Buscar

PROJETO JORNAL ESCOLAR

Prévia do material em texto

PROJETO JORNAL ESCOLAR “Jornal Cambarai”
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
Alunos do 3 ano 
Coordenadora: Paula
 Professora Joneci Rodrigues Alvares Zini 
 Professora Viviane.
JUSTIFICATIVA
Após a avaliação diagnóstica, aplicada no início de do ano constatou-se que os alunos tinham dificuldades de leitura e compreensão de textos. Diante desse quadro elaboramos o projeto jornal escolar, buscando fomentar o gosto pela leitura e a sua utilização para: aprender, compreender, conhecer, se posicionar e se distrair. Segundo Ziberman & Silva (2005, p.14)1“é importante aprender a ler, porque condição de leitor é requisito indispensável à ascensão a novos graus de ensino e da sociedade”. Junto a isso observamos que os jovens de modo geral têm grande necessidade de serem reconhecidas e valorizadas, então através do meio de comunicação jornal escolar as atividades que os alunos desenvolvem são publicadas, vinculando, sobretudo, valores sociais, de autoestima, estimulando o protagonismo juvenil e o projeto de vida. Sabe-se que o jornal é um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e escrita e que o mesmo possibilita o exercício do poder de argumentação, persuasão e criatividade, formando leitores conscientes ao transformar a realidade em que está inserido. “O leitor enxerga melhor as fronteiras da sua comunidade escolar, compreende melhor os limites das suas participações e intervenções sociais.” (SILVA, 2007, p.71)2.
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela leitura por meio das atividades desenvolvidas pelos alunos, valorizando o trabalho deles e dos professores. Além disso, o leitor e o escritor ampliam o seu vocabulário, desenvolvem a interpretação de textos além de proporcionarem a capacidade de pensamento crítico e consciente. Sabendo que o jornal é uma ferramenta indispensável para a promoção do trabalho, da imagem do aluno e da escola. O projeto objetiva também auxiliar grandemente no desenvolvimento da autoestima dos alunos, já que na faixa etária de alunos dessa unidade de (10 a 16 anos e os alunos do noturno que são de maior idade) a projeção da sua imagem e de seus pensamentos de forma adequada é fundamental para o seu desenvolvimento emocional e intelectual. 1 ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro .
METODOLOGIA
 Para a publicação no Jornal “Jornal Cambarai” é necessário uma ampla organização dos alunos responsável para divulgação das primeiras noticias a serem publicados no Jornal, a divulgação é feita através de cartazes o a fixados na escola e também divulgados nas mídias sociais (facebook) abrindo possibilidade da comunidade externa também participar colaborando com algum tipo de material. Além dos cartazes, também é realizada conversa individual com os professores e alunos.
 A participação ocorre de diversas formas, sendo o professor o nosso maior colaborador, pois, é através dele que os trabalhos de muitos alunos aparecem e ganham destaques no jornal, ou seja, as produções dos alunos do ensino médio, público deste projeto, ganham ênfase fora da sala de aula. O professor também participa mandando diversos tipos de atividades como: frases, textos enigmas etc. A equipe do jornal também contribui com notícias e eventos que acontecera na escola e cidade: entrevistas, o jornal é publicado quinzenal.
 O jornal é impresso na escola e também é disponibilizado no facebook da escola. À equipe do jornal a principio era formado apenas pelos alunos Professora da sala do 3* ano matutino, mas em discussão acharam melhor a participação de todos os alunos e Professores Mediadores, hoje a equipe conta com a colaboração de alunos e professores que cada dia busca melhoria.
AVALIAÇÃO
 Sabendo que o objetivo central do projeto é estimular a leitura e a participação dos alunos e professores no processo construtivo do jornal, o retorno tem se mostrado positivo já que as solicitações de participações têm crescido a cada edição. A participação geralmente é formada por professores, alunos e em algumas edições com a contribuição de membros da comunidade externa da escola. Nas cinco edições finalizadas pudemos contar com as seguintes contribuições: Para avaliar a aceitação do jornal dentro da comunidade escolar e da comunidade externa utilizamos para o jornal impresso o número de solicitações de cada edição e para a publicação online no facebook da escola o número de curtidas e comentários que as pessoas postam no facebook. O jornal escolar está crescendo em cada edição e com ele a melhora na escrita e organização dos alunos.

Continue navegando