Buscar

orientaçoes de estagio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como já é de seu conhecimento, a Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) é o setor responsável pela orientação e avaliação dos documentos de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura. Dispõe de uma equipe de professores orientadores de estágio que abrange todos os polos da UNIP Interativa. 
 
 
Sou a professora Lígia Freire e a partir deste período letivo, estarei disponível para orientá-lo(a), possibilitando que, ao longo do curso de Pedagogia, você cumpra a carga horária total de 300h de estágio com tranquilidade e segurança. 
  
 
O estágio só pode ser iniciado quando você se matricular ou já tiver cursado a disciplina vinculada ao estágio (veja a relação de disciplinas no Quadro 1, a seguir). 
 
No decorrer do curso, você cursará algumas disciplinas vinculadas ao estágio (Disciplinas de Prática Docente), as quais são apresentadas a seguir: 
 
  
 
Quadro 1. Disciplinas vinculadas ao estágio e a respectiva carga horária de estágio a ser realizada 
 
	Disciplinas Vinculadas ao Estágio 
	Carga Horária Exigida 
	Orientação e Práticas em Projetos na Infância 
	100h 
	Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental 
	100h 
	Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional 
	40h 
	Orientação e Prática de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares 
	60h 
	TOTAL 
	300 horas 
  
Essas disciplinas são pré-requisito para a realização do estágio, ou seja, só é permitido que você inicie o estágio após estar matriculado na disciplina vinculada ao estágio, ou já tê-la cursado; isso vale para todas as Disciplinas de Prática Docente.  
O ideal é que você cumpra a carga horária de estágio, em cada área, no mesmo semestre em que realiza a disciplina. Caso não seja possível, poderá realizar o estágio depois, mas nunca antes! 
 
  
Neste semestre (2017/2), será oferecida a disciplina de Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental (OPPEF) e você já poderá iniciar o seu estágio supervisionado em Escolas de Educação Básica – são 100h de estágio (no mínimo) que devem ser realizadas no Ensino Fundamental (anos iniciais - do 1º ao 5º ano). 
  
Assim como na Educação Infantil, o ideal é distribuir a carga horária entre todos os anos referentes ao Ensino Fundamental para ampliar sua experiência. 
 
Obs.: Não é permitido realizar esse estágio em Escola de Educação Especial (por exemplo, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Caso pretenda estagiar nesse tipo de instituição, entre em contato comigo para obter as instruções adequadas. 
 
 
Você terá até o 6º semestre para completar as atividades de estágio. Caso não cumpra todas as atividades de estágio nesse período, será necessário providenciar a matrícula em dependência (DP) junto à Secretaria Virtual para poder entregar o estágio completo. 
  
ATENÇÃO! 
  
Para iniciar o estágio, é necessário inteirar-se com relação às instruções e documentações relacionadas ao estágio supervisionado, acessando:  AVA Blackboard> Conteúdos Acadêmicos> Comunidades: Interação e Comunicação> Pedagogia (sem a turma)> Estágio (coluna do lado esquerdo da tela) > EC-Orientações e EC-Regular>Turma 2016 
  
- As informações relacionadas ao Convênio e ao Termo de Compromisso estão em: EC-Orientações 
Caso tenha dúvidas, direcionar ao Setor de Estágio Curricular Obrigatório EXCLUSIVAMENTE pela Central de Atendimento ao Aluno, acessando: http://atendimento.unip.br/solicitante/login) 
 
 
 
- Os demais documentos e orientações de estágio estão em: EC-Regular> Turma 2016. Leia o material com atenção, especialmente o Manual de Estágio. Caso tenha dúvidas, direcionar ao seu professor orientador de estágio (o contato do professor orientador de cada polo está disponível no AVA, junto ao manual). 
 
 
 
 
 
 
Após estudar com empenho o material e assistir atentamente às videoaulas disponíveis no botão Estágio, siga as instruções abaixo: 
  
a) Você deve se dirigir à unidade escolar na qual pretende estagiar e se apresentar ao responsável, como estudante da Unip. 
b) Solicitar a autorização para realizar o estágio supervisionado na instituição, apresentando a Carta de Credenciamento devidamente preenchida. 
c) Caso o responsável pela instituição aceite que você realize estágio na unidade escolar, providencie os seguintes documentos: 
- Termo de Convênio (Acordo de Cooperação): caso a instituição que você pretende estagiar não tenha convênio firmado com a Unip e exija que o convênio seja firmado; 
- Termo de Compromisso 
- Plano de Atividade 
  
Assim que você providenciar o Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividade, deve entregá-los em seu polo de matricula (3 vias), para que sejam enviados para a Unip. 
Em seguida, acesse o link “Lista de Termos de Compromissos Assinados” (EC-Orientações) para verificar se seu nome já consta nesta lista, cuja atualização é feita uma vez por semana pelo Setor de Estágio Curricular Obrigatório.  
 
Você somente poderá iniciar o estágio depois da inclusão de seu nome nesta lista. 
 
 
 
Posteriormente, após o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividade chegarem ao seu polo assinados pela Unip, retire as duas vias: a primeira via deve ser entregue na Instituição Concedente e a segunda via ficará com você e deverá ser postada junto com os Relatórios Semestrais. 
  
d) Durante a realização do estágio, providencie a documentação descrita abaixo: 
- Relatórios Semestrais da Instituição Concedente e do Aluno-Estagiário 
- Ficha de Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) 
e) Caso você realize atividades de estágio neste semestre, referentes aos estágios no Ensino Fundamental e/ou Educação Infantil, deverá efetuar a postagem conforme instruções abaixo: 
 
 
- Postar, em um único arquivo (PDF), a seguinte documentação preenchida referente aos estágios realizados: 
 
 
- TERMO DE COMPROMISSO + PLANO DE ATIVIDADE (caso o estágio seja remunerado, postar o Contrato / caso você seja do Distrito Federal, deverá postar também a Ficha FIAE) 
- RELATÓRIOS SEMESTRAIS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE E DO ALUNO-ESTAGIÁRIO 
- RELATÓRIO DA BRINQUEDOTECA (caso tenha realizado a atividade no polo) 
(todos os documentos devem estar sem rasuras, com as devidas assinaturas e carimbos para que tenham validade) 
- ANÁLISE DE HISTÓRICO E/OU DE DECLARAÇÃO DE DOCÊNCIA (realizada pelo(a) professor(a) da Coordenadoria de Estágios em Educação, caso tenha dispensa ou redução de carga horária por experiência docente) 
 
 
*AMBIENTE DE POSTAGEM: http://trabalhosacademicos.unip.br/entrega > clicar em: ENTREGA DE ESTÁGIO 
 
 
- clicar no link da disciplina ORIENTAÇÃO E PRÁTICAS DE PROJETOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (postar apenas material referente ao estágio de Ensino Fundamental) 
 
 
- clicar no link da disciplina ORIENTAÇÃO E PRÁTICAS EM PROJETOS NA INFÂNCIA (postar apenas material referente ao estágio de Educação Infantil, caso não tenha postado ainda) 
  
*PERÍODO DE POSTAGEM: de 03 de setembro a 17 de dezembro de 2017. 
Caso não realize estágio neste semestre, não será necessário postar nenhum documento no período mencionado acima. 
  
 
ATENÇÃO! 
 
 
- Toda a carga horária de estágio deverá ser registrada em Termo de Compromisso / Plano de Atividade, Fichas de Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) – frente e verso e Relatórios Semestrais – da Instituição Concedente e do Aluno-Estagiário, para ter validade. O preenchimento desses documentos deve estar de acordo com as instruções do Manual de Estágio, que foi atualizado no AVA. 
- As Fichas de Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) deverão ser postadas apenas no 6º período letivo, caso você poste as fichas no link da disciplina de “ORIENTAÇÃO E PRÁTICAS” (descritas acima), o arquivo não será validado.  
 
- Acesse sempre os avisos disponibilizados no AVA Blackboard para não perder nenhuma orientação e prazo de postagem (Comunidade de Pedagogia_2016> Avisos).  
 
- Entre em contato caso tenha alguma dúvida relacionada ao estágio supervisionado,no entanto, não se esqueça de que esse canal de comunicação direto entre professor e aluno não exclui a necessidade de que você estude com empenho todo o material relacionado ao estágio. Antes de encaminhar suas dúvidas por e-mail, atente-se a essa questão!

Outros materiais