Buscar

ATIVIDADE ABERTA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ABERTA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO
1-Explique os princípios da cooperação e da instrumentalidade das formas?
Instrumentalidade das formas; O processo é um instrumento que deve haver uma proporção entre fins e meios com um equilíbrio do binômio (custo beneficia).
 Assim e desejável o Maximo resultado na atuação do direito, com o máximo emprego possível de atividade processuais, sendo assim o principio de instrumentalidade das formas busca aproveitar o ato viciado, permitindo se a geração de seus efeitos, ainda que se reconheça a existência do desrespeito a forma legal. Segundo o artigo 283, parágrafo único.
Principio da cooperação; todos os sujeitos processuais (partes e juiz) devem agir de modo a alcançar uma solução tão justa é rápido quando possível. Segundo o art.6 todos os sujeitos do processo devem cooperar entre e para que se obtenha em tempo razoável a decisão de mérito justo e efetiva.
2-considerando a vigência do novo CPC, explique o que é legitimidade e interesse processual?
A ideia de interesse de agir e também chamado de interesse processual,esta internamente associado á utilidade da prestação jurisdicional que se pretende obter com o movimento da máquina jurisdicional cabe ao autor demonstrar que o provimento jurisdicional pretendido será capaz de lhe proporcionar uma ajuda melhor em sua situação fática o que será o suficiente para justificar o tempo a energia e o dinheiro que serão gastos.o interesse de agir deve ser analisando sob dois diferentes aspectos.A necessidade de obtenção d tutela jurisdicional reclamada á adequação entre o pedido e a proteção jurisdicional que se pretende obter,havendo lesão ou ameaça de lesa; o direito consubstanciado na lide terá interesse de agir por adequação,se entende que o pedido formulado pelo autor deve apto a resolver o conflito de interesse apresentado na petição inicial.A legitimidade e a pertinência subjetiva da demanda ou em outros palavras e a situação prevista em lei, que permite a um determinado sujeito propor a demanda judicial e a um determinado sujeito formar o polo passivo dessa demanda tradicionalmente se afirma que será legitimados ao processo os sujeitos descritos como titular da demanda na essa definição só tem serventia para a legitimação ordinária,sendo inadequada para a conceituação da legitimidade extraordinária.A legitimidade ao menos na tutela individual é consagrada no art.18 do novo CPC ao prever que somente o titular do direito pode pleitear em nome próprio a seu interesse consagrando a legitimação ordinária com a ressalva de que o dispositivo legal somente se refere á legitimação ativa,mas também aplicável para legitimação passiva. A regra do sistema processual no âmbito da tutela individual e a legitimidade ordinária, com sujeito em nome próprio defendendo interesse próprio.
3-Diferencie competência absoluta de relativa e explique o que é prorrogação de competência.
Competência relava e a competência que pode ser modificada pelo interesse das partes ou em decorrência do fenômeno processual prorrogação. Competência absoluta é a competência que não admite modificação, vez predomina o interesse público. Prorrogação e um fenômeno processual que ocorre quando um determinado órgão julgador se torna compete para julgar a causa de outro órgão julgador, que normalmente não seria de sua competência.
4-Diferencie capacidade processual de capacidades postulatória, relacionado o tema com a atuação do advogado.
Capacidade e um postulatório e um pressupostos processuais de constituição do processo, pois o autor ingressa em juízo por meio de pretensão deduzida em pretensão inicial e elaborada e assinada por um advogado.
Capacidade processual e a capacidade da pessoa ser parte (autor e réu) e estar em juízo, ou seja, esta em pleno gozo do exercício de seres próprios direitos na relação jurídica processo.
5- Diante do novo CPC, é possível dizer que ainda existe a necessidade de se observar condições da ação para postular em juízo? Apresente um entendimento atual de direito processual civil.
Prescreve que reconhece a ilegitimidade ou a falta de interesse,o órgão jurisdicional deve proferir decisão de inadmissibilidade como esta no art.458,inciso Vl.
 Neves,Daniel Amorim,manual de direito processual civil.Ed 8, 2016.
 E caderno.

Outros materiais