Buscar

os objetivos do trabalho do assistente social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
 
 O assistente social através do conhecimento adquirido pela sua formação acadêmica tem como objetivo atuar nas questões sociais. O processo de trabalho de serviço social é constituído pela articulação do objeto, meios de trabalho, atividades, finalidades, defender, ampliar, garantir os direitos e a assistência dos desamparados socialmente, diminuir as diferenças sociais e econômicas, trabalhar com pessoas na formulação, e defesa de politicas coerentes com os princípios éticos da profissão. o assistente social é um profissional qualificado que privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e analise, da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programa e politicas sociais que visam a preservação e defesa e a ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
 O profissional age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais e não governamentais em áreas como;
Educação;
Saúde;
Gênero;
Família;
Trabalho;
Habitação;
Assistência:
 Lazer:
Reabilitação;
Sistema penitenciário e
Previdência social.
 Dentre os diversos campos de atuação do profissional sua maior ocupação é com crianças em situação de risco social, está baseado em moradores de rua, trabalho precoce, com dificuldades escolares, dificuldades familiar, doentes ou aliciadas. Trabalho com adultos, em situação de desemprego, com conflitos familiares, idosos, aprisionados, hospitalizados, com doenças mentais; asilados ou em condição de abandono sem seguridade social, capitação e distribuição de recursos (aposentadoria).
 A conquista da vitória pelo direito e pelo mérito é algo que deixa o assistente social satisfeito pelo seu dever cumprido, desde os primordiais aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, e a cada dia o assistente social vem aumentando seu espaço sócio ocupacional.
 
Referência bibliográfica;
site.cress-se.org.br/?paged=139
 
 JOANA DARC DANTAS – RA: 1527910

Outros materiais