Buscar

resenha 4 e 5 capitulo de Français LaPlantine- Aprender Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gessica Higgins Martins
13/03
No livro " Aprender Antropologia" de LaPlantine disserta sobre 2 pioneiros da etnografia, Malinowski e Franz Boas (americano de origem alemã). Boas tinha como maior preocupação a forma como era praticada a pesquisa de campo, acreditava que era de suprema importancia anotar o "detalhe do detalhe", tudo que er observado de modo muito fiel aos objetos analisados, para que assim, se reduzisse o numero de erros na hora de interpretar a pesquisa. Franz dizia que para o cientista realmente analisar uma sociedade, o mesmo, deveria mergulhar na cultura pesquisada, assim, fazendo anotações e registrando a pesquisa na lingua da comunidade. Ele foi um dos primeiros a criticar severamente a ideia do evolucionismo.
Malinowski, que concordava com a ideia de mergulhar na cultura pesquisada, resolveu, além de conviver com a cultura pesquisada, romper contato com a sociedade europeia com o objetivo de não ser influenciado pelo pensamento etnocentrico. Ele descreve em detalhes sua rotina diaria como cientista em seu livro "Os argonautas do Pacifico Ocidental". A partir dessa epoca, a antropologia luta para tentar convencer o mundo de que outras sociedades não se tornam primitivas só por se comportarem diferente de nós. De acordo com Laplantine, a partir das preocupações de Boas e Malinowski que a etnografia se desenvolveu como ferramenta de propagação da antropologia, gerando avanço em transforma-la em ciência.
LaPlantine disserta sobre 2 primeiros teoricos da antropologia, Durkheim e seu sobrinho Marcel Mauss. Esses cientistas propagam a ideia de que cada disciplina precisa se separar das outras. Durkheim acreditava que a antropologia deveria ser uma ramificação da Sociologia, enquanto, Mauss discordava e trabalhou a vida inteira para que a disciplina fosse completamente independente.

Continue navegando