Buscar

simulado 1 TOXICOLOGIA APLICADA A FARMÁCIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: SDE0902_SM_201512226131 V.1 
	Aluno(a): LUCIANO NICLEUSON NOGUEIRA SANTOS
	Matrícula: 201512226131
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	10/04/2018 22:23:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201513305695)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os fármacos psicoativos, principalmente os tranquilizantes e antidepressivos possuem alta participação entre os medicamentos utilizados nas tentativas de suicídio e corresponderam a 57,5% dos casos estudados. Entre os medicamentos de venda livre, destaca-se a dipirona como a substância mais frequente, diferindo de outros países, onde o paracetamol e os salicilatos ocupam os primeiros lugares, e em proporções similares aos antidepressivos e tranquilizantes. Em alguns casos de intoxicação é interessante remover o toxicante forçando a diurese. Em casos de intoxicação com salicilatos como a diurese deve ser conduzia?
		
	
	aumentando o pH sanguíneo.
	 
	Aumentando o pH urinário.
	
	reduzindo o pH urinário.
	
	neutralizando o pH urinário.
	
	reduzindo o pH sanguíneo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512395274)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Fatores relacionados com a substância química são importantes no que se refere à Toxicocinética. Marque a opção verdadeira.
		
	
	Os mecanismos utilizados pelos agentes tóxicos para passarem através das membranas, na maioria das vezes, é por Transporte ativo com gasto de energia.
	
	A maioria dos xenobióticos são ácidos fracos ou bases fracas. As membranas biológicas são permeáveis às formas ionizáveis da molécula do agente tóxico e relativamente impermeável às formas não-ionizáveis.
	 
	Quando às substâncias tóxicas contém elementos na sua molécula que possibilitem pontes de hidrogênio com a água, tem-se uma diminuição da sua liposolubilidade e aumento das propriedades polares.
	
	A maioria das substâncias tóxicas são lipofílicas, essa particularidade dificulta o seu transporte na corrente sanguínea por proteínas plasmáticas.
	
	Fatores endógenos como idade, estado nutricional e hormonal, não interferem nas atividades das enzimas envolvidas no metabolismo das substâncias tóxicas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513342551)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sabemos que a maior parte das substâncias tóxicas apresentam, em geral, algum potencial para causar algum tipo de dano a um sistema biológico, alterando a sua função ou levando-o à morte, sob certas condições de exposição. Entretanto, existem substâncias biologicamente ativas que podem apresentar nocivos em doses elevados, mas em doses mais baixos, ou usuais, apresentam efeitos terapêuticos ou benéficos. Isso acontece porque muitas substâncias químicas que servem como terapêuticos podem ser usadas de maneira imprópria e causar intoxicações. Sobre as propriedades das que possuem efeitos sobre os sistemas biológicos, assinale a alternativa incorreta:
 
		
	 
	Os agentes capazes de antagonizar os efeitos tóxicos de uma substância são conhecidos como antídotos.
	 
	As substâncias químicas com estrutura conhecida, e capazes de modificar o sistema fisiológico, apenas utilizados com intenção de benefício são denominadas fármacos.
	
	Drogas são substâncias capazes de modificar um sistema fisiológico, apenas usado com a intenção de benefício.
	 
	Uma substância toxicante é aquela capaz de causar um efeito considerado nocivo ao sistema biológico quando com ele interage.
	 
	Xenobiótico é qualquer substância química estranha ao organismo, seja qualitativamente ou quantitativamente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513305693)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após ter encontrado um frasco de Paracetamol vazio próximo a sua filha de 2 anos, uma senhora procurou o Pronto Socorro de sua cidade para atendimento da criança que havia ingerido aproximadamente 2.400 mg de Paracetamol há cerca de 2,5 horas. No exame físico a criança apresentava sonolência, abdômen flácido, leve dor à apalpação profunda e temperatura de 37 oC. Após a admissão, foi solicitada a avaliação das enzimas hepáticas, ALT (Alanina-amino-transferase) e AST (Aspartato- amino-transferase), ureia, creatinina e tempo de coagulação. De acordo com o exposto, avalie as alternativas seguintes:
		
	
	Nas etapas básicas de atendimento ao paciente intoxicado não é necessário avaliar se o paciente apresenta distúrbios que representem risco de morte iminente, pois a principal medida consiste em remover o toxicante.
	
	A medida adotada em pedir a avaliação das enzimas hepáticas ALT e AST são dispensáveis, outros exames como hemograma seriam mais interessantes para avaliar a situação da paciente
	 
	Em casos de intoxicação uma medida interessante para a remoção do toxicante consiste no uso de antídotos, entretanto, devem ser conhecidas e respeitadas as doses para um composto. No caso relatado a equipe de saúde poderia usar como antídoto N-acetilcisteína (NAC).
	
	Se no caso da paciente for empregado algum tipo de antídoto a manutenção dos sinais vitais não necessita de monitoramento.
	
	Após a admissão no Pronto Socorro poderia ter sido induzido o vômito da paciente com xarope de Ipeca ou detergente neutro na tentativa de remover o toxicante - Paracetamol.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512393142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a exposição a agentes tóxicos assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Na exposição aguda o indivíduo é exposto a uma dose baixa em um intervalo de 24 horas.
	
	A fase de exposição envolve todos os processos de absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e excreção das substâncias químicas.
	
	Na fase de toxicodinâmica considera-se, entre outros fatores, a via de introdução, freqüência e duração da exposição ao xenobiótico.
	
	Na fase clínica observa-se a interação entre as moléculas do toxicante e os sítios de ação, específicos ou não.
	 
	Dependendo das condições de exposição, qualquer substância pode agir como um toxicante, inclusive um medicamento.