Buscar

Avaliação e Tratamento de Lesões Musculoesqueléticas

Prévia do material em texto

1.Como é chamado o teste que avalia o músculo supraespinhoso e que é realizado por meio da abdução de 90° do ombro, no plano da escápula, contra resistência do examinador, com o ombro em rotação interna e o polegar voltado para baixo?
Teste de Jobe
2 .Os efeitos mecânicos e químicos de uma fratura consistem de:
Todas as respostas acima estão corretas
3. Relacione os itens da coluna superior com a inferior:
b,c,d,a
4. A lesão nervosa é considerada uma das principais complicações de fraturas. É dividida em três tipos. Assinale o tipo descrito que está CORRETO:
A Neurotmese é uma secção total do nervo. Neste tipo de lesão, o procedimento de Neurorrafia é
indispensável. 
5 .sistema musculoesquelético inclui ossos, músculos e estruturas articulares. As lesões agudas ou condições crônicas, que perturbam a anatomia ou fisiologia dos tecidos musculoesqueléticos, podem afetar grandemente a função de um paciente. Sobre a avaliação musculoesquelética, assinale a alternativa INCORRETA:
O Teste Muscular Manual usa a gravidade, arco de movimento e velocidade do segmento corporal para testar e determinar os graus musculares.
1 . As síndromes compressivas de membros superiores geralmente acometem o plexo braquial, bem como os nervos mediano, ulnar e radial. Logo, torna-se necessário a inclusão no protocolo de reabilitação as técnicas de liberação e mobilização neural que devem respeitar o nível de tensão neural e subjetividade do paciente nas manobras tensionantes e oscilatórias. Sendo assim, de acordo com o posicionamento terapêutico de mobilização dos referidos nervos, marque a alternativa correta. I) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em abdução à 90º, rotação externa com extensão de cotovelo e punho. II) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em abdução acima de 90º, rotação externa com flexão de cotovelo e extensão de punho. III) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em posição neutra e discreta abdução, associada a rotação interna com extensão de cotovelo e punho fletido combinado a um desvio ulnar.
Descreve mediano, ulnar e radial, Carateriza-se por mediano, radial e ulnar
2. São inúmeros os pacientes que apresentam lesões nos membros superiores (MMSS). Para a elaboração de um tratamento correto é necessário que a avaliação física e os exames ortopédicos ofereçam informações precisas, e a interpretação dessas informações depende da habilidade manual e conhecimento científico do fisioterapeuta. Sendo assim, o teste de GERBER se propõe a avaliar:
Avalia a integridade do músculo subescapular
3. Em relação às afecções de cotovelo e punho, assinale a afirmativa CORRETA:
A epicondilite lateral acomete os tendões dos músculos extensores do punho, ao nível do cotovelo.
4. A alteração morfológica do acrômio pode ser uma das causas da síndrome do impacto no ombro.
Marque a opçãocorreta.
o acrômio tipo II é levemente convexo.
5.Paciente de 46 anos, sexo feminino, procura o setor de fisioterapia com queixa de dor na mão direta; parestesia e hipoestesia no I, II, III e metade lateral do IVdedo;diminuição da força de oponência do polegar e hipotrofia dos músculos tenares. É relatado ainda que os sintomas já duram 8 meses e se exacerbam durante a noite. Além disso,eventualmente, apresenta uma sensação de choque ao movimentar da mão. Após uma avaliação detalhada você passa a suspeitar de uma possível Síndrome do Túnel do Carpo.No caso descrito acima a estrutura comprometida e o tipo de comprometimento são respectivamente:
Nervo mediano; neuropraxia.
0,1
1.A síndrome do impacto é uma condição clínica caracterizada por impactação de estruturas passivas e ativas no ombro. Entre os fatores causais pode ser encontrada a redução do espaço subacromial. Qual músculo tem a capacidade de superiorizar a cabeça do úmero, e assim favorecer essa síndrome? E qual músculo tem a capacidade de deprimir, a mesma, e assim minimizar os riscos de impactação, respectivamente?
Deltóide e subescapular 
2. Sobre a capsulite adesiva do ombro, podemos afirmar:
É possível encontrar na cápsula uma reação inflamatória com infiltrado perivascular, aderências na prega axilar e fibrose.
 
3.A respeito da Síndrome da dor fêmoro-patelar (SDFP) e implicações para a fisioterapia, julgue os itens
subsequentes. I - Todas as afecções que levam à SDFP provocam um conjunto de sinais e sintomas semelhantes,como dor anterior no joelho, eventual derrame articular, crepitação e falseio durante o movimento. II – Dificuldade nos movimentos de flexão e extensão do joelho, de subir e descer escadas, de fazer agachamentos, e desconforto ou dor após repouso prolongado do membro são comuns. III - Os exercícios de cadeia cinética fechada são preferencialmente prescritos em relação ao uso de exercícios de cadeia cinética aberta. IV - Do ponto de vista de compressão patelar, durante os exercícios, a amplitude de 0º até 50º de flexão do joelho parece ser a mais adequada para manter o baixo nível de estresse fêmoro-patelar. V-O tratamento fisioterapêutico na SDFP voltado à reeducação postural não é
fundamental, visto que os músculos que contribuem para o alinhamento do membro inferior não possuem ação direta no padrão postural do indivíduo. Assinale a alternativa que indica o correto julgamento dos itens.
Apenas II, III e IV são corretas
 
4. De acordo com as características clínica de lesões no joelho responda verdeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta: ( ) A síndrome anserina carateriza-se por Inflamação dos tendões ou bursas na inserção combinada dos tendões dos músculos sartório, grácil e semimenbranáceo. ( ) Alterações do ângulo Q favorecem a um desvio lateral ou medial patela, levando a um compressão ou cisalhamento patelofemoral, sendo predisponente à condromalacia patelar. ( ) O cisto de Backer apresenta-se como um aumento de volume na região posterior do joelho, caracterizado por uma hipertrofia da bolsa sinovial que separa o tendão da porção medial dos gastrocnêmios do tendão do semimembranoso. ( ) Durante a realização do teste de Lachman o paciente em posição supina com joelho estendido, o terapeuta realiza a rotação interna da tíbia associada ao stress em valgo durante uma flexão rápida do joelho. Se ocorre um ¿ click¿ durante o movimento de retorno (flexão para extensão). ( ) No teste de Apley o paciente em prono com joelho fletido a 90º, terapeuta apoia uma das mãos sobre o calcâneo e uma de suas pernas (com o joelho fletido) na coxa do paciente, exercer uma força de compressão associada ao movimento de rotação interna e externa. No lado do compartimento que o paciente relatar dor é sugestivo de lesão meniscal.
 
F, V, V, F, V
5. Os pacientes que se submetem a atroplastia total do quadril, geralmente apresentam fraqueza após a cirurgia, e isso pode resultar na redução da proteção das superfícies de fixação de implantes durantes as atividades. Dentrodos grupos musculares que são afetados pela cirurgia e que devem ser trabalhado pelo fisioterapeuta estão: I) Iliopsoas, II) Quadríceps, III )Gastrognêmios, IV) Isquitibiais V) Adutor Magno Estão corretas: 
I,II,III e IV
1.Sobre a Osteoartrose, é correto afirmar:
No processo de osteoartrose pode ocorrer evolutivamente e sequencialmente: diminuição da interlinha articular, osteoesclerose subcondral, osteofitose marginal, deformidade articular e anquilose óssea.
2.Na recuperação do ritmo lombo-pélvico, é importante que os principais músculos ESTABILIZADORES LOCAIS sejam estimulados para boa estabilização lombo-pélvica. Assinale a alternativa que identifique estes músculos:
músculos do assoalho pélvico, diafragma, transverso do abdome e multífidos profundos
3.Paciente apresentando dor no ombro há 4 meses, que se exacerba durante a abdução e flexão do ombro e quando tenta escovar os cabelos. Ao ser examinado pelo Fisioterapeuta foi observado: hipotrofia de bíceps e dos rotadores externos do ombro e presença de elevação da escápula. Analise as alternativas abaixoe assinale a alternativa correta quanto a terapêutica adotada para este caso.
Segundo Rockwood a eleição da faixa elástica deve seguir uma progressão gradual de resistência,
iniciando-se com a menor resistência (amarela clara/vermelha).
4.Ao exame físico do paciente detectou-se sinal de Homan positivo e dor a palpação de panturrilhas.Neste caso evidencia-se a presença de:
Trombose venosa profunda
5.Tradicionalmente, durante 4 a 6 semanas de pós-operatório de artroplastia do quadril,o paciente deverá manter algumas precauções (não realizar movimentos de adução do quadril além da linha mediana e flexão do quadril acima de 90 graus) , que normalmente possuem o objetivo de:
Evitar luxações do quadril
1.Cotovelo de golfista e cotovelo de tenista é a nomenclatura utilizada para descrever respectivamente: 
epicondilite medial e lateral; 
2.A Osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea. Ela é responsável por milhões de fraturas 
anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho. Sobre esta doença, assinale a 
alternativa INCORRETA: 
 
Os Exercícios Resistidos são contra-indicados na Osteoporose. 
 
3.A síndrome do túnel do carpo é a síndrome compressiva mais comum no corpo humano, e seu diagnóstico e feito com: 
 
 Teste de Phalen 
 
4.A necrose avascular, também conhecida como osteonecrose, é a morte óssea causada por insulto vascular. Os vasos podem ser lesados diretamente por trauma ou ocluído por êmbolos ou pressão medular elevada. Dentro desse relato marque a alternativa que indica o local onde não ocorre freqüentemente a necrose avascular. 
 
punho, após artrite piogênica, 
 
5.As lesões ligamentares, diferentemente das lesões tendíneas, são caracterizadas por trauma em um 
determinado momento e não por microlesões repetitivas. Para cada ligamento, existe um ou mais mecanismo de lesão. Baseado nisso, marque a alternativa incorreta. 
 
para lesionar o ligamento cruzado anterior, é necessário, por exemplo, um trauma direto na região anterior e proximal da tíbia 
1.Hiperestesia e edema persistente em extremidade, após vários meses de uma fratura distal do rádio associado a um paciente com história de desequilíbrio emocional (paciente hiper queixoso) é um quadro sugestivo de qual complicação? 
 
Distrofia simpática reflexa. 
 
2 .Em idosos, a fratura de membro superior mais incidente é a de Colles, que deixa o paciente imobilizado em aparelho gessado axilopalmar de duas a três semanas, sendo trocado depois por uma luva gessada. O objetivo do tratamento fisioterápico é: 1. Manter o aspecto típico da mão em dorso de garfo; 2. Favorecer o desvio radial da mão; 3. Reduzir a dor e o edema instalado, permitindo a mobilidade do punho e dos dedos; 4. Recuperar os movimentos finos da mão. Estão corretas: 
 
3 e 4 apenas 
 
3 .A luxação recorrente da cabeça umeral é causada pelo impacto da cabeça umeral sobre a borda da glenóide, se caracterizando pela depressão osteocondral posterior da cabeça umeral. Este tipo de lesão é mais conhecido como: 
 
Lesão de Hill Sachs
4 .No caso de fraturas do antebraço associada à luxações, temos a Fratura de Galleazi, que consiste em uma fratura do(a) ___________________associada à luxação do__________________. 
 
 Rádio / rádio-ulnar distal. 
 
5 . Nos pacientes com fraturas do úmero distal seja ela intra articular ou extra articular, o fisioterapeuta tem um papel importante no processo de reabilitação. Em caso de tratamento conservador ou cirúrgico, o fisioterapeuta deve proceder dos exercícios mais simples para os mais complexos conforme a evolução do paciente. Com base no enunciado, responda: Um paciente encaminhado ao serviço de fisioterapia para recuperar-se de uma fratura condilar lateral distal do úmero intra- articular com procedimento cirúrgico aberto com fixação interna utilizando parafusos de compressão é contra indicado nas oitos primeiras semanas: 
exercícios para amplitude de movimento passivo 
 
1 .No inicio da primeira década de 1900, dois cirurgiões começaram a realizar fusões lombares. Nas décadas subseqüentes, vários cirurgiões melhoraram as técnicas da fusão. Na população do paciente eletivo, a maioria das indicações para artrodese lombar baseia-se na presença de dor na perna ou incapacidade severa do dorso. Casos pós-traumáticos de instabilidade segmentar ou lesão neurológica potencial também requerem fusões. Existem vários tipos de técnica de fusões e seu principal objetivo é uma boa união de duas ou mais vértebras. Existem as técnicas com instrumentação e sem instrumentação. Neste caso, porque o fisioterapeuta deve ter conhecimento se o paciente foi operado utilizando fusão instrumental ou não? I- Com instrumentação o paciente é encaminhado mais rápido a fisioterapia, II- Sem instrumentação o paciente é encaminhado mais rápido a fisioterapia, III- Com instrumentação, o fisioterapeuta pode ser mais agressivo na fase inicial da reabilitação, IV- Sem instrumentação o tempo de fusão óssea é mais lento. V- Com instrumentação, o fisioterapeuta não deve ser agressivo na fase incial da
reabilitação .Estão corretas.
I,III 
4 . Sobre o texto abaixo marque a alternativa correta. Lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocação das superfícies articulares e que a gravidade da lesão ligamentar é classificada de diversas maneiras;contudo o sistema mais usado são em 3 graus. Estamos definindo: 
 
entorse.
5.Sobre as lesões primárias e secundárias, marque a alternativa correta. 
 
as lesões secundárias são a resposta inflamatória que ocorre com a da lesão 
primaria. 
1.O teste de Allen se propõe a verificar: 
 
o suprimento sanguíneo ulnar e radial; 
 
2.As complicações das fraturas são alterações ocorridas em lesões traumáticas do complexo fraturário que retardam ou interrompem a evolução natural de cicatrização dos tecidos lesados causando assim complicações de um traumatismo músculo-esquelético podendo pôr em risco a vida ou o membro, dependendo da gravidade da lesão local e da natureza da resposta sistêmica resultante. Até mesmo uma fratura simples da diáfise femoral pode desencadear uma cascata de eventos ameaçadores à vida que culminam em insuficiência multissistêmica, mostrando que raramente ocorre uma fratura verdadeiramente isolada em um osso longo de extremidade. Dentro desse quadro existem as complicações imediatas e as complicações tardias que podem expor um paciente a seqüelas podendo chegar até a morte. Dentro desse quadro responda, assinale abaixo um tipo de complicação imediata: 
 
 Lesões arteriais 
 
5 . Uma fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. Suas queixas habituais são dores, incapacidade de mexer o membro e deformidade, embora possa variar consoante o tipo e localização da fratura. Sobre o conceito e classificação das fratura marque a alternativa correta. 
 
as fraturas por stress são devidas à aplicação repetida e frequente de pequenas forças sobre um osso, que leva a uma fadiga que condiciona a fratura. 
 
1 .Como tratamento fisioterapêutico na fase inicial de pacientes com fratura de Colles, é indicado:
 
exercícios de flexão e extensão para o cotovelo 
2 . O objetivo do tratamento de uma fratura é a consolidação, de modo que seja restaurada a função mecânica do osso, sua capacidade de suportar o peso e proporcionar movimento à articulação. Com base neste conceito, responda a afirmativa correta 
 
 O julgamento clínico e cinético funcional baseia-se na combinação dos sinais e sintomas do paciente e nos achados físicos ao longo do tempo 
 
3 . Sobre a ossificação heterotópica é correto afirmar: 
 
Pode ocorrer como um fenômeno biológico, que pode surgir após trauma causado por acidente. 
 
4 . Sobre a Osteomielite é correto afirmar: 
 
O abscesso de Brodie é freqüentemente assintomático. 
 
5 . A biomecânica de fixação e consolidaçãode uma fratura é baseada em dois dispositivos; o de compartilhamento de estresse e o de proteção contra estresse. Com base nesse conhecimento responda: um dispositivo de compartilhamento de estresse seria: I) Placa de compressão, II) Parafusos, III) Haste intramedular IV) Gesso, V) Pinos Estão certas: 
 
III, IV e V 
 
 Questão (Ref. : 20130132579 0) 
1.O Processo de Consolidação das Fraturas pode ser dividido em três fases: Fase Hemorrágica; Fase Inflamatóri a e Fase de Remodelagem. Sobre estas fases, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
Na Fase Hemorrágica ocorre a infiltração de leucócitos, monócitos, macrófagos e mastócitos, com o objetivo de remoção de coágulo. 
 
2.Uma das fraturas do úmero mais comuns e mais importantes na infância, que pode causar lesão da artéria braquial, é a fratura: 
supracondileana
3.As fraturas supracondilianas do úmero são fraturas típicas da idade escolar. Segundo Blount elas são de 60% das fraturas da região do cotovelo na criança. As fraturas supracondilianas são potencialmente graves e com freqüências apresentam lesões associadas que dificultam o tratamento e modificam o prognostico. O fisioterapeuta por sua vez deve ter conhecimento das complicações que podem surgir na hora da recuperação pós cirurgia dessas patologias. Dentre as complicações que podem surgir com a intervenção da fisioterapia manipulativa passiva para ganho de arco de flexão/extensão temos: 
 
 Miosite ossificante e artrofibrose, 
 Questão (Ref. : 20130181491 5) 
5.O processo de cicatrização é um fenômeno que ocorre após uma lesão ou doença. As lesões no sistema musculoesquelético resultam de uma grande variedade de causas. Sobre os principais estágios da cicatrização de lesões marque a alternativa correta. 
 
o estágio de inflamação participa do processo de cicatrização de lesões. 
4. A prevenção das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Dores Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho) como objeto da ação fisioterapêutica é mais eficiente quando se reduz os(as): 
 
Sobrecargas e as fadigas musculares 
 
5. Uma fratura é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. A sua gravidade pode variar bastante. Algumas fraturas resolvem-se espontaneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras acarretam risco de morte e são emergências clinicas.. A partir dessas informações, correlacione o tipo de fratura com sua respectiva característica: 1. Cominutiva( 3 ) Impactação da superfície de dois ossos 2. Em galho verde ( 2 ) Um lado do osso quebra e o outro se encurva 3. Por compressã ( 4 ) Resultado da repetição de impacto sobre o osso 4. Por estress ( 1 ) Apresenta múltiplos fragmentos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta: 
 
3 - 2 - 4 – 1
Questão (Ref. : 20130132576 6) 
1.Sobre o pós-operatório imediato da artroplastia do quadril é correto afirmar: 
Deve-se utilizar um travesseiro entre as coxas. 
 
3. Analisando-se a biomecânica do tronco em movimentação ativa livre e a sobrecarga que esses movimentos exercem no disco intervertebral e em seus componentes, podemos afirmar que: 
 
Ao realizarmos a rotação lateral do tronco, durante o movimento, exercemos uma força de compressão direta no disco intervertebral.
4. As fraturas por estresse são fraturas parciais ou completas. Essas resultam de ciclos repetidos de carga, com forças menores que aquelas aplicadas a um osso em uma única situação aguda de carga suficiente para fraturá-lo. Um exemplo recente desse tipo de lesão é do atacante Giba que está em plena recuperação da cirurgia em que teve implantada uma haste de titânio por dentro de sua tíbia esquerda. Sobre o processo de cicatrização marque a alternativa correta. 
a fase de remodelamento substitui a cartilagem por osso e converte o osso esponjoso e compacto. 
 
2 . O sistema musculoesquelético inclui ossos, músculos e estruturas articulares. As lesões agudas ou condições crônicas, que perturbam a anatomia ou fisiologia dos tecidos musculoesqueléticos, podem afetar grandemente a função de um paciente. Sobre a avaliação musculoesquelética, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
O Teste Muscular Manual usa a gravidade, arco de movimento e velocidade do segmento corporal para testar e determinar os graus musculares. 
3.Diante de um atendimento fisioterapêutico, você observa que o paciente apresenta uma contratura do punho e dedos em flexão e mão em garra após uma lesão da artéria braquial decorrente de uma fratura supracondilar do úmero. Que tipo de complicação o caso acima sugere? 
Isquemia de Volkmann. 
 
3.Assinale a opção que apresenta um conceito correto para uma modalidade de contração muscular: 
CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA: quando a resistência for maior do que a força, ocorrerá alongamento de suas fibras. 
 
4.As fraturas distais do rádio estão entre as fraturas mais frequentes do corpo, são mais comuns em mulheres e normalmente decorrem de traumas de baixa energia. Sobre estes tipos de fraturas, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
A fratura distal do rádio com desvio dorsal é chamada de Fratura de Chofer. 
 
5.Sobre as diferenças entre microtrauma e macrotrauma. Marque a alternativa correta. 
 
as lesões microtraumáticas surgem como resultado de uma sobrecarga repetitiva, mecânica incorreta e/ou resistência friccional. 
 
8. Qual é a lesão mais comum que acomete os pacientes com história de luxações traumáticas anterior do ombro? 
lesão de Bankart
9.Nas luxações recidivantes gleno-umerais, as lesões de tecidos moles e estruturas subjacentes são muito comuns. Sendo assim, lesão de Hill-Sachs é: 
uma fratura por compressão da superfície articular posterolateral da cabeça umeral ;
11. O paciente é encaminhado para o setor de fisioterapia para tratamento de tendinite do tríceps braquial. Onde pode ser palpado o tendão do músculo em questão? 
Na fossa do olécrano 
 
12. Tradicionalmente, durante 4 a 6 semanas de pós-operatório de artroplastia do quadril, o paciente deverá manter algumas precauções (não realizar movimentos de adução do quadril além da linha mediana e flexão do quadril acima de 90 graus) , que normalmente possue m o objetivo de: 
Evitar luxações do quadril. 
 
14. A Artroplastia Total do Quadril é recomendada para pacientes que apresentam articulação artrítica dolorosa e incapacitante, refratária ao tratamento conservador. Durante o pós-operatório algumas recomendações devem ser seguidas. Sobre elas, assinale a alternativa INCORRETA: 
É recomendado o uso de calor profundo sobre o quadril operado. 
15.O teste de Finkelstein é projetado para aliviar o envolvimento de qual das seguites estruturas contráteis? 
músculos extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar. 
16.A Osteoporose é uma doença sistêmica que resulta em reduzida massa óssea e deteriorização da micro - arquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e conseqüente predisposição a fraturas com trauma mínimo , atingindo a todos , em especial a mulheres após a menopausa. É considerada uma questão de saúde publica mundial devido a sua alta prevalência, em função dos seus efeitos devastadores na saúde física e psicossocial, com grandes prejuízos financeiros. Este quadro é decorrente fatores
desconhecimento da população, políticas publicas de saúde ineficaz e dificuldade na prática médica de se estabelecer uma melhor forma controle e tratamento. 
19. A síndrome do impacto no ombro é uma patologia inflamatória e degenerativa que se caracteriza por impactação mecânica de determinadas estruturas que se localizam no espaço umerocoracoacromial da articulação. É a afecção mais comum da cintura escapular com prevalência superior em indivíduos com idade entre 40 e 50 anos, entretanto, por estar intimamente relacionada a algumas atividades laborais e esportivas, se torna cada vez mais frequente em adultos jovens. Marque a alternativa correta. 
há uma alteração no rítmoescapuloumeral nesta síndrome.
20.Paciente MSP, 65 anos, sexo feminino, possui sinais radiológicos de osteoporose na coluna e joelhos acompanhada de sintomatologia dolorosa, déficit de força muscular e desequilíbrio corporal. Considerando a fisiopatologia da osteoporose, indique o item incorreto no tratamento fisioterápico.
 
O trabalho proprioceptivo da musculatura envolvida não se mostra eficaz neste quadro patológico.
3.Quando um paciente não é capaz de ficar em pé sobre um só membro inferior, sem a queda da pelve oposta,considera-se positivo o teste de:
Trendelenburg
4.Sobre as fases de consolidação das fraturas, marque a opção correta:
Na proliferação celular endosteal e periosteal, o hematoma começa a ser absorvido e aparecem as células

Continue navegando