Buscar

ALAVANCAGEM TOTAL revisada

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: AFO I
PROF. EKLÉSIO PEIXOTO
ALAVANCAGEM TOTAL
 A alavancagem total resulta do efeito combinado de uso de custos fixos, tanto operacionais quanto financeiros, para ampliar os efeitos de variações nas vendas sobre o lucro por ação da empresa. 
 A alavancagem total pode, portanto, ser vista como o impacto total dos custos fixos presentes na estrutura operacional e financeira da empresa.
 Exemplo: A Cables Inc., uma fabricante de cabos para computadores, espera vender 20.000 unidades a $ 5 cada no próximo ano e precisa cobrir as seguintes obrigações: custos operacionais variáveis de $ 2 por unidade, custos operacionais fixos de $ 10.000, despesa financeira de $ 20.000 e dividendos preferenciais de $ 12.000. A empresa está na faixa de 40% da alíquota do imposto de renda e tem 5.000 ações ordinárias em circulação. A Tabela 12.7 mostra que, em consequência de um aumento de 50% das vendas (de 20 mil para 30 mil unid), a empresa teria um aumento de 300% do lucro por ação (de $ 1,20 para $ 4,80). Embora não seja apresentada na tabela, uma redução de 50% das vendas, ao contrário, resultaria em uma queda de 300% do lucro por ação. 
Tabela 12.7 Efeito da alavancagem total
MENSURAÇÃO DO GRAU DE ALAVANCAGEM TOTAL
O grau de alavancagem total (GAT) é o valor numérico da alavancagem total de uma empresa.
Sempre que a variação percentual do LPA resultante de uma variação percentual das vendas é maior que essa variação, há alavancagem total.
Aplicando essa equação aos dados da Tabela 12.7, temos:
Uma fórmula mais direta para calcular o GAT no nível de referência de vendas, Q, é demonstrada a seguir.
Substituindo Q = 20.000, P = $ 5, CV = $ 2, CF = $ 10.000, J = $ 20.000, DP = $ 12.000 e a alíquota do imposto de renda (T = 0,40), temos o seguinte resultado:
RELAÇÃO ENTRE ALAVANCAGEM OPERACIONAL, FINANCEIRA E TOTAL
 A alavancagem total reflete o impacto combinado das alavancagens operacional e financeira na empresa. Graus elevados de alavancagem operacional e financeira fazem com que alavancagem total seja alta. O contrário também é verdade. A relação entre alavancagem operacional e financeira é multiplicativa, e não aditiva.
 O GAT reflete o impacto conjunto das alavancagens operacional e financeira da empresa ao medir o efeito dos custos e despesas fixos e das despesas financeiras (juros) sobre o lucro líquido: 
 A relação entre o grau de alavancagem total (GAT) e os graus de alavancagem operacional (GAO) e financeira (GAF) é dada pela equação a seguir:
 GAT = GAO GAF
Aplicando isso a nosso exemplo anterior, temos:
 GAT = 1,2 5,0 = 6,0

Continue navegando