Buscar

trabalho sistemas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análise de Treliça 
Introdução 
A armação formada pelo cruzamento de barras. Quando possuem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser feita de madeira, metal ou alumínio. As treliças ou “sistemas triangulados” são estruturas formadas por elementos rígidos, aos quais se dá o nome de barras. Estes elementos encontram-se ligados entre si por articulações (mais conhecidos como nós), para facilitação dos cálculos estruturais considera-se que não possui qualquer consideração de atrito ou outras forças que impedem a livre rotação das barras em relação ao nó. Nas treliças as cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo qualquer transmissão de momento fletor entre os seus elementos, ficando assim as barras sujeitas apenas a esforços normais, axiais e uniaxias (alinhados segundo o eixo da barra) de tração ou compressão.
1.1 Treliça Plana 
Designa-se treliça plana quando todos os elementos da mesma são dispostos essencialmente num plano.
Fonte: Colégio de Arquitetos (Internet) 
1.2 Treliça Espacial 
É um sistema mecânico reticulado, composto por barras metálicas, dispostas em pelo menos três planos ortogonais, estruturalmente estáveis, e conectadas entre si nas suas extremidades, em um único ponto, são em geral concebidas como treliças espaciais.
Fonte: http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=656
Localização da Edificação 
Localização: Rodovia Raposo Tavares km 556, Distrito de Espigão.
2.1. Cortes do Projeto 
2.2. Dimensões da Treliça 
A treliça possui um formato de treliça Howe, com montantes com distâncias diferentes entre si. Possuindo uma distância total da treliça de 12 metros de comprimento e 1,20 metros de altura. Sua distância entre terças é de 1,37 metros. 
2.3. Distância Entre Tesouras 
A distância entre tesouras é de 5 metros. 
2.4. Características da Treliça 
A treliça Howe apresenta apoio no banzo inferior, as diagonais comprimidas e os montantes tracionados, possui nós rígidos com ligações soldadas, para facilitação de cálculo adotamos que os nós são rotulados. Este tipo de tesoura é o mais comum em vãos de até 18 metros devido a sua simplicidade e facilidade de execução. 
Análise da Treliça 
O maior esforço axial resultante das cargas pontuais nos nós foi de 35,1 kn, na treliça original. Com um comprimento total de barras de 57,56 metros. 
3.3. Melhores Solução
A melhor solução obtida foi na parte econômica do número de barras pois obtivemos um esforço axial de 35.3 kn e uma economia no número de barras, devido ao aumento na distância de montantes, obtendo um comprimento de 48,96 metros. 
Conclusão 
A treliça original se mostrou eficaz ao que se refere a esforços axiais de compressão apresentando um resultado de 35,1 kn e um comprimento total de barras de 57,56 metros. A solução apresentada obteve uma resistência a compressão de 35,3 kn e uma economia no número de barras, obtendo assim um comprimento total de 48,96 metros. Apesar de ser menos eficaz apresenta mínima alteração em sua resistência, além de se economiza em quantidade de pontos soldados e em comprimento de barras.
Referencias
http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-trelica/
http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=656
http://www.precisionoxicorte.com.br/livros/Site_dos_livros/public_html/SitVB/trelicas.htm
http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-tesoura-howe.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando