Buscar

Texto Just in time

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto: Just in Time.
o que é just in time? É a produção da quantidade certa, com qualidade de certa mo exato momento em que ela é exigida.
Como as exigências da FIAT impactavam na organização do trabalho dos operadores da fornecedora? Na reorganização da produção, intensificar o ritmo de produção, que é determinado pela rotação do tabelo e perda da autonomia, pois os trabalhadores faziam agora somente parte do chicote.
Quais são as razões levantadas pela autora como sendo as coisas do adoecimento? As razões levantadas pela autora é que as novas exigências da empresa-cliente sobre suas fornecedoras, determinado mudança nas formas de reorganização da produção e na gestão de sua mão de obra, tem apresentado impactos importantes na saúde dos trabalhadores das empresas-terceiras. Em geral a introdução do JIT causa a intensificação do trabalho, perda da autonomia e parcelamento do trabalho.
O que efetivamente causa LER? É a extrema intensificação do trabalho, a cobrança excessiva da produção e o autoritarismo da gerencia, ocorrendo também a substituição dos tabelos fixos para os tabelos móveis (carrossel), onde o ritmo de produção é determinado pelo tempo de rotação do tabelo. 
Quais seriam as soluções para a melhora da saúde dos trabalhadores? As soluções seriam, a reintegração da autonomia dos trabalhadores, ouvindo-os, o cancelamento do parcelamento do trabalho, a diminuição da intensificação do trabalho, respeitando sua forma de realização e execução do trabalho.
Qual é a base técnica da fornecedora? A manufatura, porque o trabalho é manual, passa pela mão do trabalhador. O Fordista, porque ela tem esteira.
Qual a relevância da opinião do médico da empresa? A relevância da opinião do médico se dá pela sua postura em se responsabilizar não só a empresa pelos os índices alarmantes de LER, mas associa tal responsabilidade também a montadora FIAT.

Outros materiais