slide 14-
Slide 15- livro Guia de nutrição Prático 4 º edição Pagina 155
Slide 16- http://www.anutricionista.com/a-diferenca-entre-o-arroz-branco-e-o-arroz-integral.html
Slide 17- http://www.anutricionista.com/a-diferenca-entre-o-arroz-branco-e-o-arroz-integral.html
Slide 18- http://maisequilibrio.com.br/saude/macarrao-engorda-5-1-4-469.html
Slide 19- http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(alimento)
Slide 20- http://maisequilibrio.com.br/saude/macarrao-engorda-5-1-4-469.html
Slide 21- http://riverocolina.blogspot.com.br/2013/10/cozinha-modernista.html
Slide 22- https://www.nissin.com.br/a-nissin/vida-com-sabor/dica/grupo-dos-cereais-tuberculos-e-raizes/
Slide 23- http://www.sitedanutricao.com.br/p/guia-nutricional.html
Slide 24- https://www.nissin.com.br/a-nissin/vida-com-sabor/dica/grupo-dos-cereais-tuberculos-e-raizes/
Slide 25- http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-os-vegetais-que-mais-engordam/723/
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando