Buscar

Exercícios Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ergonomia
Alua 1
A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que: Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
A atividade prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Analise as proposições relativas às Normas Regulamentadoras ¿ NRs, e marque, a seguir, a opção CORRETA. As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho CLT.
Aula 2
O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como: ADC -Árvore de Causas.
Aula 3
Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem: Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e antihepatiteB.
Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico: Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
Aula 4
De acordo com a Norma Regulamentadora n°6 o Equipamento de Proteção Individual (EPI) é: todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos e ameaças iminentes.
Segundo a NR 6, são obrigações do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), exceto: Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI
Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira. A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
Aula 5
O trabalho noturno apresenta fatores que podem afetar a saúde do trabalhador. Para melhorar a vigília durante o trabalho noturno são recomendáveis certos procedimentos, tais como: I utilizar sinais visuais intensos no local de trabalho; II adotar iluminação de baixa intensidade no local de trabalho; III evitar o repouso no período diurno; IV apoiar o uso intensivo de substâncias estimulantes. Assinale: Apenas a afirmativa I está correta
	Um grupo de trabalhadores expõe-se diariamente a ruído, em sua jornada de trabalho. A tabela a seguir apresenta dados de sua exposição: 
	TWA dB(A)
	 Tempo Real de Exposição (h)
 
	Tempo máximo permissível por dia
	81
	       2.0 
	   0
	84
	       2.0
	   0
	88
	       2.5
	   5
	
	92
	       1.5
	   3
	
Em relação à segurança desses trabalhadores quanto à exposição ao ruído, é correto afirmar que: O limite de Tolerância não foi ultrapassado. 
Em nossa aula sobre PPRA? Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, este tipo de programa possui como objetivo principal: À preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
Defina Dias perdidos (Dp): São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho. Segundo a orientação médica.
O objetivo central do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é: Promover a preservação da saúde dos seus trabalhadores para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais.
O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos, exceto: De permanência de função.
O adicional de periculosidade se aplica para: Radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
São equipamentos de proteção individual, EXCETO: Manga de segurança para proteção do joelho e da perna contra choques elétricos.
De acordo com a nossa aula, doenças ocupacionais são: Todos os tipos de distúrbios que estão relacionados diretamente a atividade desempenhada pelo trabalhador.
	As questões relativas à ergonomia que visam estabelecer parâmetros que permitam adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, estão previstas na: NR-17
	De acordo com a nossa aula, podemos definir ergonomia como sendo: A ciência que procura alcançar o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
Identifique a atividade NÃO relacionada com a exposição à Sílica: Trabalho em caldeiras hospitalares
	
Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas: LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
	
O termo " ERGONOMIA" é derivado das palavras de origem grega: ERGON (Trabalho) e NOMOS (Regras)

Outros materiais